em

Botox dental: conheça mais sobre essa novidade

O procedimento é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Divulgação)

O botox dental é um procedimento que vem ganhando notoriedade nos consultórios odontológicos e faz uso da toxina botulínica para alcançar seus resultados.

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a substância trata casos como bruxismo para reduzir a tensão do ato de ranger os dentes, bem como processos de harmonização e preenchimento.

O botox dental é feito a partir de uma substância chamada Clostridium botulinum, que é muito usada na dermatologia para tratar problemas estéticos. 

Para uso, a toxina botulínica é injetada no paciente para paralisar a musculatura, já que a substância consegue parar um neurotransmissor chamado acetilcolina, que provoca no relaxamento dos músculos – resultando no aspecto de rejuvenescimento.

Quanto aos locais em que é injetado, podem variar de acordo com o lugar que o paciente deseja corrigir. 

Sobre o efeito do botox dental, ele não é imediato, podendo demonstrar seu real resultado em até cinco dias, dependendo da quantidade contida na dose injetada. 

Outro fato importante a ser destacado é que os resultados não são permanentes e têm duração de acordo com o organismo, durando em torno de 6 meses a 1 ano. Em caso de necessidade ou desejo, é possível repetir o procedimento. 

A toxina botulínica possui uma série de vantagens, por se tratar de um procedimento pouco invasivo, de rápida adaptação e ser extremamente rápido. 

No entanto, também possui contraindicações para fazer seu uso, como em situações de:

  • Alergia a albumina;
  • Período de gravidez e amamentação;
  • Doenças autoimunes;
  • Esclerose e outras doenças que atingem os músculos;
  • Intolerância à lactose.

Também existem os efeitos colaterais do procedimento que podem ocorrer, como:

  • Dor de cabeça;
  • Dor no local aplicado;
  • Hematoma;
  • Edemas.

Cabe ainda uma observação: antes de qualquer decisão, é preciso realizar consultas com frequência junto a um odontologista para avaliação do quadro, necessidade e opções para o tratamento, como a possibilidade de realizar o procedimento mesmo usando aparelho invisível.

Quando deve-se fazer o botox dental?

O botox dental pode contribuir muito para quem passou por alguma doença bucal, distúrbios ou deseja uma melhora na harmonia aparente dos dentes. Confira alguns exemplos nos tópicos a seguir:

  1. Bruxismo

O bruxismo é uma doença bucal que faz com que a pessoa tenha o hábito de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, podendo causar dores na mandíbula, cabeça ou mesmo trincar, quebrar ou danificar de alguma forma a estrutura dental.

Ao aplicar o botox, há o relaxamento dessa musculatura, o que minimiza a tensão do ato de ranger os dentes. Portanto, esse procedimento pode ser um grande aliado nesse tipo de situação.

Para quem sofreu a perda de alguma parte da estrutura do dente, também existem outros procedimentos estéticos e funcionais na odontologia que são práticos de se fazer, como a própria lente de contato dental ou mesmo o implante, recuperando o sorriso.

  1. Gengiva exposta

Quando alguém possui a gengiva muito exposta no sorriso, pode causar um desconforto na autoestima por conta da estética. O problema também é conhecido (ou mesmo identificado mais facilmente) com o sorriso gengival.

O botox dental irá reduzir a contração muscular, impedindo que a gengiva fique exposta. A vantagem da toxina botulínica é que não é um procedimento muito invasivo, como é o caso das cirurgias.

  1. Implante dental 

A toxina botulínica pode aliviar a dor e desconforto nos primeiros meses após a colocação dos implante dentário, que é comum durante o tempo de adaptação, até que haja a adesão completa das estruturas.

  1. Distonia

Distonia se trata de espasmos que acontecem na região inferior do rosto e atinge a mandíbula, boca e língua, causando dificuldade na abertura ou fechamento da boca ao mastigar, engolir ou mesmo falar. 

O botox dental minimiza esses movimentos de contração muscular, diminuindo o incômodo que esses espasmos podem causar. 

  1. Disfunção temporomandibular e dor orofacial

A disfunção temporomandibular e dor orofacial (ATM) podem desencadear outros problemas, como dores na cabeça, pescoço e até causar em um zumbido no ouvido. 

Ao utilizar o botox dental, esses sintomas diminuem consideravelmente.

Todas essas funções são vantajosas, considerando que o botox dental também pode melhorar a aparência do sorriso, aumentando a autoestima do paciente. 

Assim, os usuários interessados em melhorar a qualidade e beleza dos dentes podem buscar desde custa lente de contato dental até sobre as vantagens e aplicação da toxina botulínica nos consultórios odontológicos.

Inclusive, existem vários outros procedimentos estéticos dentro da odontologia que podem ser realizados a fim de corrigir o sorriso, agindo na autoconfiança e autoestima.

Inclusive, alguns podem ser feitos até dentro de casa (sob a supervisão do dentista), como é o caso do clareamento dental, que pode ser feito com moldeira e os géis clareadores.

Assim, a estética e até a funcionalidade do sorriso são garantidas, ampliando diversos aspectos da saúde geral do paciente.

Conteúdo colaborativo de Vue Odonto para o Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A cada dez provedores de internet no Brasil, nove oferecem fibra óptica aos clientes

Em 2019, o Brasil conquistou recorde histórico de aprovações de agrotóxico (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Bolsonaro já tem perfil verificado e quase 100 mil seguidores na rede social de Trump