em

Wi-Fi Brasil: 74,2% das instalações de internet em 2023 foram em escolas públicas do Nordeste

Este ano, foram instalados 1.287 pontos de conectividade em 613 municípios de todas as regiões do país. Região Nordeste foi a que mais recebeu instalações

Levar internet para as regiões mais remotas do Brasil e promover a inclusão digital de todos os cidadãos é prioridade do Governo Federal. Por meio do Programa Wi-Fi Brasil, só em 2023, o Ministério das Comunicações (MCom) já instalou 930 pontos de conectividade em 408 municípios da Região Nordeste. Desse total, 54,4% das instalações foram em área urbana e 45,5% em zona rural. 

“Com o Wi-Fi Brasil estamos levando internet aos quatro cantos do Brasil e priorizando as regiões que mais precisam dessa conectividade. Com isso, vamos promover a inclusão social que a nossa população tanto necessita. Esse é um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministério das Comunicações não está medindo esforços para atingir as metas estabelecidas”, destaca o ministro Juscelino Filho. 

A Bahia foi o estado com a maior quantidade de instalações (200), seguido por Maranhão (177), Ceará (145), Pernambuco (96), Piauí (96), Sergipe (75), Paraíba (53), Alagoas (48) e Rio Grande do Norte (40). 

Cerca de 902 escolas públicas do Nordeste passaram a contar com acesso à internet para seus alunos e a comunidade local em 2023, o que representa 74,2% do total de instalações em escolas feitas em todo o país por meio do Programa Wi-Fi Brasil. “Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos principais objetivos do programa”, acrescenta Juscelino Filho. 

O Wi-Fi Brasil leva internet por meio de fibra óptica e também via satélite. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade na banda Ka cobrindo todo o Território Nacional e a Amazônia Azul. O satélite foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude. 

Além do atendimento às instituições de ensino, o Programa instala gratuitamente antenas e roteadores em locais como delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, e telecentros comunitários, por exemplo. 

Atendimento

Em 2023 foram instalados 1.287 pontos de conectividade em 613 municípios de todas as regiões do país. Desse total, 63,2% das instalações foram em área urbana e 36,7% em zona rural. Cerca de 1.215 novas escolas públicas passaram a contar com acesso à internet, o que representa 94,4% do total de instalações realizadas pelo Programa Wi-Fi Brasil no ano de 2023. 

“É fundamental iniciar a inclusão digital pelas crianças para que elas tenham uma educação de qualidade. Além disso, vamos promover o desenvolvimento e garantir oportunidades para os estudantes e suas famílias”, diz o ministro da Comunicações. 

Como solicitar o serviço

Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. Os pedidos passam por uma análise técnica, além de ser verificada a disponibilidade contratual e financeira. Caso seja aprovado, o tempo estimado para instalação do serviço é de 60 dias a 90 dias.

GOV.BR

Conteúdo exclusivo da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal do Brasil.
*O conteúdo é colaborativo e gratuito distribuído através de release e não representa a posição ou opinião do Folha Geral.

(Foto: Jcomp/Freepik)

Grandes jogos que marcaram a atual edição da Liga Europa

(Foto: Divulgação)

Bolsa Família inclui um milhão de famílias e bate recorde de valor médio: R$ 672,45