em

O “novo inglês”: Excel é requisito básico para vagas de emprego em diversas áreas

Com o aumento da demanda na área de análise de dados, ferramenta ganha protagonismo e desafia profissionais que buscam postos no mercado de trabalho

Quando se fala em tecnologia, é comum que novas ferramentas cheguem para substituir soluções mais antigas, mas há um software que mesmo depois de quase 40 anos de existência segue imbatível: o Microsoft Excel. Criado para o desenvolvimento de planilhas ou relatórios, o programa, já consolidado no mercado corporativo, vem ganhando ainda mais força nos últimos anos, especialmente por conta da relevância do processamento e da análise de dados nas mais diversas áreas e setores. 

Para muitos profissionais, especialmente da área de tecnologia, mas não somente, o domínio do Excel passou a ser um requisito básico. Basta observar algumas descrições de vagas de emprego e perceber que a ferramenta costuma ser citada entre as habilidades necessárias ou que se configuram como diferencial.

Para Sara Malvar, professora de Data Science, o grande diferencial do Excel está na facilidade em manipular e organizar dados, possibilitando análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas. 

“O Microsoft Excel é a ferramenta mais completa e utilizada para análise de dados. Além disso, possui uma vasta capacidade de limpar, organizar, manipular e visualizar dados. O Excel está em toda parte e os profissionais que buscam uma mudança de carreira, provavelmente, precisarão ‘enfrentá-lo’”, aponta a especialista.

Automatizar tarefas repetitivas, visualizar informações de maneira adequada e tomar decisões baseadas em dados são algumas das atividades mais valorizadas pelo mercado de trabalho que podem ser realizadas com o Microsoft Excel. O cientista de dados Milton Ossamu ressalta, entretanto, que dominar as funcionalidades do programa é apenas uma parte do processo. 

“Juntamente com outras tecnologias, o Excel é uma ferramenta complementar para realizar tarefas relacionadas à análise de dados e comunicação de valor dos dados. O que é realmente importante é ter um conhecimento do negócio e sobre como usar o Excel para extrair informações dos dados a fim de realizar insights válidos e úteis”, explica o especialista, que atua como instrutor do curso “Excel do Zero”, ofertado pela Ultima School.

Voltado para analistas de dados, especialistas em Marketing ou Finanças e para empreendedores, o curso é um convite para que os profissionais aprendam os fundamentos do Excel, que também podem ser aplicados em softwares similares, como o Google Sheets e o Numbers, da Apple. 

“Ao dominar o uso do Microsoft Excel, os alunos se tornam mais produtivos no trabalho, pois esse conhecimento possibilita otimizar o tempo. O curso parte de habilidades e conhecimentos básicos e é indicado para todos, mesmo para quem nunca criou uma planilha na vida”, destaca Milton Ossamu.

Para ir além dos fundamentos, o instrutor também indica a realização de cursos na área de Data Analytics, voltados a ensinar métodos sofisticados para coletar, analisar e apresentar dados.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Com recorde de exportação em Minas Gerais, agronegócio oferece apoio ao futebol

(Foto: Manu Dias/GOVBA)

Com 15.645 novos postos de trabalho em setembro, a Bahia gerou 124.770 vagas no ano