em

Nutrólogo: Quando procurar esse especialista?

O nutrólogo é um profissional da saúde formado em medicina que atua na área da nutrição

Muitas pessoas não sabem que podem consultar um nutrólogo para melhorar sua nutrição e assim manter a saúde em dia, principalmente quando se fala em saúde, é importante ter um cuidado especial com a alimentação. 

Neste artigo, vamos falar sobre os principais objetivos desse profissional, quando deve-se procurá-lo e qual o tratamento que ele passa. Além disso, vamos mostrar as diferenças entre nutrólogos e nutricionistas e também as diferenças entre nutrólogos e endocrinologistas. 

Acompanhe!

Como o nutrólogo atua?

O nutrólogo é um profissional da saúde formado em medicina que atua na área da nutrição. Ele pode ajudar as pessoas a melhorarem sua alimentação, tratar doenças relacionadas à nutrição e também ajudar no emagrecimento saudável.

O nutrólogo é um profissional muito importante para a saúde, pois ele pode diagnosticar e tratar diversas doenças que podem estar relacionadas à alimentação. Além disso, também pode ajudar as pessoas que querem emagrecer de forma saudável, passando um plano alimentar adequado para cada caso.

Você deve consultar um nutrólogo quando estiver com alguma doença crônica, podendo ou não estar relacionada com a alimentação. Ou seja, doenças que precisam de acompanhamento recorrente de um profissional e que não se limitam apenas às mudanças na alimentação e/ou prática de exercícios físicos.

Mas nada impede que o nutrólogo possa ser um grande aliado para aqueles que buscam uma vida equilibrada, mais saudável. Algumas doenças que o nutrólogo pode tratar são a anorexia, a bulimia, a obesidade, o diabetes e o hipotiroidismo. 

Se você está com alguma dessas doenças ou quer preveni-las, esse é o profissional ideal para te ajudar.

Tratamentos passados pelo profissional

O tratamento que um nutrólogo passa vai depender da doença que ele está tratando. No entanto, ele geralmente passa um plano alimentar adequado para cada caso e também pode prescrever medicações e suplementos nutricionais.

As ações desse médico podem incluir tratamento de doenças específicas com medicações, orientação e educação para a mudança de hábitos alimentares, além da restrição de certos alimentos e o aumento da ingestão de outros. 

Tudo vai depender do caso e como o nutrólogo irá agir e prescrever o melhor tratamento para cada um.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Emagrecimento saudável

O profissional também pode ajudar as pessoas que querem emagrecer de forma saudável. Ele pode passar um plano alimentar adequado para cada caso e também monitorar o seu progresso. Com isso, você pode ter certeza de que irá emagrecer da forma mais saudável possível.

Além disso, o nutrólogo também pode orientar sobre os melhores exercícios para perder peso e ainda realizar o acompanhamento de perto. Para complementar o emagrecimento saudável, ainda é possível aliar com dieta com receitas saudáveis e também fazer uso de suplementação prescrita pelo nutrólogo.

Com isso, percebemos que esse profissional está completamente alinhado à proposta de uma alimentação e vida mais saudável!

Diferença entre nutrólogo e nutricionista

Agora que você já sabe o que nutrólogo faz e quando procurá-lo, é importante ressaltar a diferença entre nutrólogos e nutricionistas. Enquanto o nutrólogo é um médico especializado em nutrição, o nutricionista é um profissional que atua na área da alimentação. Ou seja, o nutricionista tem como objetivo orientar as pessoas sobre uma alimentação saudável e balanceada.

Embora as duas profissões sejam importantes, é importante ressaltar que o nutrólogo é um profissional da saúde e, portanto, pode tratar doenças relacionadas à nutrição. Já o nutricionista não pode tratar doenças, mas pode ajudá-las a preveni-las.

Com isso, o nutricionista tem funções como:

  • Elaborar dietas
  • Orientar sobre nutrição
  • Fazer a avaliação nutricional
  • Preparar cardápios específicos de acordo com os objetivos do paciente

Enquanto o nutrólogo tem funções como

  • Tratar doenças relacionadas à nutrição
  • Prescrever medicações
  • Educar e orientar pacientes sobre seu estado nutricional
  • Contribuir para o emagrecimento saudável e manutenção da qualidade de vida dos pacientes

Em ambos os casos, pode-se também otimizar o processo de vida mais saudável com uma clínica para emagrecimento

Diferença entre nutrólogo e endocrinologista

Outra diferença importante que devemos ressaltar é entre nutrólogos e endocrinologistas. Como vimos, o nutrólogo é um médico especializado em nutrição. Já o endocrinologista é um médico especializado em doenças relacionadas aos desequilíbrios metabólicos e hormonais do corpo humano.

O endocrinologista pode tratar doenças e se atentar a saúde preventiva, como:

  • Diabetes
  • Tireoidismo
  • Obesidade
  • Distúrbios da menstruação e puberdade
  • Colesterol
  • Menopausa

Já o nutrólogo pode tratar doenças como:

  • Anorexia e bulimia nervosa
  • Distúrbios alimentares
  • Desordens nutricionais crônicas, como a má nutrição
  • Doenças crônicas não transmissíveis, como o diabete e a obesidade

Com isso, percebemos que cada profissional tem sua função específica. Portanto, é importante saber qual é o profissional mais adequado para o seu caso. Em resumo, nutrólogos são médicos especializados em nutrição e podem tratar doenças relacionadas à nutrição. 

Já os nutricionistas são profissionais que atuam na área da alimentação e podem orientar sobre nutrição. Endocrinologistas são médicos especializados em doenças relacionadas a desequilíbrios metabólicos e hormonais do corpo humano.

Com isso, fica mais fácil saber qual profissional procurar de acordo com o seu objetivo. Se você está em busca de uma alimentação saudável e balanceada, os nutricionistas são os profissionais mais indicados. Se você está em busca de tratamento para uma doença relacionada à nutrição, o nutrólogo é o profissional mais adequado.

E se você está em busca de um tratamento para uma doença relacionada a desequilíbrios metabólicos e hormonais, o endocrinologista é o profissional mais adequado. Ainda assim, é importante sempre tomar todos os cuidados possíveis com a saúde, inclusive os de ações sociais, como tomar vacinas importantes.

Gostou de conhecer mais sobre o nutrólogo? Conte para a gente nos comentários!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Hospedar site no exterior vale a pena?

Ilustração. Foto: Divulgação

Concurso público: Veja 5 mitos que te contam