em

Analista de redes sociais: você conhece essa profissão?

A graduação de Analista em Redes Sociais já existe e muitas empresas já têm em seu departamento interno esses especialistas

Ilustração. Foto: Pixabay

A Internet teve um crescimento gigantesco nas últimas décadas, e assim surge a necessidade de profissionais especializados no conhecimento desta ferramenta, bem como as redes sociais que a contemplam.

Anteriormente, não havia qualificação acadêmica para os analistas de redes sociais, tendo, portanto, ocupado esses cargos, profissionais de outras áreas como publicitários, pessoas do Marketing, da Comunicação Social, e assim por diante. Hoje, a graduação de Analista em Redes Sociais já existe e muitas empresas já têm em seu departamento interno esses especialistas.

O que faz um analista de redes sociais nas empresas?

  • Analisam possíveis invasores e ameaças nos sistemas detectando-as em tempo hábil
  • Cuida do planejamento da marca e empreendimento, contribuindo para o crescimento das vendas no comércio virtual
  • Acompanham em tempo real a movimentação e projeção dos concorrentes da empresa em que presta serviço

Diante isso, os analistas de redes sociais podem atuar em vários segmentos a exemplificar adiante.

1. Desenvolvimento de conteúdo:

Primazia por conteúdo de qualidade, devidamente correto, com personalização da marca, originalidade, tudo isso relacionado à compreensão do público-alvo a atingir. Entender o propósito da empresa é outro fator determinante para que linguajar e personalidade da marca caminhem juntos, deixando o conteúdo com a performance mais diferenciada e destacada possível. ´

2. Monitoramento:

Medição de projeções da empresa e seus concorrentes, estimativas, resultados do plano de ações para melhoramento das falhas, e atingimento de metas, índices de ROI-retorno sobre investimento, bem como realização de relatórios financeiros, planilhas, tabelas para avaliação de planos e resultados fazendo um paralelo de semelhanças e diferenças entre os potenciais concorrentes.

3. Bom relacionamento com o cliente:

Já imaginou se o cliente não tivesse meios de contatar algum tipo de informação, seja ela críticas, sugestões, reclamações seria bastante complicado. O analista no caso tem esta aproximação com o cliente, sanando problemas, conciliando conflitos, tirando dúvidas, tudo virtualmente com boa comunicação e cordialidade com o consumidor. Logo, presteza e cordialidade no SAC 2.0, trazem um diferencial no mundo dos negócios online.

4. Plano de ações:

Ter uma visão global do planejamento de negócios da empresa e aplica-lo no meio digital, administrando as estratégias e inserindo-as no melhor contexto possível de empreendedorismo com qualidade.
Para isso, é necessário traçar o perfil do consumidor, o que ele espera da marca, cuidar para que as postagens sejam colocadas com frequência e estejam devidamente atualizadas, redes de comunicação da empresa com temáticas interessantes, normalmente ranqueadas e atualização dos resultados sempre atualizados.

A importância no analista na sua empresa

  • Ter uma equipe estratégica vale ouro para qualquer empreendimento, e um profissional que atende em tempo real estas expectativas de causas e resultados, pode alavancar o negócio.
  • Cuidar e entender bem o mecanismo das redes sociais da atualidade favorece bastante a probabilidade de possibilidade de aumento de vendas.
  • Vale lembrar que assim como na Internet são propagados aspectos positivos de um empreendimento, os aspectos negativos são tidos tal qual, podendo fazer uma marca despencar suas vendas e ficar malvista entre os consumidores.
  • Portanto, a escolha certa deste profissional qualificado trará confiabilidade aos clientes e ótimos resultados para a empresa.

Existem muitos analistas, então como me diferenciar?

Aprenda a utilizar programas e ferramentas de edição de imagens, pois milhares de uploads de imagens são feitas diariamente, pois dessa forma não tem que pagar para outra pessoa fazer tal serviço e você ainda consegue otimizar o tempo.

Acesse todas as ferramentas de mídias sociais mais utilizadas na atualidade e conheça de perto suas características e funcionalidades.

Trabalho atual com elevado crescimento de mercado

O crescimento desta profissão é devido à grande demanda de serviços, marcas e empreendedores no e-commerce, virtuais e online.

Logo, é possível perceber que o número de profissionais nesta área tende a crescer cada vez mais até mesmo em órgãos públicos em forma de ingresso por meio de concurso público.

É importante também que este profissional esteja atualizado constantemente, pois a era tecnológica é bastante dinâmica, bem como as redes sociais e programamos supor que uma plataforma midiática seja lançada hoje, o profissional deve rapidamente buscar a melhor forma de navegação, acessar a rede para ver como funciona, enfim, deve se adaptar a qualquer transformação que surgir.

Tenho as qualificações necessárias para me candidatar?

  • Você é criativo, comunicativo e analítico?
  • Está atualizado dos conteúdos que acontecem em sua volta?
  • Tem facilidade de manusear as redes sociais de maior impacto entre os usuários?
  • Já teve experiência na área ou atua nos ramos do Marketing, Comunicação Social ou publicidade?

Quais habilidades um analista de redes sociais deve ter?

  • Em suma, uma analista de redes sociais deve:
  • Harmonizar dados reais com os dados do plano de ações
  • Ter uma aproximação com o cliente sendo o portador de um bom relacionamento e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
  • Criar conteúdo qualificado e relevante
  • Entender quem é a persona alvo da marca e montar formas de atingir esse público convertendo-o em consumidores em potencial.
  • Análise das projeções e resultados buscando junto com outras equipes internas desenvolver as soluções e melhoramentos.
  • Construir e gerenciar todos os perfis de uma marca nas redes sociais

Remunerações da área

É difícil precisar quanto um analista de redes sociais ganha de fato, pois tudo dependerá de qual empresa ele atua, o nível de experiência que ele possui, entre outros indicadores. Em média tomando como base vários sites de pesquisa estima-se que o ganho inicial atual gira em torno de 1.500,00 mensais como base e 5.000,00 mensais como teto, não entrando aqui os analistas que são contratados por concurso público, porque assim o sendo depende da atualização de salários de cada órgão contratante. Vejamos também uma certa comodidade e flexibilidade destes profissionais, podendo atuar Home Office, como freelancers, microempresas registradas com razão social ou mesmo internamente de forma fixa em uma empresa.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

CNMP abre sindicância para apurar suposta troca de mensagens

Ilustração. Foto: Pixabay

O que é E-commerce e por que você deveria começar hoje