em

Rio de Janeiro para quem tem pressa: dicas para montar um roteiro de viagem curto

Saiba o que visitar na Cidade Maravilhosa em um final de semana

O Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, é sem dúvidas um dos locais mais aclamados do Brasil (e do mundo) para se turistar. Com belas paisagens e passeios totalmente na natureza, o Rio consegue conciliar a natureza com a cidade do jeitinho carioca de ser. E é privilegiado quem pode passar um final de semana na cidade, pois bastam apenas dois dias para você se apaixonar pelo Rio. E se você quiser dar uma escapada no final de semana para um lugar cheio de coisas para fazer, fique de olho nestas dicas para montar um roteiro de viagem para quem tem pressa!

O começo de tudo: onde se hospedar

A hospedagem, assim como em uma grande metrópole, deve ser focada em locais com fácil acesso aos pontos turísticos que você vai visitar. Apesar de ser menor do que São Paulo, por exemplo, o Rio também tem linhas de metrô que ajudam muito, tanto os moradores locais, quanto os turistas, na hora de passear. Os bairros mais cobiçados do Rio, como Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo, são ótimos por estarem próximos aos principais locais turísticos e terem bom acesso de transporte público, mas outros bairros, como a Lapa, o Centro e Santa Teresa, também valem a pena, apesar de serem mais perigosos durante a noite. Por isso, prefira estes bairros na hora de se hospedar.

O que visitar

Sem dúvidas, o que vale a pena ser vivido no final de semana no Rio são as praias maravilhosas. O posto 9 da Praia de Ipanema e a Praia do Leme são cartões-postais da cidade, e você consegue viver aquela rotina de hotel-praia-hotel-praia numa boa. Também vale a pena ver a praia de Copacabana e apreciar o pôr do sol no Arpoador, entre as praias de Copacabana e Ipanema.

E para não deixar faltar os principais pontos turísticos, o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar também são ótimos para curtir um passeio característico da cidade e bater aquela foto maravilhosa de recordação. Vale a pena também apostar em tours, que oferecem passeios por toda a cidade, passando por pontos turísticos e históricos.

Apesar do roteiro curto, quem visita o Rio de Janeiro costuma voltar – e, inclusive, se apaixonar pela cidade, a ponto de se mudar, e a procura por concursos abertos no RJ e empregos na região é um exemplo disso.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile