em

Principais festas típicas do Nordeste

Conheça as plurais festividades da região

Além de conhecer as melhores praias do Nordeste, sua viagem à região pode incluir uma das diversas festas típicas locais. Nelas você poderá conhecer a fundo a cultura de cada localidade. Se seu destino é a Bahia, você pode agendar sua viagem para alguma das grandes festividades locais, como o Carnaval, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim.

Carnaval baiano

O carnaval da Bahia é um dos maiores do Brasil. Milhares de turistas apostam em Salvador para acompanhar os trios elétricos de axé e seguir os blocos afros, como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi e o desfile do Olodum. 

Festa de Iemanjá

Realizada sempre no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, Salvador, a festa para a Rainha do Mar é a maior manifestação pública do candomblé no estado. Uma multidão vestida de azul e branco vai à praia enviar flores e presentes para a entidade sagrada, ocorrendo um cortejo marítimo para entrega das oferendas.

(Foto: Manu Dias/ GOVBA)
(Foto: Manu Dias/ GOVBA)

Lavagem do Bonfim 

A Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim ocorre sempre em uma quinta-feira do mês de janeiro, em Salvador, mas não tem data fixa. Ela é uma festa inter-religiosa, expressando o sincretismo entre o candomblé e o catolicismo, presentes na Bahia. Nosso Senhor do Bonfim é sincretizado com Oxalá, orixá associado à criação do mundo e da humanidade. 

O festejo se inicia com a saída do tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que segue até o alto do Bonfim, onde por fim, ocorre a lavagem das escadarias e do átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim com vassouras e água de cheiro.

Se o seu desejo é festejar São João e conhecer as tradições sertanejas do Nordeste, várias cidades podem ser seu destino.

São João de Campina Grande

Na Paraíba está o “Maior São João do Mundo”, como é conhecido o São João de Campina Grande, cidade do interior do estado. A festa ocorre o mês inteiro entre junho e julho. Uma das atrações do festejo é o Forró nos Trilhos, uma locomotiva com sete vagões lotados de gente e de muito forró pé-de-serrá, o tradicional da região. À noite a festa acontece no Parque do Povo, complexo com mais de 42 mil metros quadrados decorado com réplicas dos prédios históricos da cidade. No parque ocorrem shows de atrações locais e nacionais, além da exibição de quadrilhas juninas.

Forró Caju

Em Aracaju, capital de Sergipe, também tem São João, um dos melhores do Brasil. Na cidade são montados dois polos festivos que atraem milhares de pessoas: o Arraiá do Povo, uma cidade cenográfica na Praia de Atalaia, onde se realizam shows de forró e exibições de quadrilhas e grupos folclóricos; e o Forró Caju, um palco montado no centro da cidade, onde acontecem shows de grande porte. 

Mossoró Cidade Junina

Se em junho o seu destino é o Rio Grande do Norte ou o Ceará, vale a pena incluir Mossoró no seu roteiro. Todos os anos cerca de 1 milhão de pessoas participam do festejo, que dura 30 dias. O evento ocorre no Corredor Cultural, uma estrutura de quase 50 mil metros quadrados com palcos onde se realizam shows locais e nacionais, barracas, camarotes, restaurantes, bares e o tradicional circo do forró.

Uma das principais atrações do Mossoró Cidade Junina é o espetáculo “Chuva de Bala no país de Mossoró”, que conta a história de resistência do povo mossoroense frente a Lampião e seu bando. Outra atração é o concurso de quadrilhas juninas estilizadas, que recebe grupos de todo o país para competir. Assim, você pode conhecer o melhor dessa expressão cultural.

São João de Caruaru

Segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes, o São João de Caruaru, no interior de Pernambuco, é a maior festa regional ao ar livre do mundo. Esse já é motivo suficiente para conhecê-la, não é? O evento reúne mais de um milhão de pessoas.

A festa dura 30 dias e acontece no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com cerca de 44 mil metros quadrados. A programação é intensa e conta com muito forró, estrelas nacionais, quadrilhas juninas e apresentações folclóricas. São atrações o tradicional balão gigante e o Festival de Comidas Gigantes, onde as pessoas apresentam diversas comidas típicas, como cuscuz, canjica e mungunzá, só que em versões bem maiores.

Carnaval de Pernambuco

Mudando de ares, outra grande festividade em Pernambuco é o Carnaval. Além do tradicional e diversificado festejo em Recife e Olinda, que move multidões, existe o carnaval das cidades interioranas, como Bezerro e Nazaré da Mata. Em Bezerros ocorre o desfile dos papangus, onde as pessoas saem pelas ruas mascaradas e fantasiadas. Em Nazaré há o cortejo dos Maracatus Rurais, importante expressão cultural da região.

(Foto: Divulgação)

Bermuda de sarja: saiba como criar looks masculinos com a peça curinga

(Foto: Sesab)

Bahia registra 1.811 novos casos de Covid-19 e mais 84 óbitos pela doença