em

Conheça as principais atrações do centro histórico de São Paulo

Uma das regiões mais históricas da cidade, o centro da capital paulista possui muitos pontos turísticos. Saiba quais são os principais

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nada como conhecer lugares antigos e bonitos, não é mesmo? É sempre agradável tirar muitas fotos e aprender um pouco mais. A maior cidade do país te possibilita isso e muito mais.

Uma das regiões mais culturalmente ricas de São Paulo é seu centro histórico. Os imóveis antigos do centro paulistano contêm séculos de história dentro de suas paredes, por isso são uma boa opção para os curiosos que desejam saber mais sobre o local. Conheça, agora, alguns dos lugares mais famosos da região!

Pateo do Collegio

O local foi sede da primeira missão jesuíta de São Paulo, ocorrida em 1554, contendo um grande acervo sobre a origem da cidade. Infelizmente, a estrutura original sofreu demolição, durante o século XIX,  e a construção atual é uma réplica, finalizada em 1979.

No aspecto cultural, concentra o Museu Anchieta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e a Biblioteca Padre Antônio Vieira. Para quem tem interesse em religiosidades, o local ainda conta com a Igreja São José de Anchieta.

Rua 25 de Março

Tida como um dos principais pontos de comércio do Brasil e conhecida  por seu movimento intenso durante todo o dia, a famosa rua não poderia faltar nesta lista. Criada, em 1825, pelos imigrantes árabes interessados em montar uma rede de negócios, a ideia deu certo e, hoje, é impossível pensar em comprar algo por um preço em conta sem lembrar da Rua 25 de Março.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Com fundação no ano de 1827, o prédio dedicado aos estudantes de direito da USP conta com uma arquitetura belíssima. Ele fica no Largo São Francisco e já esteve presente em alguns dos momentos mais importantes da política nacional, como o movimento das Diretas Já.

Sede da Bovespa

Fundado em 1890, o prédio chama a atenção por seu exterior com arquitetura com base europeia. Além da beleza, o local também concentra um enorme centro financeiro, sendo o maior eixo de relações de comércio de toda a América Latina.

Estação Luz

Além de ser uma das estações de metrô mais movimentadas de São Paulo, possui um prédio incrível. É um prato cheio para quem gosta de arquitetura e história. A construção foi inspirada na Abadia de Westminster, localizada em território londrino. Para completar o passeio, ainda tem o Museu da Língua Portuguesa logo ao lado, mas ele se encontra com atividades suspensas devido ao COVID-19.

Edifício Martinelli

A imponente construção foi o primeiro arranha-céu da América Latina, sendo inaugurado em 1929, com o projeto do empresário ítalo-brasileiro Giuseppe Martinelli. Passou por várias mudanças ao longo dos anos, transformando-se de prédio de luxo a local abandonado e repleto de tráfico de drogas. Atualmente, é possível visitá-lo, sendo necessário marcar horário.

Mercado Municipal de São Paulo

O famoso Mercadão foi inaugurado em 1933, reunindo centenas de pequenos comércios de frutas, verduras e laticínios, além de uma área repleta de lanchonetes. Hoje, é um dos principais pontos turísticos de São Paulo, reunindo muitas opções de compra de alimentos a um baixo preço. É obrigatório, ao menos, comer o lendário sanduíche de mortadela gigante vendido, tradicionalmente, no local.

Catedral da Sé

A construção mais marcante do centro de São Paulo foi estabelecida em 1954 e guarda, até hoje, os restos mortais de figuras importantíssimas na história brasileira, como o cacique Tibiriçá e os padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega. A primeira catedral foi construída em estilo barroco em 1764, mas foi demolida em 1912 para a construção da atual.

(Foto: Romildo Jesus)

Mais cinco cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 79

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Procon-BA encontra infrações em 38 sites de vendas