em

Florianópolis longe do agito: praias para curtir tranquilamente

Capital de Santa Catarina também tem opções de lazer para quem busca por sossego

Ilustração. Foto: Pixabay

Conhecida como a Ilha da Magia, a cidade de Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Também é lembrada por ser a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ela possui diversos lugares encantadores e bem badalados, mas existem praias maravilhosas e sossegadas. Venha conhecer esses locais paradisíacos para aproveitar sozinho ou em família. 

Pântano do Sul

A praia fica situada no sul da ilha e está longe do centro da cidade — aproximadamente a 26 km. Contudo, a distância é recompensada pela beleza do lugar. O mar tranquilo de Pântano do Sul é ideal para quem quer tomar banhos de mar, ficar com os filhos ou praticar stand up paddle. 

O local tem ótima infraestrutura, com excelentes restaurantes. Como a praia é uma das principais comunidades pesqueiras de Florianópolis, por ali existem diversos 

restaurantes especializados nesses pratos. Você vai encontrar excelentes pescados e frutos-do-mar. É o lugar exato para você se hospedar e passar férias com sua família.

Praia dos Naufragados

A Praia dos Naufragados fica colada no extremo sul da ilha, perto da Praia do Saquinho, e só é acessada por meio de uma trilha. Estima-se que a trilha possui cerca de 3 km. Pela sua distância, o local também costuma ser muito tranquilo e indicado para quem quer dias de tranquilidade em uma paisagem bem natural, já que a Praia dos Naufragados está localizada em uma área de preservação pertencente ao Parque Estadual do Tabuleiro. 

O local é cercado de natureza e possui até pequenas cachoeiras, por isso é possível realizar algumas atividade de ecoturismo. Todavia, a região preserva a história de Florianópolis e do estado de Santa Catarina. Lá, estão as ruínas de engenho de farinha e o Farol de Naufragados, que conta com três canhões de proteção que eram usados para proteger a baía dos invasores alemães na Segunda Guerra Mundial.

Morro das Pedras

Morro das Pedras está localizada ao lado da praia do Campeche, no entanto, é muito menos agitada. Morro das Pedras tem esse nome por causa das pedras que a cercam, dando uma elegância a mais à sua paisagem. A comunidade nativa está bem presente e ainda mantém boa parte da natureza, que torna o local perfeito para quem precisa de dias longe de agitos. 

O ideal para visitar todas essas praias e lugares paradisíacos é usar o serviço de aluguel de carros em Florianópolis, para que você tenha conforto, comodidade e segurança.

Outros lugares

Além das praias tranquilas, não podemos deixar de citar outros lugares históricos, como a Praça XV de Novembro, as Fortalezas, o Teatro Álvaro de Carvalho e a mais conhecida de todas, que é a Ponte Hercílio Luz. Essa última é a maior ponte pênsil do Brasil e foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis, em 4 de agosto de 1992.

Ultrapassagens proibidas podem causar mais acidentes neste Natal. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Ultrapassagens proibidas podem causar mais acidentes neste Natal

Foto: Divulgação/Aiba

Natal Solidário da Aiba leva alegria para crianças carentes de Barreiras