em

Tecnologia e Marketing: Por que integrar as duas áreas

Com a sofisticação das ações relacionadas à comunicação, houve a necessidade de proporcionar novas experiências aos seus clientes

A união entre o marketing e a tecnologia deixou de ser algo opcional, e passou a ser necessário dentro das empresas. Com a sofisticação das ações relacionadas à comunicação, houve a necessidade de proporcionar novas experiências aos seus clientes. 

De antemão, o marketing é fundamental para a busca de resultados relevantes. Por outro lado, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mundo, reformulando a maneira com que as pessoas se comunicam. 

Continue lendo, você vai entender!

É possível combinar Tecnologia e Marketing?

A resposta é sim! 

Atualmente, grande parte das decisões em empresas são tomadas através de dados; E isso só é possível porque a tecnologia oferece os recursos necessários para uma análise precisa.

Portanto, é possível aumentar a interação entre empresa e público-alvo, desenvolvendo estratégias alinhadas às demandas e necessidades do consumidor. 

Além disso, o marketing se tornou uma ferramenta ideal para proporcionar resultados positivos em toda organização.

Tecnologia e Marketing como diferencial competitivo

É uma tarefa quase impossível imaginar uma empresa que tenha sucesso e reconhecimento no mercado, sem o uso da tecnologia e o auxílio do marketing.

O marketing também está sujeito a transformações, a linguagem imperativa deu espaço para publicidades persuasivas. 

Ao invés de atacar o cliente com anúncios diretos, a aposta é investir em estratégias de marketing de conteúdo.

Conteúdos informativos e relevantes fazem com que o cliente tenha interesse em conhecer melhor seu produto ou serviço. A tecnologia, é uma ótima alternativa para a prospecção de novos clientes

Essa vantagem competitiva adota estratégias baseadas em aproximar consumidor e empresa

Tecnologia e Marketing como recursos para sobrevivência das empresas

Os clientes, estão se tornando cada vez mais exigentes, querem conhecer o produto ou serviço antes de efetuar a compra. Quanto maior o número de informações, maior a chance de conquistar o consumidor.

Entretanto, os conceitos de marketing, estão ligados a satisfazer as necessidades e demandas dos clientes. Consiste em um processo contínuo de pesquisa sobre o mercado, visando seguir as mudanças e tornando referência.

É indicado ainda, que os empreendedores apostem em cursos voltados a tecnologia. Um deles é o de power bi, uma ferramenta responsável  por compilar informações de diferentes bancos de dados, transformando em relatórios. 

Outro curso bastante importante e cada vez mais procurado é o curso de excel online. Uma vez que é cada vez mais relevante usar planilhas para otimizar processos, entender de dados e os apresentá-los com clareza. 

Dificuldades da implementação da Tecnologia e Marketing:

A junção dessas duas ferramentas podem trazer diversos benefícios. Ou seja, é importante que as empresas busquem inovações estratégicas e ações de comunicação integrada para obter melhores resultados.

Acontece que, ainda existe muita resistência durante essa implementação. 

Resistência dos gestores

Alguns gestores resistem na hora de implantar ferramentas tecnológicas que irão gerar aperfeiçoamento do marketing. O marketing vem apresentando evoluções diárias, e empresas que não conseguem se adaptar acabam ficando em desvantagens. 

Os gestores precisam investir na nova realidade do mercado.

Dificuldade de integração

Quanto maior o número de funcionários com acesso às informações, maiores ideias surgirão. É necessário que essas informações façam parte do dia a dia, e fiquem disponíveis para todos os colaboradores. 

Uma dica é facilitar o acesso interagindo os setores.

Meios para implementar a Tecnologia e Marketing:

As mudanças que o digital vem proporcionando para as empresas são indispensáveis para que as organizações entreguem os produtos finais com excelência.

As modificações vão do administrativo ao marketing. Entenda como esse método pode ser implementado!

#1 Profissionais híbridos

Ser um profissional híbrido, significa ter a competência em atuar em áreas que tem conhecimento. Isso juntamente com áreas correlatas, sem a necessidade de uma formação, ou seja, um perfil profissional multitarefas.

#2 Infraestrutura de cada setor

É importante ter em mente que, os setores de marketing e tecnologia não são a mesma coisa. Porém, precisam atuar de forma integrada.

As empresas precisam manter os departamentos alinhados, e ao mesmo tempo separados. Uma estratégia é misturar os profissionais entre os setores para que ambos saibam como cada setor funciona.

#3 Investimento em melhorias

Para se manter competitivo no mercado, é preciso que a empresa invista constantemente em melhorias. Quando isso ocorre, é mais fácil garantir agilidade e melhorar a produtividade de todos.

O primeiro passo, é realizar um mapeamento do fluxo e tarefas de todas as áreas, a fim de diagnosticar possíveis problemas e soluções

#4 Promover o conhecimento e alinhamento dos KPIs da empresa

KPIs são indicadores de desempenho que podem ser observados por um negócio. Desse modo, analisar os valores que medem os processos internos é importante para incentivar a troca de informações entre os funcionários de todos os setores.

Isso faz com que os colaboradores se sintam importantes, diante do seu desempenho pessoal e profissional. Agora que você já conhece todas as vantagens entre marketing e tecnologia, que tal pensar em implementar na sua empresa? 

Quando se tem um ambiente especializado, seus resultados se tornam melhores.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Divulgação)

Cine Concerto de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel chega a Belo Horizonte

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Blockchain: Como usar na área da saúde?