em

Como editar vídeos para o Youtube?

Por onde começar?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Temos que admitir, os vídeos estão em alta. Você provavelmente sentiu vontade de criar um canal, se é que já não tem um, e tem interesse em editar da melhor maneira possível seus vídeos, dando um ar mais profissional para eles.

Hoje vamos dar uma super dica para você ter vídeos em todos os formatos de todas redes sociais, principalmente o Youtube, de maneira semipronta, com a ajuda de um bom youtube vídeo editor, que funciona online.

Então fique até o final, para ver como começar a ter os seus vídeos bem editados em alta qualidade.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Por onde começar?

Bom, primeiramente você terá que decidir começar por um bom editor de vídeos, não tem jeito.

Sendo assim, você terá duas opções:

  1. Editores em forma de software
  2. Editores de vídeo online

Caso sua opção seja a primeira, recomendamos que você busque tutoriais no Youtube para aprender como mexer na ferramenta, pois a maioria dos editores clássicos, como o da Adobe, são difíceis de mexer.

Um editor instalado no computador pode permitir que você trabalhe de maneira off-line, e até que carregue alguns arquivos de maneira mais rápida. 

Porém você não vai conseguir trabalhar remotamente por mais de um computador, e terá que usar a memória de sua máquina (e também o processamento). 

Isso pode deixar sua máquina/PC um pouco mais lerda; mas ignore isso caso tenha bastante RAM e um processador bom.

Do contrário, se você optar por um editor online, te daremos algumas pistas para usar um bom Youtube video editor, que é o InVideo.

Daremos mais detalhes dele na hora de falar da edição de fato.

Editando seu primeiro vídeo para o Youtube

Bom, agora que você já tem uma gravação em mãos, vamos falar da edição. 

Caso não queira fazer gravações, pule para o próximo tópico, de vídeos com biblioteca de mídia online.

Se você estiver usando o Youtube video editor que mencionamos, você terá acesso a templates prontos para usar no Youtube.

A ferramenta conta com centenas de templates, sejam eles para Instagram, Facebook, ou outras redes sociais.

Assim que você escolher o formato, tudo o que você vai precisar é selecionar as cenas, imagens e ajustar ao bom estilo “solta e arrasta”. 

Veja como funciona:

[Embeed:colocar no post o vídeo –   https://www.youtube.com/watch?v=WTdIYVN7b30]

Portanto traga seus vídeos e gravações para essa plataforma, e comece a editar online. É só criar um login e senha, e começar a usar o InVideo.

As ferramentas e opções são bem intuitivas, o que vai te ajudar muito a cortar cenas, mexer no som e adicionar elementos visuais diversos. São centenas deles à sua disposição.

A biblioteca de vídeos e fotos online

O editor de vídeos mencionado conta com uma incrível biblioteca de mídia, onde você pode encontrar não somente cenas prontas, como também trilhas sonoras e fotos.

Todos os elementos da biblioteca estão disponíveis para o usuário final. 

Essa liberdade de escolha permite que caso um novo usuário não tenha gravações e nem mesmo uma câmera, ele consiga produzir material somente com o que está na biblioteca de mídia.

Isso coloca em xeque a velha queixa do “não tenho uma câmera boa”.

Mas o ideal é que na hora de editar e de criar um canal, é que você faça vídeos tanto com gravações suas, editadas na plataforma, quanto fazendo uma inserção de material que vem no editor por default.

Alimentando um canal na prática

Não vai adiantar muito criar um canal e não alimentá-lo de maneira recorrente.

O sucesso no Youtube vem com a consistência, isso é, com a publicação recorrente de material.

Se você estiver usando uma ferramenta online como o InVideo, você poderá deixar suas vinhetas e aberturas – assim como transições de cenas – salvas para uso futuro, o que vai aumentar muito a sua produtividade.

Muitos vídeos profissionais no Youtube, e também nas redes sociais, contam com pessoas que usam essas soluções avançadas, e não profissionais com altos custos de hora, para deixar os vídeos.

E esse é um dos segredos do mundo da edição e da produção audiovisual. Existem ferramentas e programas que facilitam sua vida, e o InVideo é um deles.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia vacina mais de 100 mil baianos contra Covid-19

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Vinte e sete municípios baianos já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas