em

Profissões que mais crescem no Brasil

Confira as profissões em ascensão e as principais tendências do mercado de trabalho no Brasil

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Escolher uma carreira nem sempre pode ser tarefa fácil, afinal, precisamos entender todas as nossas necessidades, sejam elas financeiras ou emocionais.

Trabalhar com o que gostamos é essencial, mas, ainda assim, é interessante ter outras portas abertas para não nos limitarmos.

Mesmo com a crise econômica, política e global, algumas profissões conseguiram se manter em alta até os dias de hoje.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre as profissões que mais crescem no Brasil e as principais tendências para o mercado de trabalho em 2022. Vamos lá!

Profissões com maior ascendência no Brasil atualmente

  1. Psicologia

Em meio a uma pandemia que afeta as relações, as buscas por auxílio emocional tiveram um grande aumento desde março de 2020.

Mesmo quem ficou internado em hospitais por muito tempo, também precisou desse auxílio clínico, para entender como toda essa carga emocional afetou a sua rotina.

Vale ressaltar que o psicólogo não é um médico, como um psiquiatra, contudo, ele pode atuar na saúde de forma muito intensa e motivadora para os pacientes.

  1. Marketing

Falando na área de comunicação, todas as ideias se encontram na internet, seja em sites ou perfis em redes sociais, fato é que o marketing está em ascensão há algum tempo e não há indícios de crises.

Se você entende um pouco de comunicação, viu que há uma grande procura por pessoas do marketing para ajudar nas vendas online.

Além disso, atualmente as agências estão buscando mais pessoas que sejam facilmente adaptáveis e entendam sobre as novidades e o mundo real.

Ou seja, criatividade e boa comunicação são essenciais para quem está procurando vagas nessa área.

Lembrando que, muitas pessoas já possuem uma ótima comunicação, mas isso não impede outros perfis de conseguirem se sair bem nessa área.

  1. Tecnologia da Informação

Uma coisa é certa: a tecnologia da informação é uma área que nunca para. Mesmo que existam vários profissionais em atividade no país, ainda há vagas para os que se qualificam.

O profissional da área de tecnologia da informação lida principalmente com desenvolvimento e infraestrutura. 

Ele pode trabalhar em empresas que prestam serviços ou em departamentos internos em que se trabalha com gestão de TI.

Ainda que muitas empresas estejam adaptadas ao método home office ou híbrido, é importante garantir boas conexões e segurança dos dados de uma empresa.

Vale destacar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) precisa ser seguida para que não ocorram processos contra uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.

  1. Especialistas em e-commerce

Com o distanciamento social, as compras pela internet também tiveram um aumento. Em frente a este cenário, surgem excelentes oportunidades para os profissionais que atuam na área.

Para se destacar, os profissionais devem ter conhecimento em logística, controle de estoque e gerenciamento de cadeia de suprimentos. 

De acordo com dados do LinkedIn, essa área teve um crescimento de 43% com contratação de profissionais com essa especialidade somente em 2020 e a tendência é continuar crescendo.

Tendências do mercado de trabalho em 2022

Uma grande tendência é a humanização das relações no ambiente profissional. O grande objetivo é criar um ambiente leve, que favoreça o crescimento e comunicação dos colaboradores.

Um dos motivos que levam esse tipo de atitude das empresas é porque muitos dos profissionais tiveram um aumento em situações de estresse e ansiedade durante o período de isolamento social.

Neste ponto, é importante reforçarmos o fator humano das relações. É necessário estimular o crescimento e cuidado da saúde mental das equipes. Um time menos ansioso e menos estressado, é um time mais feliz e produtivo.

Como citamos anteriormente, a pandemia trouxe alguns recursos do ponto de vista tecnológico, muitas foram as inovações derivadas na necessidade de distanciamento social. 

Ainda mais sobre o que diz respeito ao home office, adotado por grande parte das empresas.

Nessa linha de pensamento, uma das maiores tendências do mercado profissional este ano é a adaptação de escritórios híbridos.

Basicamente, trata-se de um método para melhorar a comunicação e eficiência da equipe, intercalando dias entre trabalhar presencialmente no escritório e trabalhar de casa.

Também é um fator que facilita para quem está ingressando novamente no mercado de trabalho, porque pode buscar oportunidades remotas em qualquer lugar do país e não mais apenas na sua região.

Uma boa dica é analisar as vagas à distância, mas garantir uma boa preparação, neste caso, os cursos online com certificado são uma ótima investida.

*Colaborou Eric Barbosa

(Foto: Sesab)

Bahia tem 3.665 casos ativos de Covid-19; 21 óbitos são registrados

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 3.485 casos ativos de Covid-19; 21 óbitos são registrados