em

12 presentes para o Dia dos Namorados

Este ano, muitos casais não vão poder comemorar o Dia dos Namorados do jeito que gostariam. Afinal, somos o epicentro da primeira pandemia mundial do século e isso tem mudado nossas rotinas em maior ou menor grau. Esses tempos sombrios entretanto não podem ser motivo para esquecer de quem se ama. Aliás, especialistas da área […]

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Este ano, muitos casais não vão poder comemorar o Dia dos Namorados do jeito que gostariam. Afinal, somos o epicentro da primeira pandemia mundial do século e isso tem mudado nossas rotinas em maior ou menor grau.

Esses tempos sombrios entretanto não podem ser motivo para esquecer de quem se ama. Aliás, especialistas da área da saúde e terapeutas em geral reafirmam que esse é o momento ideal para reforçar os laços afetivos, demonstrando os sentimentos que nutrimos uns pelos outros. Com os namorados, casados, amigos vale o mesmo conceito e pode ajudar a ultrapassar essa fase de COVID-19 e coronavírus com mais um pouco mais de equilíbrio e tranquilidade na medida do possível.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

No Brasil, o Dia dos Namorados é a quarta data mais importante para o comércio. Em 2019, foram movimentados mais de R$ 2 bilhões apenas com presentes e atividades para os casais apaixonados. O ano passado contou com um crescimento nominal de 24% em relação a 2018, ano negativamente impactado pela greve dos caminhoneiros. Os dados são de pesquisa assinada pela Ebit Nielsen e referentes a compras entre os dias 28 de maio a 11 de junho dos últimos dois anos.

Números à parte, um simples gesto ou lembrança nesta data pode representar um  verdadeiro alívio diante em meio a tanta pressão emocional. Independentemente do valor ou tamanho do presente é importante lembrar, comemorar, declarar. Os especialistas garantem que como seres sociais, as medidas de isolamento ou distanciamento social causam profundas alterações em nosso comportamento mental, entre as mais comuns estão:

Ansiedade

Mesmo pessoas que não apresentam episódios frequentes de ansiedade, agora estão vivenciando um aumento dessa sensação. 

Melancolia

Outra sensação comum e relatada para profissionais e terapeutas é a melancolia recorrente, uma sensação de falta de sentido ou rumo na vida.

Raiva

Outro companheiro comum das pessoas tem sido a raiva, uma resposta automática – e na maioria das vezes inconsciente – ao estado muitas vezes caótico do mundo atual.

Desesperança profunda

Infelizmente, muitas pessoas sentem-se totalmente desmotivadas e sem esperanças quanto ao futuro. Em alguns casos, é preciso ingressar num tratamento que inclui terapia e até mesmo o uso de medicamentos controlados, o sempre receitados por um médico ou profissional da área competente. 

Para a grande maioria das pessoas, a pandemia provoca um nível de angústia que oscila em alguns dias, mas que pode ser administrado. E então, nesses casos, pequenos ou grandes passos para quebrar a rotina estressante podem ter um profundo impacto na vida de qualquer casal. “Expressar a importância que o ser amado tem sua vida pode ser terapêutico e até libertador. Isso conecta profundamente as pessoas, diminui a ansiedade, melhora o sono. Reforçar a parceria amorosa pode oferecer melhor perspectiva de futuro, o que é importante diante de qualquer crise dessa magnitude”, afirma Denny Heide, terapeuta do portal Meu Astro. (https://meuastro.com.br)

Para facilitar a vida dos que têm a missão de presentear o namorado, namorada, marido, esposa, paquera, crus etc. o profissional dá dicas que prometem agradar aos casais de todos os signos do Zodíaco. “Como todos somos diferentes, os presentes também precisam partir de um referencial, da individualidade de cada pessoa. Obviamente que o signo solar é apenas uma parcela da personalidade de alguém, mas aliado à sensibilidade de cada parceiro, é possível acertar em cheio num presente para o Dia dos Namorados”, afirma.

Doze presentes para doze tipos de namorados

Signos de Fogo

Começando com o primeiro do Zodíaco: Áries é um signo conhecido pela impulsividade e dinamismo. E portanto deve estar sendo difícil controlá-lo durante essa época do ano. Valem presentes que ele possa usar imediatamente, como roupas e acessórios em geral. Cause impacto!

Leão é considerado o mais emocional dos signos fogosos, pertencentes ao elemento Fogo. Assim, é preciso investir num presente que seja direcionado para a aparência dele, como maquiagens ou cosméticos que acentuem o seu charme e beleza. Mas tem um detalhe: Leão adora dedicatórias. E também presentes um pouco mais caros. Em tese, não será possível economizar tanto aqui…

Sagitário é um signo conhecido por gostar de andar, sair, desbravar. A dica é aproveitar os descontos e programar uma pequena viagem romântica para os próximos meses. Isso certamente vai estimular homens ou mulheres do signo do Centauro. Se a viagem não for uma opção, valem um par de tênis para corrida ou caminhada ou artigos esportivos. 

Signos de Terra

Touro é o primeiro signo deste grupo e adora tudo o que lhe desperta boas sensações. Comida, bebida, aromas. Uma cesta de café da manhã ou delivery de um prato especial, despertam o romantismo taurino. Mas é bom ser prático ou prática, já que Touro tem uma certa preguiça natural para grandes surpresas.

Virgem é considerado o signo mais analítico e organizado do Horóscopo. E isso pode ser um diferencial na hora de escolher o presente. Tenha em mente que o ser virginiano precisa ver uma aplicação prática no que ganhar. Então, pode ser desde um e-book aguardado, um novo equipamento, telefone celular, caixas organizadoras ou algo que facilite a vida metódica deste signo. Ah, os nativos e nativas também costumam ser ligados em suplementos saudáveis.

Já Capricórnio é o signo mais focado na carreira, pelo menos em tese. Então, tudo o que representar um diferencial para o que ele faz profissionalmente cairá bem: livros, cursos on-line, ferramentas ou utensílios de trabalho são boas pedidas.

Signos de Ar

Gêmeos – como primeiro signo de Ar – é versátil e curioso. E tem um detalhe: muitos tipos de presente o agradam e isso é um ponto a favor. Aqui a criatividade pode comandar. Provavelmente  ele ou ela farão o máximo para curtir o presente. Pode ser  até uma lembrança, mas invista em algo descontraído e você tem chances de agradar.

Já Libra é um signo que costuma ter dificuldades para presentear e ser presenteado. Isso porque existe uma pontinha de indecisão que é comum aos nativos. Em tese, são pessoas que gostam de tudo ligado à estética, beleza ou arte. Então, se for dar roupas ou perfumes, por exemplo, deixe a possibilidade de que a pessoa libriana possa experimentar e trocar o presente…

Nativos de Aquário pertencem ao elemento Ar – e não à água, como seria mais lógico – e costumam gostar de coisas diferentes, se possível exclusivas, feitas somente para eles. Um presente feito sob medida ou um artesanato barato, hippie podem funcionar. Mas não se engane: também são pessoas que costumam gostar de tudo o que é eletrônico, como um smartphone.

Signos de Água

Quem é de Câncer normalmente aguarda essa época do ano, embora nem sempre fale sobre isso. São pessoas naturalmente emotivas e muito ligadas ao passado, às raízes e família. Um bom presente vai contar a história do casal com fotos, vídeos ou lembranças. Se você optar por qualquer outro item, inclua um bonito cartão ou foto de vocês. Flores também são bem-vindas.

Escorpião é o signo de Água mais intenso e sensual. Então, crie um certo mistério e invista em despertar a paixão. Uma Lingerie especial – mesmo que seja para usar juntos daqui a um tempo – ou presentes ligados aos temas ocultos são boas pedidas. Se você sabe data de nascimento, horário exato e cidade do parceiro ou parceira, ofereça um mapa astral online ou a sinastria, que é uma combinação dos mapas de cada um. Escorpianos são místicos por natureza. Até os homens gostam de saber dos mistérios, mas nem sempre divulgam.

Como último signo do Zodíaco, Peixes é regido por simbolismos. Então, é bom ser poético ou poética na hora de escolher o presente. Reforce que você pensou, se dedicou. Mas não espere uma reação imediata. Porque há um segredo sobre a personalidade pisciana: eles precisam de um tempo para digerir algumas demonstrações de afeto. Mande entregar flores, bombons ou qualquer objeto que represente a relação de vocês. Tudo isso sempre acompanhado de um cartão ou bilhete sincero e bem escrito.

Edição do #PapoCorreria desta sexta-feira (27) (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

Governo da Bahia prorroga suspensão das aulas e eventos

(Foto: Max Haack)

Bahia tem mais 23 municípios com transporte suspenso; total chega a 264