em

Para além dos 14 cm: Qual a importância do tamanho do pênis masculino?

Influencer traz relato de seguidoras sobre o tamanho do pênis dos parceiros sexuais. Divisão vai da “Tropa do arranca DIU” até a “Tropa do Mindinho”; entenda

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que o tamanho médio do pênis dos homens no país varia entre 13 e 14 cm, o que está dentro da média internacional para as medidas do órgão, atualmente de 13,58 cm. Ou seja, de um modo geral, os homens aqui no país tem o membro no mínimo dentro da média global. Mesmo assim, apesar de raros os casos de micropênis no mundo (cerca de 3 a cada 20 mil homens nascem com essa condição), existem muitos tabus sobre a sua medida, como se ela fosse sinônimo de prazer sexual tanto para o homem quanto para as duas parcerias. 

Recentemente, a influenciadora Bárbara Marcondes causou uma repercussão nas redes sociais ao trazer o relato de mulheres sobre com o membro ou muito acima da média, ou abaixo demais dela. Segundo informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, os rapazes foram divididos entre a “Tropa do arranca DIU” e “Tropa do Mindinho”, respectivamente. 

Em vídeos, ela mostra que já teve casos da companheira que pulou o basculante do banheiro para fugir da relação sexual e que, desprovida da mesma sorte, dormiram no meio do ato por conta do “mindinho” do parceiro, que ficou tão constrangido que pode ter sido este o motivo dele bater com o carro na saída do motel. 

Médico aponta: “A questão é mais cultural do que biológica”

Em entrevista, o médico Eduardo Siqueira, membro da comissão especializada em sexologia da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), fala que essa relação entre o desempenho e o tamanho do pênis é mais cultural do que biológica. 

— O homem acredita que o tamanho do pênis está diretamente ligado às sensações de prazer que terá durante a relação sexual e tem uma ideia generalizada de que esse tamanho está relacionado a confiança e poder. A mulher vai acreditar que um pênis maior seria mais adequado para satisfazê-la. Mas há, na verdade, pouca relação entre tamanho de pênis e satisfação sexual — diz Siqueira.

Além disso, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, comenta que não existe um tamanho ideal do pênis para oferecer prazer às mulheres. 

— O prazer sexual feminino é multifacetado e se percebe que vai muito além das expectativas que as pessoas têm de uma troca física naquele momento, vai entrar em dimensões psicológicas e até sociais — comenta. Outro ponto que chama atenção é o fato do  clitóris ser a principal fonte de prazer genital nas mulheres, que não precisa de penetração para ser estimulado.

— A gente vê que algumas mulheres, na verdade, nem sentem tanto prazer com penetração. O que há é uma cultura focada no prazer masculino que fica se baseando no tamanho de pênis — diz a ginecologista Nathalie Raibolt, que hoje em dia os estudos mostram que mulheres hetero e bissexuais têm preferência por pênis medianos e não muito grandes. 

Para entender melhor sobre esse assunto, nossa redação conversou com Erika Mahya, sexóloga Bodywork, eleita uma das sexólogas mais importantes do Brasil, segundo pesquisa realizada pela Miess SexShop. Em entrevista, ela aponta que como a vulva é uma região inervada pelo nervo pudendo, ela traz sensações táteis para toda a sua área externa. Para ela, o nervo pélvico vai trazer sensações e reações de contrações e relaxamento para toda a área interna da vagina, só que o intróito, a região onde há a penetração, ali há essa sensação tátil de 2 a 3 centímetros. 

— Ou seja, um pênis com essa medida, já traz essa sensação de penetração — comenta Erika, ressaltando que, internamente, os níveis de sensações são diferentes. A sexóloga ressalta ainda que posições sexuais, como a de cócoras, podem fazer esse útero abaixar um pouco, assim como o ciclo menstrual faz naturalmente, atingindo regiões no cérvix, que é o finalzinho do útero, regiões no fórnix anterior ou posterior. 

— É possível também, dependendo da movimentação desse corpo, sentir sensações na esponja perineal, na esponja uretral, então a postura permite que o corpo vá de encontro a outras sensações — comenta. 

No caso de pessoas com o pênis um pouco abaixo da média, o que fazer?

Ao jornal Folha de São Paulo, o médico Eduardo Siqueira aponta que os homens com o membro acima da média, na casa dos 18 cm, devem ter uma habilidade maior na hora do ato para não machucar a parceira, que a vagina tem em média 10 centímetros. Quando excitada, ela pode registrar um aumento no seu comprimento e largura que a façam ter até 15 cm.

“Esse aumento vai se relacionar com a qualidade das sensações que as pessoas estão vivenciando e o prazer que a mulher está sentindo no momento”, acrescenta Débora Brito, apontando que a excitação e o conforto podem ser ajustados também com a posição durante o sexo, além de outras práticas sexuais.

“Todo sexo com penetração se é feito de forma inadequada, sem que a mulher esteja lubrificada, pode machucar —mas anatomicamente a vagina é capaz de se estender a espessuras muito grandes”, diz a ginecologista Nathalie Raibolt.

No entanto, para aqueles que não tem o órgão nas mesmas proporções, algumas dicas: 

  1. Comunique-se abertamente: A comunicação com seu parceiro é fundamental. Fale sobre seus desejos, fantasias e limites. Pergunte ao seu parceiro sobre suas preferências também.
  1. Explore uma intimidação emocional: Uma intimidação emocional é tão importante quanto uma intimidação física. Construir um relacionamento sólido com seu parceiro pode tornar a experiência sexual mais significativa.
  1. Explore preliminares: As preliminares são uma parte essencial do sexo. Dedique tempo a beijos, carícias, massagens e outras formas de estimulação antes da penetração.
  1. Domine as técnicas de estimulação: Aprenda técnicas de estimulação clitoriana e vaginal que podem levar a orgasmos mais pressionados para sua parceira.
  1. Use brinquedos sexuais: Brinquedos sexuais, como vibradores, podem ser usados para aumentar o prazer do seu parceiro.
  1. Varie as posições sexuais: Experimente diferentes posições sexuais que permitam uma estimulação mais profunda ou angular que se adapte ao seu corpo.
  1. Foque no sexo oral: O sexo oral pode ser uma maneira altamente satisfatória de proporcionar prazer ao seu parceiro.
  1. Desenvolva habilidades de comunicação não verbal: Preste atenção às reações e aos sinais de seu parceiro durante o sexo para ajustar o que está fazendo.
  1. Esteja consciente do seu próprio prazer: Aproveite o sexo e foque na conexão emocional com seu parceiro em vez de se preocupar com o tamanho de seus pênis.
  1. Considere posições que maximizam a estimulação clitoriana: Muitas mulheres acham que a estimulação do clitóris é fundamental para atingir o orgasmo. Experimente posições que facilitem a estimulação do clitóris durante a relação sexual.

Como visto acima, ainda importante do tamanho do órgão é a química e o diálogo entre o casal para que novas sensações sejam descobertas e, juntos, possam encontrar o prazer da melhor forma possível. O mais importante é que ambos tenham confiança um no outro para se descobrir!

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Joá Souza/GOVBA)

Governo da Bahia autoriza pavimentação de rodovia em Canápolis que vai beneficiar 5 municípios

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Características-chave de um bom profissional de medicina veterinária