em

4 cidades brasileiras que combinam com o inverno

Confira 4 destinos que são verdadeiros refúgios invernais

O inverno é a estação do ano queridinha de muitos, e com a chegada das baixas temperaturas existem alguns destinos que se tornam ainda mais especiais para quem está planejando viajar.

Com belas paisagens e programas especiais, com lareira, fondue e chocolate quente, até aqueles viajantes que preferem o calor do verão se renderão aos encantos de algumas das cidades mais charmosas do Brasil no inverno.

Confira 4 destinos que são verdadeiros refúgios invernais

Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos (RS)

Frio e vinho são uma excelente combinação, por isso o inverno é a estação perfeita para conhecer a maior e mais importante região vinícola do Brasil. Vá para Bento Gonçalves e desfrute da belíssima – e deliciosa – região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Conhecida como a Toscana brasileira, nesta região a sugestão é conhecer as diferentes vinícolas, desde as maiores, como a Casa Valduga e a Miolo, até as menores, onde você poderá ter contato direto com os produtores e apreciar mais de perto um pouco do cotidiano dessas famílias.

No seu roteiro, inclua a degustação de ótimos rótulos nacionais e não se esqueça de apreciar as delícias com influência italiana servidas pela culinária local.

Ouro Preto e as belezas históricas de Minas Gerais (MG)

Ouro Preto é aquele destino que todo viajante precisa conhecer. A sensação na cidade é de mergulhar em uma obra barroca. A cidade histórica, que possui o maior conjunto barroco do mundo, é ótima para conhecer a pé, pois as belezas estão espalhadas por todos os cantinhos.

As ladeiras de Ouro Preto, cheias de casinhas com detalhes coloridos, lojinhas e restaurantes, são um convite para um passeio romântico ou até mesmo em família. A vantagem de visitar a cidade no inverno é que por ser uma época de seca, há poucas chances de passear sob a chuva.

Em 1980 Ouro Preto foi declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, além de já ter sido declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938. Ou seja, é um local imperdível.

Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira (SP)

Destino queridinho dos paulistas, Campos do Jordão é um destino que associamos ao inverno automaticamente. Isso acontece porque é nessa estação do ano que o clima romântico e acolhedor das montanhas na Serra da Mantiqueira está mais aflorado.

Entre os principais passeios para o dia, você pode subir o Pico do Itapeva para admirar a vista das 15 cidades que compõem a região do Vale do Paraíba, passear pelos belíssimos jardins do Parque Amantikir, conhecer o Horto Florestal e ouvir uma boa música clássica no Festival de Inverno.

Para a noite, você pode aproveitar os vários restaurantes da região, que oferecem fondues, bons vinhos e ótima comida. Já para se hospedar, você pode escolher um dos vários chalés de Campos e aproveitar uma lareira quentinha.

Curitiba e seu inverno florido (PR)

Considerada a capital mais fria do país, Curitiba não poderia ficar fora da lista. Durante o inverno a cidade fica mais colorida com a floração das cerejeiras e ipês e se torna o cenário perfeito para um passeio romântico.

Lá existem várias atrações turísticas que agradam a diferentes perfis de turistas, como o famoso Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Museu Oscar Niemeyer e o Paço da Liberdade, por exemplo. Para quem quiser, dá para ter uma vista 360º da cidade na Torre Panorâmica, um passeio que vale a pena.

Turismo regional

Neste contexto de pandemia e com o calendário de vacinação avançando pelo país, mais pessoas têm planejado voltar a viajar, e o mais comum tem sido a opção pelo turismo regional, ou seja, viagens a locais mais próximos, principalmente pela incerteza causada pela Covid-19 e, em alguns casos, impossibilidade de entrar em outros países neste momento.

Por isso tem sido cada vez mais comum a procura de passagens para lugares próximos, como passagem Porto Alegre para Curitiba ou São Paulo para Rio de Janeiro, por exemplo. Para quem deseja aproveitar o inverno em um destino mais próximo, o que não faltam são opções de locais acolhedores e com diversas opções de programas.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile