em

Cresce o uso de soluções tecnológicas em diversos setores

Empresas, indústrias, tribunais e até mesmo salas de aula utilizam projetos desenvolvidos com auxílio da tecnologia

O uso de linguagens como CCS, HTML e Phyton tem revolucionado a experiência da sociedade com a tecnologia. Enquanto as duas primeiras são responsáveis por tornar as aplicações em web mais interativas, a outra vem sendo utilizada no desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Ambos os segmentos vivem um processo de expansão.

As aplicações em web seguem como um ramo promissor dentro da área de tecnologia da informação (TI). São soluções executadas diretamente no navegador por um profissional com formação no curso de desenvolvimento web .

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Já a IA pode ser definida como máquinas ou sistemas projetados para realizar tarefas simulando a inteligência e o comportamento humano. Entre os profissionais que trabalham na área estão arquitetos e engenheiros de Big Data, especialistas em Business Analytics, desenvolvedores e engenheiros de dados.

Cada vez mais diferentes setores estão usando a tecnologia para o aprimoramento de produtos e serviços disponíveis ao público em geral. Como impacto, o mercado de trabalho segue aquecido. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a empregabilidade do setor não registrou queda nos últimos dois anos, mesmo com a retração econômica do país agravada pela pandemia da Covid-19.

Desenvolvimento e aplicações

Várias iniciativas buscam fomentar o uso das tecnologias de ponta em empresas, indústrias, tribunais e até mesmo nas salas de aula. O Hub de Inteligência Artificial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Paraná é uma delas. Criado em 2019, o espaço é dedicado à realização de testes e ao desenvolvimento de projetos na área.

No Hub, já foram testados dezenas de projetos para a implantação em empresas e indústrias. Há soluções que promovem análise de dados para a prevenção de acidentes de trabalho; otimização de pedidos de caminhão-tanque de combustível; contagem de peças por meio de bot e leitura otimizada de documentos pela tecnologia de reconhecimento de caracteres.

Universidades também são berços de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de soluções de IA. No último dia 13 de setembro, a Universidade Federal do Sergipe (UFS) iniciou a implantação de salas “inteligentes” no campus de Itabaiana. Por meio de uma solução de software e hardware, a proposta é implantar equipamentos que se conectam via bluetooth e propiciam o uso eficiente de energia elétrica.

Também em setembro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou a criação do software Smart Pathology Plataform. De autoria do estudante Jair Oliveira, a solução oferece suporte à área médica para o diagnóstico de doenças renais.

Crescimento global

A expectativa é que o mercado de tecnologia siga em alta. Estudo feito pela consultoria Gartner revelou que o mercado global de hardware, software e serviços de inteligência artificial deve encerrar o ano alcançando a cifra de R$ 62,5 bilhões em faturamento, representando um crescimento de 21% em comparação com o ano passado.

No Brasil, a tendência também é de aquecimento do mercado e aumento da demanda por mão de obra qualificada. Pesquisa realizada pelo InfoMoney junto às empresas de recrutamento do país identificou que os profissionais da área estarão entre os mais demandados no período pós-pandemia da Covid-19.

*Colaboração de Experta Media

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

6 destinos brasileiros para passar a lua de mel

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Desenvolvimento de práticas sustentáveis estão em alta na construção civil