em

Oportunidade de trabalho: saiba como alugar um carro para dirigir como motorista de aplicativo

Confira quais são as condições e vantagens

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Já há algum tempo não ter carro próprio deixou de ser um problema para quem deseja começar a dirigir por meio de aplicativo. Agora, além de ser possível trabalhar com carros alugados, também existem grandes locadoras parceiras dos aplicativos que oferecem condições especiais para esses motoristas, como Localiza Hertz, Movida e Unidas, por exemplo.

Mas, afinal, o que é necessário e quais são as vantagens de alugar um automóvel para trabalhar como motorista de aplicativo? Após criar uma conta em uma das plataformas, como Uber, 99 e Cabify, é a hora de encontrar a locadora de carros, que não necessariamente precisa ser parceira destes aplicativos.

Na hora da escolha, é preciso levar em consideração os pré-requisitos que cada locadora exige e que variam de empresa para empresa, além de averiguar se você se encaixa nos itens exigidos. De modo geral, é necessário ter CNH válida e definitiva. Enquanto algumas exigem que o condutor seja maior de 21 anos e tenha a habilitação por no mínimo dois anos, outras aceitam condutores com 18 anos e sem tempo mínimo de CNH.

O caução também é uma medida exigida pelas locadoras. O depósito caução, que é realizado no ato da contratação, é feito através do bloqueio do valor do caução no cartão de crédito utilizado para o pagamento, que pode ser seu ou de terceiros. O valor é estornado assim que o carro é devolvido à locadora, caso esteja em perfeitas condições acordadas. Caso contrário, o valor da multa é descontado e o restante, devolvido.

Os preços variam de acordo com a locadora e o modelo de carro escolhido, além do ano e da quilometragem. Além do preço, é necessário observar se a empresa impõe um limite de quilometragem e o valor da franquia em caso de acidentes ou roubos, por exemplo, para que você escolha o modelo de contrato que melhor se encaixa em suas necessidades. 

Algumas das vantagens de se alugar um carro para trabalhar é que você pode conseguir até 50% de desconto em locadoras parceiras das plataformas, o que muitas vezes acaba saindo mais barato que o valor da parcela de um financiamento, caso comprar um carro à vista não seja uma opção.

Os custos como manutenção, licenciamento, seguro e IPVA também já estão embutidos no valor da parcela do aluguel, que também já inclui o valor de depreciação do automóvel. É possível também alugar carros mais novos e com quilometragens menores, trazendo mais conforto para os seus passageiros.

Deste modo, o aluguel de carro mensal é uma opção viável para quem precisa trabalhar como motorista de aplicativo ou ainda incrementar a renda. Para fazer um bom negócio, basta pesquisar e ver qual locadora mais se enquadra em suas necessidades.

*Conteúdo colaborativo

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia ultrapassa 500 mil casos da Covid-19 em 10 meses de pandemia

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Capacitação de obstetrizes pode salvar 4,3 milhões de vidas no mundo, alerta OMS