em

Quais são as maiores vulnerabilidades da cibersegurança na indústria?

Investir em cibersegurança na indústria 4.0, vem se tornando necessário e exige que as demandas sejam atendidas com agilidade e soluções inovadoras

Investir em cibersegurança na indústria 4.0, vem se tornando necessário e exige que as demandas sejam atendidas com agilidade e soluções inovadoras.

Estamos em uma era com constante transformação digital, onde a Quarta Revolução Industrial, ou simplesmente Indústria 4.0 engloba um enorme sistema de tecnologia altamente avançada, como por exemplo, a inteligência artificial.

Você deve está se perguntando. E agora? Acompanhe o artigo e entenda!

O que é Indústria 4.0?

Indústria 4.0 é um conceito de automação industrial onde existe a junção de tecnologias com inteligência artificial. Em suma, utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, internet das coisas e ainda computação em nuvem. O foco principal é melhorar a produtividade entre os processos.

O termo 4.0 é utilizado para dar nome ao que existe de mais moderno, como: big data, internet das coisas, inteligência artificial e machine learning. Devido ao avanço tecnológico, gestores de diversas empresas inclusive de materiais de construção estão acompanhando a modernização das coisas.
 

A quarta revolução industrial já pode ser encontrada no mercado e promete elevar lucros. Pode-se dizer que a indústria, trata-se de uma realidade onde a tecnologia industrial segue melhorando na inteligência e precisão das coisas.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que é cibersegurança na Indústria 4.0?

A cibersegurança é um termo que denomina procedimentos ligados à segurança digital, protegendo sobre práticas proibidas e danos a redes e aparelhos eletrônicos. Quando associada à indústria 4.0, ela evolui e investe em meios de controle e segurança mais aprimorados.
 

É como inserir um mecanismo de proteção virtual, onde a cibersegurança atua na proteção de todos os dados e processos. 

Evolução de ciberataques na Indústria 4.0

Os avanços digitais vêm acontecendo de forma rápida, e com isso ataques cibernéticos estão cada vez mais comuns. Visando diminuir risco ou prejuízos e aumentar a segurança dos dados, a cibersegurança se tornou prioridade.

Na indústria 4.0, os sistemas estão cada vez mais conectados e com isso precisam de respostas ágeis. Ou seja, as mudanças e evoluções  são constantes, a ideia é garantir soluções que acompanhem a modernização e que protejam os dados das empresas.

Como ocorrem as ciberataques nas redes industriais

As empresas estão aderindo cada vez mais às manutenções preventivas, com foco em garantir a segurança de dados dentro das indústrias. Mesmo aquelas que são adeptas a softwares de última geração necessitam de cuidados.

A indústria é um setor que se tornou alvo dos tipos de golpes, podendo ser financeiros, espionagem digital ou sabotagem. Um vírus pode ser implantado e se tornar uma ameaça sendo disseminado rapidamente, entrando em redes operacionais e danificando sistemas.

Os ciberataques, tem como objetivo principal parar de forma intencional todo o sistema. Essas inovações provocam prejuízos milionários e faz com que a empresa fique exposta a riscos. É fundamental que os dados sejam bem protegidos, afinal uma simples alteração, pode danificar todo o sistema de produção

Maiores vulnerabilidades da cibersegurança na Indústria 4.0

Entender as ameaças e saber como agir ou ainda se prevenir é uma maneira de evitar problemas. A interrupção das operações é a característica que diferencia a cibersegurança nas indústrias.

Os conhecidos malwares, que são códigos maliciosos são os principais vilões dentro da cibersegurança, eles podem prejudicar o sistema causando danos e limitações, em casos mais sérios, o roubo de informações.

Portanto, é necessário investir em segurança, evitando assim que o sistema fique vulnerável e impacte negativamente nas operações, atrasando os processos industriais.

Como aprimorar a cibersegurança na Indústria 4.0

Perante a tantos ataques cibernéticos, as indústrias precisam se importar mais com a necessidade da cibersegurança e transformação digital, principalmente com a chegada da indústria 4.0. As empresas não podem mais ficar vulneráveis a ataques.
 

É indicado que os empresários busquem e utilizem a cibersegurança junto às mais avançadas ferramentas tecnológicas. A primeira medida a ser tomada é adotar políticas internas, orientando toda a equipe sobre as novas medidas de segurança.
 

Após é preciso a utilização de ferramentas tecnológicas que promovem a cibersegurança. Ademais, limite os conceitos para funcionários específicos, dados organizados e protegidos evita que erros sejam cometidos.

Como podemos ver, a cibersegurança na indústria 4.0 precisa ser estudada por todos empreendedores que englobam esse nicho, assim, garantindo eficiência durante a utilização dos avanços tecnológicos.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile