em

O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio

Há alguns anos, criar um site para o seu negócio era apenas uma mera formalidade. Porém, aos poucos, quando a internet se tornou extremamente relevante para o dia a dia de todos, criar um site se tornou algo fundamental para o sucesso do empreendimento. Para provar que a roda da tecnologia continua a girar, além […]

Ilustração. Foto: Divulgação
O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio - Ilustração. Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Divulgação

Há alguns anos, criar um site para o seu negócio era apenas uma mera formalidade. Porém, aos poucos, quando a internet se tornou extremamente relevante para o dia a dia de todos, criar um site se tornou algo fundamental para o sucesso do empreendimento.

Para provar que a roda da tecnologia continua a girar, além de um site há outra aliada que pode ajudar o seu negócio. Estamos falando da Inteligência Artificial, também conhecida pela sigla AI (Artificial Intelligence).

Para ter uma ideia da relevância dela, você já deve ter ouvido falar na Cloud Computing, a popular Computação em Nuvem, não é mesmo? Pois então, a Inteligência Artificial muito contribuiu para o avanço desse tipo de tecnologia. A hospedagem é um exemplo disso. Ela é um tipo de hospedagem de site baseado na Computação em Nuvem. Isso permite uma série de recursos para um site, tais como mais velocidade no carregamento e melhor suporte de tráfego.

Com os seus servidores “na nuvem”, ou seja, em um ambiente virtual, uma hospedagem de sites baseada nessa tecnologia consegue entregar mais performance e estabilidade a preços bem mais atrativos se comparados a uma hospedagem dedicada, por exemplo.

Ilustração. Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Divulgação

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial?

Esqueça por um momento o que você viu no desenho animado dos Jetsons e no filme Exterminador do Futuro. A Inteligência Artificial da vida real tem muitas diferenças em relação as AI’s da ficção.

Em nosso cotidiano, fora das telas do cinema e da imaginação fértil dos escritores, a Inteligência Artificial muitas vezes está na nossa frente e a gente nem repara na sua utilidade.

Quer algumas amostras? Os Chatbos, presentes nos e-commerces são exemplos da Inteligência Artificial atuando para melhor o atendimento virtual.

As sugestões de vídeos que aparecem para você no Youtube também são recursos da AI. Ou seja, a máquina ajudando você a escolher o seu conteúdo.

Caso você veja cada vez menos spams poluindo a sua caixa de e-mails, a culpa é dos recursos de Inteligência Artificial facilitando o sistema a aprender sozinho como identificar quais mensagens devem ser eliminadas.

Os benefícios que a Inteligência Artificial traz para o seu negócio

Hoje em dia, tanto as pequenas, quanto as médias e as grandes empresas não têm do que reclamar quando o assunto são as vantagens proporcionadas pela Inteligência Artificial. Veja a seguir algumas delas.

Mais precisão nas análises dos dados

Alguns sistemas de Inteligência Artificial, especialmente aqueles que compreendem o processo de machine learning, possuem a capacidade de captar, organizar e avaliar um elevado volume de informações obtidos todos os dias pelas empresas (os chamados Big Data).

Dessa maneira, o empreendedor está capacitado a traçar metas úteis para o negócio tendo em base em dados importantes, como, por exemplo, o comportamento dos clientes e o desempenho dos funcionários.

Além disso, a Inteligência Artificial permite também ao gestor do negócio avaliar quais os produtos contam com mais pedidos, bem como quais são os produtos que devem sair de linha.

Otimização de tarefas

Grandes empresas do mercado, como a Apple e o Google já possuem, respectivamente, a Siri e o Google Assistente, que são sistemas de Inteligência Artificial que permitem ações e pesquisas diversas por meio de comando de voz.

Uma das vantagens mais evidentes para o empreendedor é o agendamento de reuniões. Por meio dessas ferramentas de AI, o administrador tem condições de marcar reuniões de maneira rápida.

Ele também está apto a conferir a agendado dia, averiguar quais são os locais e os horários de compromissos e receber avisos da empresa e de colegas em seu smartphone ou outro dispositivo móvel.

Atendimento com mais qualidade

A AI tornou o sistema de atendimento mais moderno, rápido e com qualidade. Levando em consideração o fato de que o atendimento pode assegurar ou não a fidelidade do público, isso é de extrema importância.

Se antes o telefone era o principal canal de contato entre empresas e os clientes. Atualmente, já é possível dizer que os diálogos podem ocorrer via e-mail, redes sociais ou chats. Porém, o que mais importa aqui é como o diálogo é estabelecido.

Nos sistemas que utilizam a AI, quem efetua o primeiro contato é um robô. A Inteligência Artificial realiza a triagem das solicitações e resolve várias demands por conta própria.

Isso diminui a pressão de trabalho sobre os atendentes, que podem voltar o foco para situações que realmente necessitam de um trabalho humano.

A vantagem para o consumidor é evidente, pois esse modelo de atendimento diminui o tempo de espera e ainda disponibiliza respostas rápidas.

Como tudo o que o cliente espera para ficar plenamente satisfeito é rapidez e eficiência, a Inteligência Artificial se mostra uma ferramenta mais do que essencial.

Um exemplo prático de Inteligência Artificial que facilita o atendimento em instituições bancárias é a BIA, a AI do banco Bradesco.

Conclusão

Seja para sugerir vídeos na Netflix ou reduzir os spams em seu e-mail, a Inteligência Artificial está aí ajudando no nosso dia a dia e otimizando as tarefas de um negócio.

No cotidiano de um e-commerce e também de uma loja física, a AI pode trazer muitos benefícios. Portanto, conheça mais o que essa tecnologia pode proporcionar ao seu negócio e melhore o desempenho da sua empresa.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

Ilustração. Foto: Pixabay

Ser Voluntário – Pessoas

Lorena Queiroz. Foto: Gabriel Cappelleti/Divulgação

Lorena Queiroz lança nova coleção de bolsas em ensaio temático no parque