em

11 ideias inspiradoras para aproveitar as garrafas de vinho vazias e preservar o meio ambiente

Quem ama vinho pode reutilizar as garrafas para deixar qualquer ambiente mais aconchegante e cheio de estilo. Confira as dicas!

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Texto de Carolina Peres

O vinho tem ganhado cada vez mais espaço no paladar dos brasileiros. Segundo informações da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo da bebida no Brasil cresceu em torno de 19% em 2020, quando a pandemia teve início.

Só no ano passado, o País consumiu 430 milhões de litros de vinho. Em 2019, o registro foi de 360 milhões de litros. Com as medidas de isolamento social, os brasileiros precisaram criar momentos de lazer dentro dos lares e, nesse cenário, a bebida tornou-se uma companheira privilegiada.

Com tanto vinho na mesa, fica uma pergunta importante: o que fazer com as garrafas vazias? O vidro, material priorizado pelas vinícolas para armazenar os vinhos, tem muitos benefícios para a bebida, mas pode gerar prejuízos ao meio ambiente.

Por isso, é importante entender os impactos desse material à sustentabilidade do planeta e descobrir formas inteligentes e criativas de reciclá-lo. É o que mostraremos neste artigo.

Desafios da reciclagem de vidro no Brasil

Por ser muito resistente, o vidro é a primeira opção de recipiente para o armazenamento de vinhos. Suas características naturais ajudam a manter a neutralidade do sabor e do aroma. Isso permite que os vinhos passem anos na garrafa sem sofrer qualquer tipo de alteração.

Mas qual é o impacto ao meio ambiente? Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) divulgados pelo jornal Correio Braziliense mostram que o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano. Deste montante, apenas 4% são reciclados.

Os dados ainda indicam que 12 milhões de toneladas de produtos recicláveis foram deixadas em lugares incorretos, impedindo que fossem reciclados. Deste total, 1 milhão de toneladas eram apenas referentes a vidros que não puderam ser recuperados.

Quando descartado incorretamente, o vidro pode levar até 1 milhão de anos para completar seu processo de decomposição, prejudicando o meio ambiente.

Apesar disso, é importante lembrar que, no que se refere ao consumo de produtos, o vidro é um dos materiais que mais oferece possibilidades ecológicas, sociais e econômicas para a sociedade.

Embalagens de vidro podem ser reutilizadas em sua totalidade para produzir novos produtos. Isso gera menor consumo de energia e emissão de resíduos, ajudando a preservar o meio ambiente.

Por ser produzido a partir de minerais naturais, como calcário, areia e barrilha, a reciclagem e o reaproveitamento do vidro fazem com que a matéria-prima retirada da natureza seja em quantidade menor em comparação com outros materiais.

Existem muitos desafios relacionados à melhoria de todas as fases do processo de reciclagem de lixo, desde a separação adequada até a destinação correta para a coleta seletiva.

11 ideias para reaproveitar garrafas de vinho na decoração da sua casa

Uma das formas mais eficientes de reciclagem é aproveitar o material e dar a ele alguma função útil. Além de preservar o meio ambiente, essa prática pode deixar sua casa mais bonita e elegante.

Com base em um artigo da Wine Vinhos, separamos 11 ideias inspiradoras para você reaproveitar as garrafas de vinho vazias. Veja!

1. Vaso para flores

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Entre as maneiras mais simples para reutilizar garrafas de vinho, está a ideia de transformá-las em vasos para flores. Você pode deixar os arranjos espalhados pela casa ou agrupados em um canto do cômodo. 

Para um visual mais rústico, vale a pena manter os rótulos originais. Você também pode pintar as garrafas para dar um look mais moderno. Qualquer uma das formas deixará sua casa mais bonita, aconchegante e cheia de histórias para contar!

2. Castiçal ou porta-velas

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Fazer um porta-velas a partir de garrafas de vinho é muito simples. Basta encaixar as velas no gargalo da garrafa. É uma maneira fácil e econômica de deixar qualquer ocasião mais aconchegante e intimista.

3. Luminárias

(Foto: Divulgação)
(Foto: Arquidicas)

Que tal tirar a poeira dos pisca-piscas do Natal com essa ideia simples e criativa? Basta colocar as luzinhas dentro da garrafa de vidro e posicionar próximo a uma tomada para ligar a energia. 

O efeito é incrível e funciona com os mais variados ambientes! Você pode manter a garrafa aberta ou fechá-la com uma rolha.

4. Abajur

(Foto: Divulgação)
(Foto: Pinterest)

Uma garrafa de vinho pode ser um suporte divertido e inusitado para a cúpula de um abajur. Você pode aproveitar partes de uma peça antiga ou simplesmente recriar a estrutura com arames.

5. Comedouro para aves

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Se você tem um espaço ao ar livre, que tal transformá-lo em um ambiente mais amigável para os passarinhos que circulam pelo seu bairro? Uma garrafa de vinho pode ajudar você nessa missão!

Para fazer este comedouro destinado às aves, basta encher a garrafa com os alimentos para pássaros e encaixá-la de cabeça para baixo em um suporte de madeira.

Você pode pintar a garrafa ou o suporte e deixar com a sua cara, combinando com os detalhes do seu quintal.

6. Garrafa de água ou suco

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A maneira mais simples de todas para reaproveitar as garrafas de vinho é utilizando-as como recipiente para água ou suco. Basta usar um material para lacrar bem a boca da garrafa.

Você pode usá-las durante uma ocasião especial, como um jantar entre amigos, ou até mesmo no dia a dia. Trata-se de uma boa opção para manter a água sempre geladinha!

7. Decoração para eventos

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Casamentos, aniversários, festas de noivado… Independentemente da comemoração, as garrafas de vinho são grandes aliadas da decoração de estilo a baixo custo.

Você pode personalizar as garrafas de acordo com a temática e o estilo escolhido para cada ocasião — decoração com renda, glitter, juta ou tinta, por exemplo.

Além disso, as garrafas são versáteis para cumprir vários papéis na festa: podem ser usadas para marcar lugares na mesa, decorar a mesa principal ou até mesmo fazer um espaço divertido para fotos. 

Solte a imaginação de maneira sustentável!

8. Porta-retratos

(Foto: Divulgação)
(Foto: Reprodução Youtube)

Se você quer um jeito diferente de expor suas fotos favoritas, reaproveitar as garrafas de vinho pode ser uma boa solução!

Para este fim, priorize as garrafas transparentes ou de tonalidades mais claras, para não interferir nas cores originais das fotos. 

Para montar o seu porta-retrato, basta enrolar as fotografias e encaixar dentro da garrafa. Você pode utilizar um palito de churrasco para ajustar a localização da foto.

9. Mini jardins

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Outra maneira de reutilizar as garrafas é fazendo mini jardins. Para isso, conte com um vidraceiro para cortar as garrafas pela metade no sentido do comprimento.

Depois disso, é só montar seu jardim: adicione terra, areia, pedras e as plantas. Vai ficar lindo e diferente!

10. Horta autoirrigável

Para quem deseja fazer mudinhas de plantas, uma horta auto irrigável feita de garrafa de vidro pode ser uma alternativa interessante, além de mais barata e charmosa que as disponíveis no mercado.

Para fazer este item, basta cortar a garrafa no meio. A parte de baixo será utilizada para colocar água. O lado de cima, por sua vez, é encaixado de cabeça para baixo, com o objetivo de acomodar a terra e a muda.

Você pode utilizar uma rede para evitar que a terra caia na água.

11. Estantes

(Foto: Instructables Workshop)
(Foto: Instructables Workshop)

Que tal fazer uma estante única e diferente usando garrafas de vinho? Por serem muito resistentes, elas podem aguentar um peso considerável ao confeccionar uma estante.

Para fazê-la, primeiro selecione o tamanho da sua estante e meça as garrafas para garantir que todas têm a mesma altura. 

Depois, é só posicionar quatro garrafas de cada lado da estante e colocar as tábuas de madeira por cima e ir montando os andares. Muito divertido e diferente!

Além de todas estas ideias, outra alternativa é sempre a coleta seletiva. Pesquise quais são as cooperativas que fazem a coleta de vidro na sua cidade. Assim, você poderá comprar seus vinhos online, celebrar os momentos de lazer e depois fazer o descarte correto das garrafas vazias, preservando o meio ambiente.

*Com informações da Wine

(Foto: Shutterstock)

Santander abre nova agência em Barreiras e consolida expansão no Oeste da Bahia

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Pesquisa mostra aumento de 110% nas buscas de crédito consignado