(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
em

Tendência de viagem pós-pandemia: turismo religioso

Pós-pandemia poderá ter alta procura por destinos religiosos, como Terra Santa e Aparecida do Norte

Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, as notícias começam a ser boas para quem quer viajar – e, consequentemente, para o setor do turismo. Após mais de um ano paralisados, devido ao isolamento social, medida para conter a contaminação de coronavírus, os estabelecimentos voltados para o setor respiraram por aparelhos para conseguir sobreviver; não à toa, diversos hotéis, pousadas e parques precisaram fechar as portas entre o período de março de 2020 e o segundo semestre de 2021. Porém, agora que o Brasil já tem mais de 40% da população vacinada, a história começa a mudar.

Uma das grandes tendências para o mundo do turismo nos próximos meses é o aumento do turismo religioso, isto é, os destinos que guardam histórias sobre religião de alguma maneira. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, em tempos normais, o turismo religioso movimenta mais de 330 milhões de pessoas por ano e gera um lucro de R$ 18 bilhões anuais. No Brasil, mais de 360 mil turistas vinham em busca de turismo religioso em 2019; em 2020, porém, o número caiu para 5.800. Para 2022, a expectativa é de que os números voltem a subir aos patamares normais do setor. 

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros para turismo religioso é Aparecida do Norte, que fica localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro (exatamente no limiar dos dois estados). O Santuário Nacional de Aparecida atrai milhares de devotos. Salvador, na Bahia, também é um dos principais destinos. Justamente por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, Salvador guarda diversos pontos turísticos, que se interligam com as religiões e a história do povo brasileiro, como na Igreja do Senhor do Bonfim. A capital baiana é onde também está localizado o Santuário de Santa Dulce dos Pobres – local dedicado à primeira santa brasileira, canonizada em 2019, após ter dois milagres reconhecidos.

Destinos internacionais, como Machu Picchu (Peru) e Terra Santa (Israel, Jordânia e Cisjordânia), também são alguns dos mais procurados. Machu Picchu por ser considerado um santuário a céu aberto, com belas paisagens e beleza inigualável, que também guarda a Pirâmide Intihuatana e o Grupo das Três Portas na trilha inca. Já na Terra Santa, que é o destino religioso mais procurado pelos brasileiros fora do Brasil, o Muro das Lamentações e o Santo Sepulcro, em Jerusalém, são capazes de emocionar qualquer um que passe por ali.

Com a flexibilização de alguns países para o recebimento de turistas internacionais, as buscas por passagens aéreas para estes locais também terão a tendência de aumentar nos próximos meses, movimentando o turismo religioso e fazendo com que a vida volte um pouco mais ao que era antes da pandemia.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Sesab)

Bahia registra 190 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 589 novos casos de Covid-19 e mais 10 óbitos pela doença