em

Dia do Viajante: 6 dicas para você planejar sua viagem

Mesmo que você já seja um viajante experiente, é sempre bom ter em mente algumas informações na hora de planejar sua viagem

Semíramis Moreira – redação Hurb

O dia do viajante é comemorado todo dia 25 de julho. Mais do que uma data comercial, um momento para pensar como é bom viajar e nos aventurar por novos caminhos, experimentando novos sabores e descobrindo novas culturas.

Pensando nisso, o Hurb selecionou seis dicas para você planejar sua viagem. Mesmo que você já seja um viajante experiente, é sempre bom ter em mente algumas informações na hora de planejar sua viagem, vamos conferir?

Planeje sua viagem com antecedência

Comece pela escolha de um destino – quais as curiosidades que há nele, o que mais atrai nesse lugar? Gosto da cultura, da gastronomia, da musicalidade? Em sua primeira viagem, o ideal é escolher um lugar que você tenha grande afinidade. Se você quer aproveitar turismo aventura, Minas Gerais; se você gosta das grandes metrópoles, você encontrará sua casa no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Como viajar?

Você pode viajar comprando os itens de sua viagem separadamente, é claro. Passagens aéreas podem ser bem mais baratas se você comprar com, pelo menos, três meses de antecedência e fora da alta temporada. Os hotéis e os ingressos para passeios seguem a mesma dinâmica: fazer a reserva com pelo menos três meses de antecedência.

Entretanto, tudo isso pode ser bastante trabalhoso e, algumas vezes, inseguro porque alguns hotéis e companhias aéreas vendem mais lugares do que podem comportar e você terá que aguardar numa fila de espera.

Por isso, a melhor alternativa para quem quer viajar, aproveitar cada momento e não esquentar muito a cabeça é adquirir um bom pacote de viagens. Você terá todo o suporte da agência de viagens e sua viagem garantida por um valor que você pode pagar. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Comece com um pacote nacional

O Brasil é imenso e multicultural! Por isso, conhecer bem nossas regiões já é um bom começo! Para quem mora no paraíso do Nordeste, que tal conhecer as belezas do Sul? Há passeios interessantes pela Serra Gaúcha, como rotas cervejeiras, enoturismo e paisagens de serra belíssimas, ideais para uma viagem de lua de mel.  Agora se o seu lance é conhecer águas limpinhas, rios e ecoturismo associado com clima de fazenda, você não deve deixar de conhecer os encantos de Mato Grosso do Sul.   

Quantas pessoas vão com você?

Se você vai sozinho, legal, mas se você considerar uma viagem para duas pessoas ou mesmo umaviagem em família deverá conciliar as atividades para todos. Gramado e Canela são cidades turísticas ideais para viajar com as crianças. Os amigos da melhor idade preferem lugares aprazíveis como Campos do Jordão ou Poços de Caldas. Viajar com outras pessoas torna o passeio mais divertido!  

Também defina um número de dias para realizar a viagem: devemos conciliar todas as atividades dentro do limite de dias no pacote. Assim, você não fica com aquela sensação que poderia ter aproveitado um pouco mais.

Atenção para os gastos extras

Nem tudo é tão barato ou grátis, portanto, ao se programar para realizar uma viagem esteja consciente de que as contas mensais não pedem férias. Para você viajar e aproveitar tudo que o destino possa te proporcionar, você deverá ter um dinheirinho guardado para comprar os ingressos, alimentar-se e trazer as famosas lembrancinhas de viagem. Porém, não se esqueça de tomar alguns cuidados como não exagerar no uso do cartão de crédito ou pedir empréstimos para esse fim: o que pode tornar seu sonho num pesadelo.

Seja esperto!

Não caia na conversa de empresas que oferecem pacotes muito tentadores: na dúvida, procure informações relevantes em sites como o Reclame Aqui, Cadastur do Ministério do Turismo e até mesmo nos comentários das redes sociais e veja a reputação das agências de viagem. Empresas confiáveis podem oferecer pacotes mais em conta, por um valor que você pode pagar, muitas vezes, sem juros e sem pegadinhas.

O Hurb valoriza o que é importante: você. Conheça nossas promoções e viva mais histórias.

Conteúdo Hurb

Conteúdo exclusivo de Hurb, parceiro do Folha Geral

Sair da versão mobile