em

Stock-to-flow: conheça o mecanismo que prevê o preço da criptomoeda

O stock-to-flow consiste em um modelo de previsão do preço do Bitcoin que usa como referência a sua escassez

Quanto vale 1 bitcoin hoje? Essa não é uma pergunta simples porque estamos falando de moedas digitais, segmento marcado por uma constante variação em função das oscilações de mercado. 

A resposta é tão completa que existem os que digam que a moeda pode chegar a 1 milhão de dólares, enquanto outras pessoas não enxergam valor. Para responder a essa questão existe o stock-to-flow (S2F), mecanismo que estabelece previsões para os preços das criptomoedas.

(Imagem ilustrativa/Pexels)
(Imagem ilustrativa/Pexels)

Afinal, o que é stock-to-flow (S2F)?

O stock-to-flow consiste em um modelo de previsão do preço do Bitcoin que usa como referência a sua escassez. Ele age com a premissa de que o Bitcoin se comporta como uma commodity, como ouro e a platina. A ideia da escassez é um importante indicador para medir a evolução gradual de preço de uma criptomoeda.

O mecanismo estabelece uma comparação da produção anual do Bitcoin com a quantidade já emitida, também conhecida como estoque. Atualmente, a produção gira em torno de 6,25 moedas por cada novo bloco minerado, o que ocorre, em média, a cada 10 minutos. Portanto, são produzidos aproximadamente 900 Bitcoins por dia, ou 328.500 por ano. 

Outros mecanismos de previsão

O stock-to-flow não é o único modelo de previsão para criptomoedas do mercado. Existem outras opções, que também auxiliam as corretoras de criptomoedas a repassarem os valores:

Ondas de Elliott (Elliot Wave)

Ao contrário da dinâmica fundamentada na escassez, esta projeção baseia suas análises em conceitos de psicologia da análise gráfica. Ele funciona categorizando os movimentos dos preços em ondas que indicariam a direção da principal tendência. 

Essa teoria ajuda os traders a identificar tendências que tendem a se repetir. Entretanto, alguns analistas alertam que essa metodologia é mais subjetiva, o que pode comprometer o nível de assertividade. 

Gráfico do Arco-Íris (Rainbow chart)

O modelo consiste em uma equação logarítmica que se adequa aos preços de Bitcoin. Ele foi feito para uma visualização de trás para frente, com o objetivo de mostrar que a metodologia stock-to-flow é muito grande e pouco funcional. As cores variam de azul, indicando preço extremamente descontado, com uma tarja vermelha, que também é conhecida como território bolha. 

Existe a possibilidade de prever o preço do Bitcoin? 

A resposta é não porque o stock-to-flow ou qualquer modelo de previsão do Bitcoin são apenas estimativas. Compreendendo o que são criptomoedas, é importante destacar que estamos falando de um investimento com renda variável. 

Neste contexto, a valorização vai depender muito da dinâmica de oferta e demanda das corretoras de criptomoedas que atuam no mercado. 

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estudo alerta que fumar perto de filhos aumenta chance de asma em futuros netos

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

5 dicas para guardar lingeries corretamente