em

Governo Federal anuncia plano de Retomada do Turismo

Anunciado em novembro, programa foi organizado em quatro eixos que prezam pelos empregos no segmento de turismo, biossegurança da população, melhorias nos destinos e incentivo às viagens

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Depois de meses em isolamento social e com a retomada gradual das atividades turísticas, muitas pessoas planejam aproveitar o final de ano e o período de verão para viajar. Contudo, a pandemia ainda não acabou e os cuidados com a higiene e segurança devem ser mantidos para evitar o contágio do coronavírus.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo anunciou em novembro o plano de Retomada do Turismo, iniciativa que inclui projetos e ações que buscam resultados efetivos e concretos para a área até o final de julho de 2021. Com o objetivo de retomar o turismo brasileiro com segurança e responsabilidade, além de recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela pandemia de Covid-19, as medidas reúnem esforços tanto da iniciativa pública quanto privada e do terceiro setor, além do Sistema S (que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae).

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

O evento para anunciar o plano aconteceu no dia 11 de novembro, no Palácio do Planalto, na presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro. “O que acontece aqui hoje é uma grande coalizão, uma grande aliança em favor da retomada do turismo brasileiro”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O programa de Retomada do Turismo foi estruturado em quatro eixos: implantação de protocolos de biossegurança; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; preservação de empresas e empregos no setor de turismo; e promoção e incentivo às viagens no país. As ações previstas incluem o incentivo ao turismo natural e cursos sobre protocolos sanitários, bem como a melhoria na qualificação dos profissionais do setor. Quanto à economia, há ações para reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos. Além disso, o programa inclui obras de melhorias na infraestrutura dos destinos turísticos.

Turismo com responsabilidade e segurança

A retomada do turismo deve ser feita com responsabilidade, unindo o lazer dos viajantes com a segurança de toda a população durante e depois da pandemia. Portanto, para promover o Plano, foi lançada a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”, que inclui uma série de vídeos voltada à divulgação e promoção dos destinos turísticos no país.

Além da campanha, o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável e afirmou que o Brasil foi um dos 10 primeiros países no mundo a ter protocolos oficiais de biossegurança para o setor, com mais de 23 mil estabelecimentos inscritos nestes protocolos. Sendo assim, aos brasileiros que já querem planejar suas próximas viagens, podem buscar por destinos e estabelecimentos que cumprem com as medidas de segurança impostas pelo Governo. Além da escolha do destino ideal, uma dica é planejar com antecedência. Diversas empresas de viagens e hotelaria fazem promoções para o período de férias, oferecendo descontos e condições especiais, como a oferta de cupons ClickBus, que favorece o aquecimento do turismo nacional e ajuda o brasileiro a viajar pagando menos.

(Foto: Divulgação)

2020: o ano do fim do mundo… como o conhecemos

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

5 dicas para aumentar o score de crédito