em

5 comidas típicas do Sul do Brasil

Muito mais do que o churrasco, o Rio Grande do Sul é berço de uma farta gastronomia; confira os principais pratos

(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

A culinária gaúcha se destaca entre as mais ricas do Brasil. Entre os principais motivos está a herança das culturas italiana, alemã, portuguesa, espanhola e africana, devido ao intenso movimento de imigração na região sul do país, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. O resultado dessa mistura é uma farta gastronomia. Conheça os melhores pratos da região, que podem ser encontrados em diversos restaurantes em Porto Alegre

1. Vovó Sentada

A Vovó Sentada é um biscoito assado em formato de V, crocante e que pode ser servido como petisco. É um prato gaúcho, de nome exótico e pouco conhecido pelo Brasil afora. Além das receitas caseiras, passadas de geração em geração, também é possível comer os biscoitos Vovó Sentada comprados em supermercados. 

2. Arroz Carreteiro

Sem dúvidas, o arroz carreteiro é o prato gaúcho mais famoso do Brasil, embora seja amplamente adaptado a outras culinárias regionais, como em Goiás e em Minas. A receita tem como base a charque ou a carne-de-sol e arroz, tendo sido criada por mercadores que atravessavam os pampas gaúchos em carros de boi. Para ficar ainda melhor, a dica é temperar o prato com pimenta e acompanhar com vinagrete.

3. Costela Assada

O churrasco gaúcho é muito famoso em todo o país. Mais do que a costela de vaca, a região também oferece opções de costela de carneiro e de porco assadas e temperadas com sal grosso. Além do formato tradicional do churrasco, feito em churrasqueira, a costela assada no fogo de chão é ainda mais típica e deliciosa. 

4.  Tainha na Taquara

Muito além da carne vermelha, a culinária gaúcha também conta com iguarias marítimas. Bastante tradicional da região do Guaíba e do litoral sul do estado, a Tainha na Taquara é um prato típico do Rio Grande do Sul, que consiste no peixe bem temperado assado na taquara, isto é, um espeto feito de bambu.

5. Paçoca de Pinhão com Carne Assada

Comidas com ingredientes regionais também são comuns no Rio Grande do Sul. O pinhão, por exemplo, faz parte da culinária regional e está presente em pratos típicos gaúchos, como a tradicional paçoca que é servida com carne assada, seja lombo de porco, salsichão, bacon ou carne bovina.

Foto: Divulgação

MPF aciona dois ex-prefeitos de Angical (BA) e requer suspensão de contrato advocatício de R$ 2,7 mi com precatórios do Fundef

Cursos da UNIFASB se destacam na avaliação do Guia Estadão. Foto: Divulgação

Decreto que proíbe aulas presenciais na Bahia é prorrogado até 14 de março