em

5 dicas para segurança online em 2021

Separamos as 5 melhores dicas para que você navegue com segurança neste ano

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Você costuma prestar atenção nos aspectos de segurança da sua navegação na internet? Embora o número de ataques e golpes na internet cresça a cada dia, muitas pessoas negligenciam os cuidados com a privacidade de dados no acesso e acabam expostas a riscos que elas nem imaginam.

Como se proteger dos riscos da internet?

Navegar em diferentes sites e aplicativos diariamente exige uma série de proteções: você nunca sabe quando um clique vai fazer com que sua máquina seja infectada por um vírus, ou quando um formulário vai expor todos os seus dados pessoais. Por isso hoje separamos as 5 melhores dicas para que você navegue com segurança neste ano:

1 – Tenha senhas seguras

Essa dica é bastante básica, mas ainda é uma das mais importantes quando o quesito é segurança na internet: escolha senhas fortes em todos os cadastros que fizer. Seja em contas de e-mails, sites de compras, estudo, trabalho, etc, opte por senhas seguras, combine letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais como #,&, ! e *.

Outra dica importante é não usar a mesma senha para vários sites, assim, se uma senha for comprometida em um site, hackers não conseguirão entrar em outras contas utilizando a mesma credencial. E se você tem problemas para lembrar todas as suas senhas, tente usar um gerenciador de senhas, como o KeePass.

2 – Tenha uma conexão VPN

Uma conexão VPN vai garantir mais segurança para você em qualquer acesso à internet. VPN é a sigla para Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual. Com uma VPN, a sua navegação é anônima e não rastreável.

Explicando melhor: um VPN usa uma tecnologia que estabelece a comunicação entre a sua máquina e a internet, mas, ao contrário das redes padrão, ela usa criptografia nos dados transmitidos. Assim, nem mesmo o seu provedor consegue registrar as suas atividades.

3 – Cuidado com os seus e-mails

Não saia abrindo, clicando e respondendo tudo o que você recebe na sua caixa de entrada. Alguns e-mails são feitos simplesmente para roubar seus dados, ou infectar a sua máquina. A dica é que você tome cuidado com e-mails com um alto teor de urgência, solicitando pagamento de boletos com prazos apertados, ou dizendo que seu nome está sujo e é preciso limpá-lo, por exemplo.

Na dúvida, entre em contato pelos canais oficiais da empresa mencionada, e busque no Google pela veracidade das informações. Tenha o cuidado de não clicar em links e nem abrir anexos quando as informações do remetente ou mensagem parecem suspeitas. A melhor forma de evitar cair em golpes é só responder a algo quando estiver certo da veracidade.

4 – Tome cuidado ao fazer compras online

Em compras online enviamos dados privados muito importantes, como informações pessoais, de pagamento e endereços. Por isso, verifique se a loja online é confiável observando se a página de cadastro/login e a de finalização de compra possuem a inscrição HTTPS (e não HTTP) na barra de endereço e, além disso, se há o cadeado verde e uma inscrição de “Seguro”.

Estes pontos indicam que o site investiu em criptografia (SSL) que garantem uma camada maior de segurança em relação aos dados recebidos nestas páginas. Outra forma de se proteger durante as compras é buscando saber mais sobre a reputação da loja. Para isso, basta fazer uma busca nas redes sociais da empresa para observar os comentários que a empresa tem recebido. Também é interessante visitar páginas como Reclame Aqui para verificar se a empresa possui muitas pendências entre os clientes.

5 – Mantenha seu computador sempre atualizado

Essa é outra dica bastante básica que até parece simples, mas faz toda a diferença na hora de manter sua navegação online segura. Manter o sistema sempre atualizado garante que a sua máquina está recebendo as proteções dos fabricantes, e está protegido das vulnerabilidades de um sistema desatualizado.

A parte boa é que para manter o sistema atualizado, basta você configurar o seu sistema operacional para verificar automaticamente se existem novas atualizações. Assim, o próprio computador cuida de se manter em dia com as novidades.

Concluindo…

É fundamental ficar atento a essas dicas para que você consiga navegar com segurança na internet!

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Foto: Sesab)

Bahia registra 3.581 novos casos de Covid-19 e mais 122 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Sete dicas para a bateria do seu celular durar mais