em

Por que as propriedades da panela de ferro são benéficas à saúde?

Saiba mais sobre o assunto

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

A panela de ferro é um utensílio de cozinha que está presente na maioria das cozinhas brasileiras há muitos anos, apesar de existirem outros materiais de panelas, o ferro ainda é muito procurado especialmente pelos benefícios que ele pode entregar, especialmente à saúde.

A carência de nutrientes nos alimentos pode desencadear diversas doenças, como a anemia, a panela de ferro é uma ótima opção para aumentar a quantidade de nutrientes nos alimentos que são preparados diariamente, o ferro é o principal deles.

Receita digna de casa de vovó, né? Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre as propriedades da panela de ferro fundido que faz com que ela seja tão benéfica à saúde. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Benefícios da panela de ferro para sua saúde

Apesar de parecer impossível que uma simples caçarola de ferro entregue nutrientes aos alimentos, esses utensílios de ferro são sim muito eficientes para aumentar a quantidade de nutrientes nos alimentos preparados.

De acordo com especialistas, ocorre uma migração do ferro das panelas para o alimento (quando preparado em caçarola de ferro). Os alimentos ácidos são os que mais absorvem os nutrientes.

Não existe uma quantidade exata comprovada, no entanto, o mineral transferido da panela de ferro pode suprir até 20% das necessidades diárias. Assim, você garante sua saúde e de toda sua família com uma simples panela de ferro fundido.

Outros benefícios da panela de ferro

Para te convencer de uma vez por todas a investir em um jogo de panela de ferro, selecionamos mais alguns benefícios que ela entrega em sua rotina na cozinha:

  • As panelas de ferro são naturalmente antiaderentes;
  • Facilidade na higienização do utensílio;
  • Preços acessíveis e facilidade em encontrar conjunto de panela de ferro nas lojas;
  • Maior durabilidade;
  • Temperatura de cozimento uniforme.

Como conservar a panela de ferro?

Que a panela de ferro fundido entrega grandes benefícios, nós já sabemos, mas é fundamental saber como fazer a conservação da mesma, para garantir que ela continuará exercendo suas funções pelo maior tempo possível. Confira nossas dicas:

  • Não use esponja de aço para fazer a higienização, isso pode afetar a camada protetora da panela de ferro;
  • Use sabão neutro para limpá-la;
  • Seque a panela de ferro usando a chama do fogão;
  • Guarde a panela fria e totalmente seca.

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade do autor e não representa, necessariamente a opinião do Folha Geral

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.061 novos casos de Covid-19 e mais 133 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quanto tempo um toner dura?