em

Expectativa: O que se sabe do concurso INSS até o momento?

Para os concurseiros que esperam uma oportunidade no INSS, a realização de um novo certame parece ter virado uma novela

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para os concurseiros que esperam uma oportunidade no INSS, a realização de um novo certame parece ter virado uma novela. Entretanto, parece que o que parecia ter contornos mais próximos de gêneros dramáticos, ao que tudo indica, terá um final feliz e não deve demorar muito. 

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Rolim, a intenção do órgão é realizar o concurso ainda esse ano. A pendência para isso acontecer é o aval do Ministério da Economia em relação à solicitação feita pelo INSS. 

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Número de Vagas

O pedido formalizado junto ao Governo Federal visa preencher 7.575 vagas, distribuídas entre 6.004 oportunidades para técnicos e 1.571 que seriam destinadas aos analistas. 

A expectativa é que o requerimento seja incluído na Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2022), prevendo assim o recurso para promover o certame. 

Disputa acirrada

O concurso do INSS costuma ser bastante concorrido, principalmente em função dos benefícios e remunerações, além da possibilidade de trabalhar em diferentes localidades, tendo em vista que o órgão possui unidades em várias partes do Brasil. 

Na última seleção da instituição, que foi realizada em 2016, foram abertas 950 oportunidades, sendo 800 para técnicos e 150 reservadas aos analistas. 

Para o nível médio, foram 1.043.807 inscritos. Já o número de registros de candidatura em nível superior foi de 43.982. 

Ainda não se sabe como será o formato da concorrência, mas a expectativa, tendo em vista o histórico dos últimos concursos públicos do órgão, é que a abrangência da seleção ocorra em nível nacional. 

Déficit de profissionais

O atual presidente do INSS, Leonardo Rolim, informa que o órgão necessita com urgência de realizar a seleção, tendo em vista a escassez de profissionais, na comparação com os outros anos. 

Atualmente, existe um déficit de mais de 22 mil servidores, sendo 20.309 técnicos (de nível médio) e 2.372 analistas (de nível superior).

Com o objetivo de dar mais celeridade aos processos, hoje o INSS trabalha com 2.275 profissionais temporários que estão atuando com foco em zerar a fila de requerimentos que estão na fila de espera há pelo menos 45 dias. 

Como iniciar os estudos?

Enquanto o concurso não sai, é importante que os candidatos comecem a estudar. Entretanto, muitos tem dúvidas sobre por quais disciplinas começar a preparação. 

A boa notícia é que, em função da proximidade da abertura do edital de seleção, as matérias a serem cobradas nas provas já foram definidas. Confira quais são as principais!

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções do Regime Jurídico Único;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo; e
  • Sistema de Seguridade Social.

Os conteúdos serão cobrados para os candidatos de nível médio e superior. Para os analistas, ainda haverá provas de conhecimentos específicos, conforme a formação exigida de cada área. 

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Sesab)

Bahia registra 637 novos casos de Covid-19 e mais 30 óbitos pela doença

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 293 novos casos de Covid-19 e mais 3 óbitos pela doença