em

5 motivos para assistir a ‘Adoráveis Mulheres’, filme indicado ao Oscar 2020

Estrelas do cinema como Meryl Streep fazem parte do elenco

“Mulheres têm mentes e almas, além de apenas corações. E elas têm ambições e talento, além de beleza”. Esse trecho impactante do longa Adoráveis Mulheres, é dito pela personagem Jo, ao explicar que o interesse das mulheres vai muito além do mundo afetivo.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A trama das quatro irmãs que têm de lidar com as pressões próprias da época, em meio às dificuldades vividas pela ida do pai para lutar na Guerra Civil, é um clássico que reaparece nas telonas pela sétima vez, com mais cor, beleza, força e personalidade.

O filme, que concorreu a seis categorias da maior premiação do cinema mundial e ganhou uma das mais visadas, a de Melhor Figurino, vale muito a pena ser visto. E agora, você vai entender melhor o porquê.

Little Women

O filme Adoráveis Mulheres é uma adaptação do clássico livro Little Women (1868),ou Mulherzinhas, em português, da estadunidense Louisa May Alcott. O livro, mundialmente famoso, é tido como autobiográfico, já que carrega uma forte bagagem da história da autora.

Trata-se da história das irmãs March, quatro jovens de personalidade distintas: Meg, tida como a mais desobediente entre as irmãs; Beth, a tímida pacificadora; Amy, mais vaidosa e orgulhosa; e Jo, impulsiva e de forte temperamento — inspirada na própria autora.

Essas quatro jovens têm de lidar, juntamente à mãe, Marmee, com a ausência da figura paterna que foi lutar na Guerra Civil americana, e, ao mesmo tempo, com as pressões exercidas pela sociedade para que elas se comportem como “mulheres direitas”, isto é, submissas à figura masculina — seja ela do pai ou do marido.

Atributos do filme

O filme Adoráveis Mulheres (2019), lançado no Brasil no início deste ano, é a sétima adaptação do livro de Louisa May Alcott para o cinema. A obra foi ainda reproduzida em diversas peças de teatro mundo afora, sendo um verdadeiro clássico mundial.

No entanto, a adaptação de Greta Gerwig vem com tudo este ano, algo que é facilmente percebido devido às seis indicações ao Oscar 2020: de Melhor Filme, Atriz, Atriz coadjuvante, Trilha sonora original, Roteiro adaptado e Melhor Figurino. Esta última categoria saindo vencedora graças ao trabalho da renomada figurinista Jacqueline Durran.

Com todo esse peso, já está explicado o porquê devemos assistir a esse clássico. Mas ainda há mais motivos.

“Lugar da mulher”

Em meio a uma sociedade muito machista, as irmãs March trazem à tona uma reflexão ainda muito pertinente nos dias de hoje: qual é o lugar da mulher.

Isso porque uma das irmãs, a Jo, interpretada pela jovem Saoirse Ronan, que já brilhou nas telonas ao protagonizar o filme Lady Bird (2017), sonha em ser escritora em um momento da História em que os únicos papéis que cabiam às mulheres eram os de donas de casa, mães e esposas.

Ao mesmo tempo, ela, as outras irmãs e a própria mãe têm de lidar com os preconceitos e as pressões daquela época, principalmente por conta da ausência da figura masculina dentro de casa.

Clássico

Os clássicos têm o seu lugar. E com Adoráveis Mulheres não é diferente. Para quem nunca leu a obra original, essa é uma ótima oportunidade para conhecer e se encantar com a reflexão e força de sua matéria. O livro, de domínio público, é fácil de ser encontrado.

Atuação impecável de Meryl Streep

Mais uma vez, a atriz Meryl Streep nos oferece um show de atuação, dessa vez como a rica, debochada e super conservadora tia das irmãs March. Dessa vez, ela aparece como uma solteirona que não admite que as sobrinhas tenham outro destino que não um bom casamento.

Ao mesmo tempo, a personagem de temperamento difícil e língua ácida, traz vários ensinamentos às jovens garotas.

Fotografia

Um dos aspectos que mais chama atenção no filme é a fotografia. O filme é ambientado nos Estados Unidos de 1860 e, por isso mesmo, tem esse aspecto de ser um filme de época.

Mas, ao mesmo tempo, a beleza com que os cenários são construídos e como as luzes refletem em diferentes momentos da trama, fazem da fotografia algo, no mínimo, digno de aplausos.

Nova geração de atrizes

Não dá para se esquecer de que o filme traz como protagonistas jovens atrizes que são tidas como grandes promessas do cinema atual. Além de Saoirse Ronan, estão presentes Emma Watson, a inesquecível Hermione, de Harry Potter, e Florence Pugh, a Katherine, de Lady Macbeth (2016).

(Foto: Adenilson Nunes/GOV-BA)

IBGE aponta crescimento de 0,8% para safra de algodão em 2020 na Bahia

Ilustração (Foto: Divulgação)

Brechó de luxo, online e por segmento: como e por que esse tipo de comércio ampliou seu sucesso