em

Dia do cliente: 12 sugestões de mensagens de cobrança

Confira dicas para se comunicar por texto com clientes que têm contas a pagar, já vencidas ou não

(Imagem ilustrativa/Pixabay)
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Quem tem pagamentos a receber vive na constante expectativa de que eles sejam feitos em dia, antes que se tornem dívida e inadimplência – ainda mais porque o número de inadimplentes nunca foi tão alto no Brasil, conforme apontam recentes pesquisas.

Assim, é cada vez mais importante dominar o relacionamento com clientes de forma a evitar grandes problemas com cobrança de dívidas. E vale aproveitar os benefícios da tecnologia para facilitar esse processo. “Antes de mover maiores recursos, as empresas podem recorrer à comunicação por mensagens escritas, que costumam gerar custos menores, ser menos invasivas e podem levar a soluções imediatas. Às vezes, tudo o que o cliente precisa é um lembrete gentil”, afirma Hederson Albertini, CEO do birô de crédito Assertiva Soluções.

Isso é, investir no uso de ferramentas como SMS, WhatsApp e e-mail pode ser um caminho tranquilo e eficiente para garantir o recebimento dos valores devidos. Além de aviso de data de vencimento se aproximando (cobrança preventiva), também podem ser enviadas propostas de negociação e códigos de pagamento atualizados, por exemplo. 

Porém, é preciso estar muito atento: o Código de Defesa do Consumir, em seu artigo 71, define como crime mensagens de ameaça, coação ou com informações falsas a fim de intimidar o cliente. Por isso, a regra de ouro é buscar ser sempre bem-educado, simpático e, de preferência, solícito na comunicação. Para ajudar, a Assertiva elaborou alguns modelos de mensagem alinhadas ao objetivo de cobrança, mas que também colaboram com o bom relacionamento entre empresas e clientes. Confira:

SMS: vale lembrar que a ferramenta limita as mensagens a 160 caracteres e que restringe o uso de acentuação.

Olá, _______! Não esqueça que sua fatura vence dia 15/10. Ela está disponível em nosso sistema ou pode ser paga pelo aplicativo do seu banco, o código é: ______________ 

Olá, _______! Sua dívida pode ser renegociada. O telefone para contato é: ______________. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo! 

Oi, _______. Tudo bem? Tenho uma ótima notícia: oferta exclusiva para renegociar suas dívidas em atraso. Vamos conversar? Entre em contato: ______________

Esqueceu de pagar sua fatura? Não tem problema, _______! Responda com a palavra FATURA e um novo boleto com vencimento para o próximo dia útil chegará pra você! 

WHATSAPP: é preciso ter autorização prévia para usar essa ferramenta como canal de comunicação

Olá! Seu cartão de crédito vence em 3 dias. Não deixe para a última hora. Clique aqui e resolve isso agora mesmo: (link para boleto)

Olá, _____! Tudo bem? Notamos que a parcela do mês _____ está em aberto. Imprevistos acontecem, não é mesmo? E para sua comodidade estamos disponíveis aqui no WhatsApp e com condições especiais de pagamento. Nos dê um oi e vamos conversar! 

Tem boa notícia chegando no seu WhatsApp, _____! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar! 

Oi, ______! Tudo bem? Estou com um problema e gostaria de verificar se pode me ajudar. Em nosso sistema consta uma pendência de R$______, referente ao produto _______, que você adquiriu em ___/___/___. Seria possível quitar esse valor até amanhã? Se não for bom pra você, quando seria uma boa data? Converse com a gente! Vamos resolver juntos!  

EMAIL: aqui existe a oportunidade para mensagens mais longas e detalhadas

“Olá, ________! 

Sou o(a) ________, da empresa ___________. Estou entrando em contato para lembrar você que nos próximos dias acontece o vencimento da sua parcela do mês de _______, referente a aquisição do produto/serviço ________, no valor de _________. 

Para facilitar, estamos enviando seu código da fatura: ______________________. 

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber sobre seus próximos vencimentos, é só entrar em contato! Responda este e-mail ou nos ligue no número ______________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.

Conte sempre conosco! 

Nome do responsável

Departamento de Cobrança – Nome da empresa”

“Olá, ________! 

Sou o(a) ________, da empresa ___________. A gente sabe que imprevistos acontecem, assim como o esquecimento de algumas tarefas, não é mesmo? É por isso que estou entrando em contato hoje. Para lembrar que sua fatura venceu há ____ dias, no valor de _________. 

Para evitar que você pague multas e juros, estamos enviando o código da fatura, assim você poderá utilizar o internet banking e resolver a questão com mais facilidade. 

Caso você necessite de um novo prazo para pagamento, por gentileza, entre em contato.

Vamos conversar! Nosso telefone é: __________________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.

Conte sempre conosco! 

Nome do responsável

Departamento de Cobrança – Nome da empresa”

“Oi, ________! Tudo bem com você?

Meu nome é ________ e sou da empresa __________. Estou entrando em contato para algo muito importante: notei que seu boleto com vencimento em __/__/__, no valor de _______, está pendente.

Para que você não tenha problemas para pagamento, pois passou da data agendada, estou enviando um boleto atualizado, ok?

Segue código da fatura: ________________________.

Ah! Também é possível consultar sua nova fatura em nosso site. O endereço é: __________.

Tem alguma dúvida? Gostaria de conversar? Fale com a gente! Nosso telefone é: __________________. 

Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.

Atenciosamente,

Nome do responsável

Departamento de Cobrança – Nome da empresa”

“Bom dia, ________!

Sou o(a) _____, da empresa _________. 

O motivo deste e-mail é para solicitar que o Sr.(a) entre em contato o mais breve possível. 

Há débitos pendentes em seu nome e é do nosso interesse entender o que ocorreu e qual a melhor forma de resolver a situação. Nosso contato é: _____________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das ___h às ____h. 

Evite a negativação do seu nome, assim como multas e juros. Conte com a gente! Ligue para nós!

Atenciosamente, 

Nome do responsável

Departamento de Cobrança – Nome da empresa”

*Colaboração de NR7

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Complexo Esportivo Educacional (Foto: Joá Souza/GOVBA)

Governo da Bahia inaugura complexo esportivo educacional e autoriza construção de aeródromo em Santana

“Estão falseando a história”, afirma Starling (Foto: Arquivo Nacional)

A falsificação da história do golpe de 1964 forjada pela comunicação do governo Bolsonaro