A tela touch screen é uma tela sensível ao toque, que permite interação com o usuário ao ser pressionada com os dedos ou canetas específicas para esse fim. Ela pode ser encontrada em diversos dispositivos, como smartphones, tablets e computadores, por exemplo.

A sua utilização revolucionou a forma como as pessoas interagem com os dispositivos, proporcionando muito mais agilidade e conforto aos usuários.

Confira neste artigo tudo sobre essa funcionalidade: o que é, como funciona, os tipos e as principais vantagens desta tecnologia

Vamos lá?

O que é a tela touch screen?

A tela touch screen é um dispositivo de entrada que reconhece a entrada táctil do usuário. Isso significa que, em vez de usar um teclado ou mouse, você pode usar seus dedos para tocar, selecionar e executar várias tarefas em um dispositivo touch screen.

Elas também são sensíveis ao toque porque têm um sensor de toque embutido. Esses sensores podem ser fabricados usando vários materiais, como íons metálicos, cristais líquidos ou condutores orgânicos. Esse tipo de tela também é fabricado usando várias camadas. 

A camada externa é feita de um material transparente e resistente a arranhões, como o vidro. Essa camada está sobre uma matriz condutora que envia sinais elétricos para os núcleos do dispositivo.

Quais são os tipos

As telas touch screen podem ser divididas em dois grandes grupos: tela resistiva e tela capacitiva. As telas resistivas são compostas por duas camadas de material condutor, separadas por uma camada fina de material isolante. 

Quando um toque é feito na tela, as duas camadas de material condutor se tocam, o que faz com que um sinal elétrico seja enviado para o núcleo do dispositivo. As telas capacitivas também têm duas camadas de material condutor, mas são separadas por uma camada fina de dielétrico. 

Quando um toque é feito, a tela capacitiva envia uma carga para o objeto que está sendo tocado. O dispositivo pode então determinar a área do toque com base na quantidade de carga que foi enviada. Com isso, essas telas são posicionadas e instaladas em cima de displays de LCD, OLED e AMOLED, por exemplo.

Exemplos de dispositivos com essa tela

Elas são cada vez mais comuns nos dias de hoje. 

Você pode encontrá-las em dispositivos como:

  • Smartphones
  • Tablets
  • Notebooks
  • Televisões
  • Relógios
  • Impressoras
  • Micro-ondas

E muito mais dispositivos!

Aproveite e veja também: Entenda a importância de se proteger de vírus na Smart TV.

Como funciona a tela touch screen?

As telas touch screen são telas inteligentes sensíveis, o que significa que podem ser acionadas por um toque na tela. Essa tecnologia funciona através de um sensor que detecta o toque e envia essa informação para o controlador.

O controlador, por sua vez, processa essa informação e envia um sinal para a tela que aciona a ação desejada. Por exemplo, se você tocar na tela para abrir um aplicativo, o controlador enviará um sinal para a tela para abrir o aplicativo. 

Se você deslizar o dedo na tela para navegar pelas opções de um menu, o controlador enviará sinais para a tela para mover as opções do menu, tudo isso de forma instantânea.

Essa tela também podem detectar movimentos mais complexos, como pinça (segurar a tela com dois dedos e apertar ou afastar os dedos) e rotação (girar a tela usando dois dedos).

Esses movimentos são processados pelo controlador da mesma maneira que um toque simples na tela.

Principais vantagens da tela touch screen

A tela touch screen oferece diversas vantagens para o usuário, aprimorando a experiência de interação com o dispositivo. 

Algumas das principais vantagens da tela touch screen são:

  • Maior precisão: a tela touch screen oferece maior precisão na hora de clicar ou tocar em um determinado elemento, o que facilita muito a navegação pelo dispositivo;
  • Maior sensibilidade: por serem mais sensíveis aos toques, as telas touch screen facilitam a interação com o dispositivo;
  • Menor tempo de resposta: as telas touch screen têm um tempo de resposta bem menor que as telas tradicionais, o que torna a navegação pelo dispositivo mais fluida e agradável;
  • Maior versatilidade: esse tipo de tela pode ser instalada e adaptada para uma ampla variedade de dispositivos, dando mais velocidade a sua utilização;
  • Maior tecnologia: as telas touch screen são mais tecnológicas e modernas, o que torna a experiência de uso mais prazerosa.

Conclusão

Nessa postagem, aprendemos o que é uma tela touch screen, quais são os tipos e alguns exemplos. Além disso, vimos como funciona e as principais vantagens deste tipo de tela.

Esperamos que você tenha gostado deste post e que você agora possa entender o funcionamento e as vantagens desse recurso.

Caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e teremos o prazer de respondê-lo. 

Até a próxima!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora