em

5 inovações tecnológicas na odontologia

De maneira bem simples, o conceito de odontologia digital  significa a aplicação de tecnologias para otimizar tratamentos dentários variados

As inovações tecnológicas vêm evoluindo muito ao longo dos anos, e assim, expandindo para demais áreas, o que inclui a odontologia e odontologia estética. Sem dúvidas, a tecnologia revoluciona o setor, promovendo diagnósticos e tratamentos de ponta.

Acontece, que poucas pessoas sabem quais são os benefícios em apostar nas inovações tecnológicas na odontologia. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para que você fique por dentro do assunto e principalmente quais seus impactos. 

Se interessou? Então continue a leitura até o final!

O que é o conceito de odontologia digital

De maneira bem simples, o conceito de odontologia digital  significa a aplicação de tecnologias para otimizar tratamentos dentários variados. Assim, fica possível oferecer mais conforto aos pacientes, auxiliando o trabalho do profissional dentista através de sistemas e equipamentos que podem tornar tudo mais rápido e preciso.

Contudo, a odontologia digital elimina etapas manuais de procedimentos odontológicos, fazendo com que os tratamentos oferecidos sejam cada vez mais automatizados.

Transformação digital na odontologia

A transformação digital na odontologia afeta a maneira como os dentistas se relacionam com os seus pacientes. Indo do agendamento até a consulta, com novos meios de acesso aos exames de imagem e a teleodontologia.

Atentar-se a essas transformações é muito importante, pois é necessário acompanhar as evoluções do setor, sempre em busca de oferecer o melhor aos pacientes.

Benefícios da odontologia digital para o paciente

Você deve estar se perguntando, quais os benefícios em apostar na odontologia digital para os pacientes? Bom, além dos tecnológicos softwares odontológicos, as vantagens proporcionadas aos pacientes são incríveis. 

Podendo destacar:

  • Previsibilidade do tratamento;
  • Eliminação de moldes desconfortáveis;
  • Grande precisão;
  • Rapidez do tratamento;
  • Aumento da satisfação dos pacientes.

Aproveite e veja também: Plano odontológico, saiba a importância de ter um para o dia a dia.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 inovações tecnológicas na odontologia

#1 Teste genético da saúde bucal

Teste genético de saúde bucal serve para identificar as bactérias causadoras das cáries e demais doenças. Um exame tipo Point Of Care, realiza análises rápidas, através de pequenas amostras capazes de identificar não só as cáries mas também doenças periodontais mais sérias.

#2 Escova conectada

Uma escova elétrica tradicional apenas promove vibrações e uma escovação automática. Por outro lado a escova conectada, além dessas funções verifica o tempo de escovação, a qualidade de todos os movimentos e das cerdas, incluindo a durabilidade da escova. 

Essa tecnologia garante uma higiene bucal mais completa e eficiente. A escova é ainda sincronizada com um aplicativo de monitoramento, sendo possível compartilhar todas as informações com o dentista.

#3 Anestesia Eletrônica

Com um equipamento chamado The Wand, é possível aplicar a anestesia de maneira eletrônica minimizando os efeitos colaterais e incômodos causados pelas anestesias locais. Esse equipamento é, ainda, capaz de dosar a quantidade exata de anestésico para cada tipo de procedimento, o que diminui problemas causados pelo uso da substância.

Esse procedimento se tornou importante principalmente para os pacientes que sofrem com a agulha, pois ela é extra-curta e indolor. Não existe efeito colateral e nem contraindicação, podendo ser principalmente utilizada em pacientes especiais ou com fobia de dentista.

#4 Impressão 3D

Muito usada na impressão de próteses laminadas a base de porcelana, conhecidas por facetas e lentes de contato. Com essa inovação o dentista cria um molde da arcada dentária do paciente, e a partir disso são geradas imagens 3D de acordo com o desenho de cada dente. 

Após a impressão, as lentes são aplicadas sobre o dente, deixando-os mais brancos e melhorando questões estéticas.

#5 Cirurgia Guiada

Tecnologia mais procurada pelos implantodontistas, pois permite que sejam realizados procedimentos mais seguros e com altas chances de sucesso. Os softwares de planejamento combinam imagens permitindo um trabalho pelo computador onde o dentista acessa as informações necessárias.

A cirurgia é realizada de forma virtual na fase de planejamento, reduzindo cortes desnecessários. Após o planejamento, a impressora produz um guia cirúrgico e os implantes são instalados na posição planejada em meio digital.

Vale a pena investir na área da odontologia?

Se você quer saber se o setor de odontologia dá dinheiro, saiba que sim, desde que se empenhe para ser um bom profissional. Em média um dentista recém-formado tem um salário que ultrapassa os R$4.000, podendo facilmente chegar aos R$10.000 no auge da carreira.

É indicado que aqueles que estão começando, apostem em franquias odontológicas para se estabilizar no mercado, e fidelizar seus clientes. Assim, fica mais fácil na hora de abrir o próprio consultório. 

Ou também de entender quais são as profissões que trabalham com saúde pública: saiba qual é a ideal para você. Como vimos, as inovações tecnológicas na odontologia melhoram a qualidade dos serviços, garantindo um diferencial competitivo, além de estar melhorando os desempenhos nos procedimentos e garantindo os melhores resultados.

O que achou do conteúdo? 

Então aproveite para ficar por dentro de mais assuntos como este!

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não representa a opinião do Folha Geral

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Detalhe para entrada do prédio do Instituto de Ciências Biomédicas III (ICB III) (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

ICB-USP oferece curso para professores do ensino básico sobre metabolismo e obesidade

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Assistente Social: Como é essa profissão?