em

Qual a melhor maneira de escolher qual concurso público fazer?

É comum se atentar a apenas algumas facetas dessa importante decisão, mas há maneiras mais eficazes de descobrir qual o melhor cargo para você

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O mundo dos concursos públicos tem como seu principal atrativo a alta possibilidade de conforto e estabilidade financeira. Os altos salários, a garantia no contrato e a pouca necessidade de especialização atraem e movem os concurseiros na sua jornada, mas é importante lembrar que esses não são os únicos aspectos a serem levados em conta na hora de escolher o seu concurso.

“Atirar para todo lado”, inclusive, pode resultar em uma abstenção do foco necessário. Candidatos que prestam muitos concursos de uma vez só têm menos chances de conseguir sucesso do que aqueles que se concentram em um só.

Mas, então, como escolher o concurso certo para você? Como saber que ele satisfará a sua necessidade de estabilidade e conforto e, ao mesmo tempo, o ajudará a alcançar o sucesso na prova?

Público, mas com postura de privado

Uma boa dica é tratar a carreira em cargos públicos da mesma maneira que se trata a carreira em cargos privados. No geral, é uma questão de ter em mente o seu crescimento, a sua qualificação para o cargo e a maneira como ele sintoniza com você, sua vida pessoal e profissional.

Comece escolhendo qual das áreas se encaixa melhor no seu perfil. Bancária, Policial, Fiscal, Administrativa, Tribunais e Especiais: todas têm suas características específicas e é preciso saber se você realmente se encaixa nos cargos daquela que escolher.

Pense nisso como uma necessidade de reflexão. Olhando para dentro e para nossa vida – nossos gostos, aptidões e atividades que nos sentimos confortáveis fazendo – podemos descobrir qual área e qual cargo trarão uma trajetória mais satisfatória. Afinal, você ficará por muito tempo nesse emprego, então é bom que goste do que faz.

Mantenha um protocolo bem definido para fazer sua escolha

Muitos candidatos pulam a etapa importantíssima que é a leitura do edital. É necessário começar por ele, lê-lo e analisar muito bem todos os aspectos em ordem de importância para você.

O salário é bom? Vai precisar se mudar e estaria confortável com isso? Você se importa com a maior taxa de mortalidade em um cargo policial? O trabalho na rodoviária vai te impedir de viajar e de usar o dinheiro que você ganhará? É preciso encontrar todas as questões importantes para você e organizá-las na ordem de importância, usando-as para tomar sua decisão.

Após responder o seu questionário organizado em forma de protocolo de escolha, você já terá uma boa noção de que cargos deseja. 

Fale com alguém que já está dentro

Essa é a dica de ouro. Conversar com alguém que já está no cargo do topo da sua lista irá tirar todas as suas dúvidas e será mais fácil escolher entre ele e todos os outros. Pergunte como é a rotina, quais tarefas são feitas, o que o trabalho exige e todos os detalhes importantes.

No Brasil, todo semestre, aparecem centenas de novas oportunidades. Concursos no PA até o RS, passando por todos os estados no meio. Novas chances não faltam, e, depois de escolher apropriadamente qual concurso fazer, você terá uma jornada de estudos muito mais confortável.

Sabendo o que quer e o que é melhor para a sua vida, fica fácil encarar horas de estudo aprofundado. A tarefa se torna muito mais fácil e, dependendo da situação, pode ser até mesmo prazerosa.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Força das mãos ajudaria a detectar uma complicação do diabetes tipo 2

(Foto: Sesab)

Bahia registra, pela primeira vez desde março, menor número de pacientes internados em leitos de UTI Covid-19