em

WhatsApp Pay: Saiba o que é e como funciona esse novo recurso

Você já conhece o WhatsApp Pay? Essa ferramenta é mais uma novidade do mercado financeiro que promete facilitar as transações bancárias

(Foto: Financial Times/Reprodução)

A liberação do WhatsApp Pay, novo sistema de pagamentos ocorreu em 30 de março de 2021 pelo Banco Central, impulsionada pela transformação digital, que se fortaleceu durante a pandemia do novo coronavírus.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre essa nova funcionalidade do aplicativo WhatsApp, descobrir como usá-la e se é realmente uma opção segura. Acompanhe!

O que é WhatsApp Pay?

O WhatsApp Payments — ou WhatsApp Pagamentos — é um novo recurso de pagamentos digitais, que possibilita realizar transferências bancárias, comprar produtos e adquirir serviços diretamente e exclusivamente do aplicativo de mensagens.  

O sistema foi aprovado para acompanhar a digitalização dos bancos e do mercado financeiro. O objetivo dessa novidade é facilitar a vida dos usuários brasileiros e aumentar as possibilidades de vendas de empresas, que também tem investido em modelos de bancos white label

Como funciona o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay permite realizar pagamentos diretamente pelo WhatsApp, de forma gratuita e para qualquer conta, seja física ou jurídica.

Inicialmente, o sistema só funciona em dispositivos móveis com sistema Android e iOs. Portanto, o usuário deve ter o aplicativo instalado em seu celular, 

Para utilizar, é necessário ter a versão mais recente do aplicativo, habilitar o número de telefone cadastrado no WhatsApp e configurar um cartão de crédito ou débito.

Em seguida, você deverá escolher uma senha numérica (PIN) de seis dígitos para proteção. Essa senha será solicitada sempre que uma transação acontecer.

Para começar a realizar as transações, você precisará cadastrar seu cartão no Facebook Pay, diretamente pelo WhatsApp. Veja só o passo a passo:

  1. escolha uma conversa, clique no ícone de clipe de papel e vá em “Pagamento”;
  2. insira um valor e clique na setinha;
  3. clique em “Começar”;
  4. após ler os termos do WhatsApp e do Facebook, toque em “Continuar” para aceitá-los;
  5. crie um PIN número de seis dígitos e digite-o novamente para confirmar;
  6. informe seu nome completo e CPF;
  7. adicione um cartão de crédito ou débito emitido pelos bancos participantes;
  8. escolha como verificar seu cartão (código via SMS, e-mail ou app do banco);
  9. digite o código recebido e clique em “OK”.

Pronto! Agora você já poderá realizar transações.

Quais formas de pagamento são aceitas?

Neste primeiro momento, os cartões de débito estarão habilitados apenas para transferências comuns. Já os cartões de crédito estarão disponíveis para pagamentos a empresas que possuem o WhatsApp Business.

Os bancos participantes são, até o momento, o Nubank, Banco do Brasil e Sicredi – incluindo a conta digital Woop. Bancos mais recentes que oferecem opções de contas digitais ainda não estão disponíveis.

Já as bandeiras de cartões de crédito aceitas são Visa (Banco do Brasil, Sicredi e Wopp) e Mastercard (Nubank e Sicredi).

Qual é o limite de transferência por dia?

Os usuários de contas pessoais podem transferir até R$ 1 mil reais por dia, com limite de 20 transações diárias. Porém, durante o mês inteiro, as transferências não podem ultrapassar R$ 5 mil reais.

Já para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limites de transações e valores de transferências. Contudo, o app cobra uma taxa de processamento fixa de 3,99% por transação.

(Foto: Divulgação/WhatsApp)
(Foto: Divulgação/WhatsApp)

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay

Para enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay é necessário seguir o seguinte o passo a passo:

  1. escolha uma conversa dentro do App, clique no ícone de clipe e vá na opção “Pagamento”;
  2. insira o valor e o cartão que será utilizado para efetuar a transferência;
  3. clique na opção “Pagar” e confirme a operação ao inserir seu PIN.

Como receber dinheiro de clientes pelo WhatsApp Pay

Agora, para receber dinheiro de clientes pelo WhatsApp Pay, as empresas precisam estar cadastradas no WhatsApp Business. Veja como funciona:

  1. no WhatsApp Business, clique em “Menu” e, em seguida, em “Pagamentos”;
  2. clique em “Facebook Pay”, escolha a opção “Receber pagamentos por vendas” e vá em “Continuar”;
  3.  leia os termos do WhatsApp, Facebook e Cielo e clique em “Continuar” para aceitá-los;
  4. crie uma conta Cielo com os dados da empresa e dados pessoais do responsável, como CNPJ, CPF, nome da empresa e endereço;
  5. insira os dados bancários da empresa;
  6. aguarde a verificação da conta, que ocorre em até três dias úteis.

Pronto! Após ter a conta verificada, você já poderá receber pagamentos de seus clientes por meio do WhatsApp.

WhatsApp Pay em conjunto com WhatsApp Business

Com essa novidade, empreendedores cadastrados no WhatsApp Business poderão vender produtos e serviços diretamente do aplicativo de mensagens. 

Assim, é possível garantir mais agilidade e praticidade para as vendas, o que pode ajudar a alavancar os lucros do seu negócio.

É seguro usar o WhatsApp Pay?

O WhatsApp garante que todos os dados fornecidos são armazenados de forma totalmente segura e que todas as informações possuem criptografia entre os servidores do aplicativo e o celular do usuário.

Para maior segurança, é recomendado ativar a autenticação de transações em dois fatores, como reconhecimento facial ou biométrico. E, claro, os códigos de confirmação devem permanecer em sigilo!

(Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Jurista explica como funciona uma investigação contra ministro do STF

(Imagem ilustrativa/Rawpixel)

E-commerce: saiba o que é marketplace in e marketplace out e qual o melhor para seu negócio