em

8 pontos turísticos que já estão abertos no Brasil

Saiba como está a abertura dos pontos turísticos nos principais destinos do Brasil

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A pandemia causada pelo Covid-19 acabou atrapalhando os planos de muitas pessoas que planejavam viajar, passear ou celebrar algum evento importante, como casamentos, aniversários e datas comemorativas. 

Entretanto, o avanço da vacinação permitiu que alguns destinos voltassem a receber turistas, ainda que aos poucos e com algumas restrições importantes: distanciamento, uso obrigatório de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e redução da capacidade de pessoas no ambiente. 

Vamos listar os 8 pontos turísticos que já estão abertos no Brasil para você aproveitar com segurança e tranquilidade! Confira:

Alagoas

Em Maceió e no interior do estado de Alagoas, alguns pontos turísticos voltaram desde o final de julho. As praias também estão abertas para banhistas, mas ainda é proibido gerar aglomeração e consumir bebidas alcoólicas. 

O funcionamento das barracas de praia já foram autorizados e os guarda-sóis alugados devem manter uma distância mínima de 3 metros. Os bares, feiras de artesanato, restaurantes e passeios também voltaram a funcionar.

Em Maceió, Maragogi e São Miguel dos Milagres, por exemplo, os restaurantes, feiras de artesanato e bares podem abrir diariamente até a meia noite. As praias já estão abertas todos os dias da semana.

Rio de Janeiro. Foro: Pixabay
(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Rio de Janeiro

Assim como São Paulo, o Rio de Janeiro é uma das capitais mais importantes do Brasil, principalmente quando o assunto é o turismo. 

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), é possível conferir algumas informações básicas sobre os serviços turísticos disponíveis, basta acessar o site Turismo Consciente. 

O site informa o que está em funcionamento em cada cidade, quais são os acessos aos status dos meios de hospedagem, bares, restaurantes, praias, parques, entre outros acessos às cidades. 

Na capital do Rio de Janeiro, os bares e restaurantes já estão funcionando e as praias estão liberadas para esportes e banho de mar, mas ainda não é permitido aglomeração e banho de sol.

Confira algumas informações sobre os pontos turísticos no Rio de Janeiro:

  • Jardim Botânico: funcionando com hora marcada;
  • Cristo Redentor, Pão de Açúcar, AquaRio e roda gigante RioStar já estão abertos;
  • Angra dos Reis e Ilha Grande: bares, restaurantes e praias estão abertos, é preciso apresentar um QR Code para embarcar na ilha e os passeios de barco voltaram a ser permitidos com algumas restrições;
  • Búzios: praias estão liberadas apenas para atividades físicas. O pernoite é obrigatório. Para passar pela barreira de entrada, é necessário apresentar confirmação de reserva. Os bares e restaurantes estão abertos desde Abril;
  • Paraty: bares, restaurantes e praias estão abertos e ainda há uma barreira sanitária que pede comprovante de reserva de hospedagem.

Rio Grande do Sul

Aparados da Serra: restaurantes podem abrir diariamente até a meia-noite e os atrativos estão funcionando com restrição de capacidade;

Gramado e Canela: os restaurantes podem abrir diariamente até a meia-noite e os atrativos estão funcionando com restrição de capacidade;

Porto Alegre: os serviços em Porto Alegre funcionam sem restrição de horários, apenas com restrição de capacidade.

Amazonas

Manaus: os restaurantes e bares podem abrir de 2ª a sábado até 23h, e domingo até 22h, com 50% de capacidade. Balneários também podem funcionar com 50% da capacidade mas vigora um toque de recolher entre 0h e 6h;

Novo Airão: assim como em Manaus, os restaurantes e bares podem abrir de 2ª a sábado até 23h, e domingo até 22h, com 50% de capacidade. Balneários também podem funcionar com 50% da capacidade mas vigora um toque de recolher entre 0h e 6h.

Bahia

Salvador: restaurantes podem abrir até as 2h. Não há mais toque de recolher e as praias de Salvador estão liberadas para uso todos os dias – com exceção do Porto da Barra, que abre de terça a domingo;

Ilhéus: desde 6 de agosto restaurantes não tem hora para fechar. Não há mais toque de recolher e as praias estão abertas;

Chapada Diamantina: assim como em Ilhéus, desde 6 de agosto os restaurantes não têm horário para fechar e não há mais toque de recolher. Algumas trilhas a partir do Vale do Capão reabriram: entre elas, cachoeira da Fumaça por cima e por baixo, travessia Lençóis-Capão e Poço do Gavião.

Goiás

Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso permite o funcionamento de bares e restaurantes até as 22h e os atrativos estão abertos. A Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante, fechou no início da pandemia e ainda não reabriu;

Caldas Novas: os restaurantes e bares podem abrir até a meia-noite e as atrações podem funcionar com 50% de capacidade.

Maranhão

Lençóis Maranhenses: bares e restaurantes podem atender até a meia-noite;

São Luís: bares e restaurantes podem atender até a meia-noite.

São Paulo

O estado de São Paulo bateu recorde de casos de Covid-19, sendo mais de 950 mil casos, por isso, o plano de abertura do estado foi dividido em cinco fases: 

  • Fase vermelha: restrição de atividades não essenciais;
  • Fase laranja: etapas classificadas como controle;
  • Fase amarela: maior flexibilização;
  • Fase verde: abertura parcial;
  • Fase azul: normal controlado.

O comércio já foi autorizado a abrir normalmente na capital e não há mais restrições de horários ou capacidade dos restaurantes e do comércio.

Entretanto, o uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel continua sendo obrigatório, além da medição de temperatura na entrada dos ambientes. 

Em Campos do Jordão, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba também não há mais restrições de horários ou capacidade dos restaurantes e do comércio, assim como na capital. 

Boituva

Localizada a somente 117 quilômetros de São Paulo, a cidade de Boituva tornou-se um destino certo para aventureiros e recebe muitos paulistanos, principalmente nos fins de semana. Atrações como rafting e paintball são muito procuradas. 

Por fim, é o lugar perfeito para andar de balão ou pular de paraquedas em SP, além de ter uma vista impressionante, Boituva é muito conhecida pelos saltos e voos que acontecem quase diariamente e impressionam os turistas.

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 844 novos casos de Covid-19 e mais 20 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Brasil conta com mais de 82,6 milhões de usuários no universo digital de games