Para os concurseiros que esperam uma oportunidade no INSS, a realização de um novo certame parece ter virado uma novela. Entretanto, parece que o que parecia ter contornos mais próximos de gêneros dramáticos, ao que tudo indica, terá um final feliz e não deve demorar muito.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Rolim, a intenção do órgão é realizar o concurso ainda esse ano. A pendência para isso acontecer é o aval do Ministério da Economia em relação à solicitação feita pelo INSS.

Número de Vagas
O pedido formalizado junto ao Governo Federal visa preencher 7.575 vagas, distribuídas entre 6.004 oportunidades para técnicos e 1.571 que seriam destinadas aos analistas.
A expectativa é que o requerimento seja incluído na Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2022), prevendo assim o recurso para promover o certame.
Disputa acirrada
O concurso do INSS costuma ser bastante concorrido, principalmente em função dos benefícios e remunerações, além da possibilidade de trabalhar em diferentes localidades, tendo em vista que o órgão possui unidades em várias partes do Brasil.
Na última seleção da instituição, que foi realizada em 2016, foram abertas 950 oportunidades, sendo 800 para técnicos e 150 reservadas aos analistas.
Para o nível médio, foram 1.043.807 inscritos. Já o número de registros de candidatura em nível superior foi de 43.982.

Ainda não se sabe como será o formato da concorrência, mas a expectativa, tendo em vista o histórico dos últimos concursos públicos do órgão, é que a abrangência da seleção ocorra em nível nacional.
Déficit de profissionais
O atual presidente do INSS, Leonardo Rolim, informa que o órgão necessita com urgência de realizar a seleção, tendo em vista a escassez de profissionais, na comparação com os outros anos.
Atualmente, existe um déficit de mais de 22 mil servidores, sendo 20.309 técnicos (de nível médio) e 2.372 analistas (de nível superior).
Com o objetivo de dar mais celeridade aos processos, hoje o INSS trabalha com 2.275 profissionais temporários que estão atuando com foco em zerar a fila de requerimentos que estão na fila de espera há pelo menos 45 dias.
Como iniciar os estudos?
Enquanto o concurso não sai, é importante que os candidatos comecem a estudar. Entretanto, muitos tem dúvidas sobre por quais disciplinas começar a preparação.
A boa notícia é que, em função da proximidade da abertura do edital de seleção, as matérias a serem cobradas nas provas já foram definidas. Confira quais são as principais!
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
- Sistema de Seguridade Social.
Os conteúdos serão cobrados para os candidatos de nível médio e superior. Para os analistas, ainda haverá provas de conhecimentos específicos, conforme a formação exigida de cada área.