em

Brasil conta com mais de 82,6 milhões de usuários no universo digital de games

Pesquisa da Comscore revela que a categoria alcança mais de 65% da população digital no Brasil

● Games está entre as Top 15 categorias em número de visitantes únicos no País

● É a 5ª categoria na classificação em relação a tempo de consumo, com mais 43 bilhões de minutos assistidos ao mês

Comscore apresenta os resultados da pesquisa O mercado de games no Brasil, que traz insights sobre como a categoria de games engaja sua audiência em uma análise das preferências, demografia e comportamento dos usuários. As informações foram apuradas com base em pesquisas proprietárias e métricas de ferramentas confiáveis, que projetam um grande potencial para o setor gamer no Brasil. Com mais 82,6 milhões de usuários, a categoria está entre as Top 15 principais em número de visitantes únicos.

O relatório identificou que a população digital brasileira é composta por aproximadamente 126,4 milhões de internautas. Desse total, mais 65% se conectam ao universo digital de games, 60,9 milhões utilizam apenas dispositivos móveis, 7,3 milhões acessam os jogos por mais de uma plataforma e 14,3 milhões se conectam apenas pelo desktop. Em relação ao tempo consumido, games é a 5ª categoria na classificação, com mais 43 bilhões de minutos no mês.

“O mercado de games no Brasil segue em constante expansão e mostra-se cada vez mais dominante. O país é o 4° maior mercado em usuários únicos no mundo na categoria de jogos on-line, e se mostra como a nação de maior alcance entre os usuários na América Latina. Isso mostra que continuamos sendo um importante mercado potencial para a indústria”, comenta Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore no Brasil.

Outro destaque do relatório aponta que a Twitch.tv, a maior plataforma de streaming de Live Games do mundo, adquirida em 2014 pela Amazon, é a líder em acesso entre as plataformas de transmissão de games online. Por meio dela, pessoas gravam a si mesmas em jogos on-line e compartilham sua performance com uma audiência ao vivo. O estudo indica ainda que o tema de online video games movimentou 664 milhões de impressões nas redes em dispositivos desktop em 2021.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O perfil do gamer brasileiro e suas preferências

Os dados da Comscore mostram que o público gamer no Brasil atualmente é formado 50,3% por homens e 49,7% por mulheres, mostrando mais equidade entre gêneros dos jogadores. Essa quebra de paradigmas no perfil do gamer brasileiro direciona a novas oportunidades para a indústria de jogos on-line, fugindo da exclusividade masculina. 

Além disso, o estudo aponta que, em relação ao tempo consumido na categoria, as mulheres consomem 10% a mais de tempo em games no mês do que os homens. O consumo entre as mulheres de 35+ é 51% maior do que o dos homens dessa faixa etária. Contudo, na faixa mais jovem, os homens de 18-24 anos passam 70% a mais do tempo na categoria.

“A indústria de games ainda tem uma abordagem de mercado predominantemente focada ao público masculino. No entanto, este estudo da Comscore mostra a crescente participação do público feminino nessa categoria. Por isso, as empresas que criam diálogos com consumidores gamers precisam ter um olhar mais abrangente para engajar diferentes perfis e se manterem releventes”, enfatiza Carneiro.

Empresas de jogos eletrônicos que mais fazem sucesso no Brasil

Outro recorte do relatório da Comscore analisa as marcas de destaque no mercado brasileiro. Os destaques variam entre o público feminino e masculino. Entre as mulheres, a Activision Blizzard, que assina jogos como Candy Crush, Farm Heroes e Call of Duty, fica em primeiro lugar, seguida por roblox.com, Google Play Games, moonactive.com e Garena Online. Já entre os homens, as preferidas são, por ordem no ranking,  roblox.com ,  Google Play Games, Garena Online, Twitch.tv e Activision Blizzard.

O estudo também indica uma alta audiência de games nos dispositivos móveis, nos quais o número de visitantes únicos chegou a 62,5 milhões em maio de 2021.  A lista dos 10 top apps para 2021 é composta por: Activision Blizzard, Google Play Games, Garena Online, moonactive.com, roblox.com, Supercell, playrix.com, Zynga, miniclip.com e Mojang.

Além disso, a pesquisa mostra que 67% dos influenciadores de games estão no meio mobile, o que originou um aumento de 18% no tempo consumido nesses canais e queda de 21% no total de minutos acessados por aparelhos desktop. Entre as propriedades mais acessadas por esses influenciadores, a Webedia Sites é o segundo principal player em tempo de audiência, perdendo somente para o Google Sites. Quanto ao perfil, a análise da Comscore indica que os influencers de games são majoritariamente homens das classes sociais ABC.

A categoria games nas redes sociais

A indústria de jogos é composta por empresas de videogames, times de E-sports, influenciadores e plataformas de streaming. Nas redes sociais, esses temas movimentaram 64,4 milhões, 27,5 milhões, 126,6 milhões e 841 milhões de ações, respectivamente. O que mostra o grande impacto da categoria no ambiente digital. No relatório da Comscore, o Instagram aparece como a plataforma com maior share dessas ações. A rede contabilizou um aumento de mais de 226% no volume de branded contents no primeiro semestre de 2021, enquanto no Facebook houve decréscimo de 60%.

O Twitter aparece como destaque para as ações voltadas aos influenciadores do universo gaming. A rede foi identificada como a plataforma com maior share de ações desses criadores no primeiro semestre de 2021. Já entre as plataformas de streaming, a análise indica que esses canais de vídeos relacionados a games receberam 841 mil ações no Facebook, Twitter e Instagram de janeiro a junho de 2021. O Twitch foi responsável por 96% do engajamento, sendo o destaque entre as plataformas.

Em relação aos times de E-sports, o Instagram é responsável pelo maior engajamento, reportando crescimento 148% na taxa no primeiro semestre do ano. A plataforma também é destaque para os conteúdos sobre videogames, demonstrando crescimento de 12% em engajamento no período analisado pela Comscore.

O relatório completo da pesquisa O mercado de games no Brasil pode ser acessado em: [link].

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile