em

Conheça os alimentos brasileiros que mais fazem sucesso entre os estrangeiros

Das frutas ao pão de queijo, nosso país exporta cultura por meio da gastronomia

Uma das principais maneiras de conhecer uma cultura é por meio da sua culinária. O que se come e bebe em determinado local diz muito sobre o estilo de vida das pessoas que vivem ali.

No Brasil, isso não é diferente. No entanto, há a ressalva que muito do que consumimos no nosso dia a dia não fica apenas por aqui, mas também é exportado. De fruta amazônica até pratos elaborados, muitos alimentos daqui conquistam fãs em diversas partes do mundo e levam o jeitinho brasileiro para fora.

Para quem migrou ou é expatriado, essa é uma forma de matar a saudade de casa e de apresentar aos novos colegas o que o nosso país tem a oferecer em termos gastronômicos. Mas você sabe quais são os alimentos que mais fazem sucesso com os gringos? 

YouTube te conta

Com uma breve pesquisa sobre o tema no YouTube, você encontrará muitos canais que apresentam comidas típicas brasileiras a estrangeiros de várias idades e localidades.

E como gosto é algo muito pessoal, encontra-se de tudo: de criança alemã que se apaixonou por brigadeiro, até irlandês que odiou pizza de frango com catupiry e japonês com nojo de feijoada.

Iguarias exportadas

Uma reportagem divulgada pelo jornal norte-americano The New York Globes, reproduzida pela revista Veja em seu site, apontou algumas iguarias nacionais que foram amadas e odiadas pelos estrangeiros. A reportagem dividiu opiniões, principalmente por criticar alguns alimentos típicos, como o biscoito de polvilho.

Na lista citada pela publicação, encontramos:

Biscoito de polvilho

criticado como sendo “ar que se transformou em bolacha”, é um petisco que costuma fazer sucesso fora do país;

Açaí

O creme gelado da fruta amazônica conquista paladares exigentes;

Coxinha

Paixão nacional, ela também é adorada pelos gringos. A família norte-americana da página @lilyandchloeofficial se tornou influenciadora no Brasil, sobretudo pela expressividade da filha caçula, Chloe. Inclusive, eles já vieram ao país algumas vezes e sempre relatam em sua página no Instagram o quanto adoram e sentem falta da coxinha brasileira;

Café

Sim, nosso popular cafezinho é paixão mundial, sendo preparado de diferentes maneiras em cada canto do mundo;

Tapioca

Até jornais estrangeiros, como o britânico The Guardian, já divulgaram como preparar a iguaria, segundo a reportagem da revista Veja;

Pão de queijo

O quitute mineiro já é exportado para vários países e é um sucesso a qualquer hora do dia;

Brigadeiro

Há quem considere doce demais, mas ninguém come apenas um docinho quando o prova, os gringos que o diga;

Caipirinha

O drink é simplesmente adorado pelos estrangeiros e é pedida obrigatória a qualquer um que esteja visitando o Brasil. A tradicional, feita com cachaça, pode ser considerada forte para alguns. Versões com vodca ou saquê e outras frutas além do limão também ganham adeptos.

Guaraná

O refrigerante feito com o guaraná, famosa fruta amazônica, também é idolatrado por estrangeiros há várias décadas. Exportado, ele é considerado doce para alguns e exótico para outros.

Churrasco

A paixão nacional por carnes na brasa fez com que as churrascarias rodízio fossem exportadas. Hoje, já é possível comer uma bela picanha em qualquer continente com gostinho brasileiro.

Feijoada

Outro prato típico da nossa gastronomia, a feijoada vai além da cumbuca de feijão e carnes: é uma refeição completa com guarnição, acompanhamentos e fartura.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile