em

Como funciona a vacinação a domicílio?

Quais são as vantagens? E por que aderir à vacinação a domicílio? Leia este artigo e descubra!

A vacinação a domicílio é um serviço que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. A ideia é simples: você recebe a vacina em casa, sem precisar se deslocar até uma clínica ou posto de saúde.

Mas como funciona esse serviço? Quais são as vantagens? E por que aderir à vacinação a domicílio? 

Leia este artigo e descubra!

Aproveite e acompanhe: Em um ano de vacinação, quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses.

O que é a vacinação a domicílio?

A vacinação a domicílio é um serviço que disponibiliza uma equipe de profissionais para aplicar as vacinas em sua residência. Essa modalidade de atendimento é ideal para quem não pode ou não tem condições de se deslocar até uma unidade de saúde para receber as vacinas.

O processo é simples, basta entrar em contato com uma unidade de saúde para solicitar o serviço e agendar a data em que a equipe irá até sua residência. No dia marcado, os profissionais chegarão à sua casa com todos os equipamentos necessários para realizar o procedimento.

Após a vacinação, é importante que você permaneça em observação por alguns minutos para verificar se não há nenhuma reação adversa à vacina. Em caso de dúvidas ou sintomas, entre em contato imediatamente com a unidade de saúde.

Vantagens da vacinação a domicílio

A principal vantagem da vacinação a domicílio é a comodidade. Com esse serviço, você não precisa se preocupar em se deslocar até uma unidade de saúde para receber as vacinas, pois a equipe de profissionais irá até a sua residência para realizar o procedimento.

Além da comodidade, outra vantagem é a segurança. Ao receber as vacinas em casa, você evita o risco de contrair doenças no ambiente hospitalar ou de expor os seus familiares a esse risco. A partir da vacinação em casa você contribui para desafogar os postos de saúde.

Além de dar mais comodidade àquelas pessoas que realmente precisam de atendimento na unidade hospitalar.

Por que aderir à vacinação a domicílio

#1 Atendimento com hora marcada

Com a vacinação a domicílio, você não precisa se preocupar com horários ou filas. Basta agendar um horário conveniente para você e pronto! Um profissional de saúde virá até sua casa para realizar o procedimento.

#2 Menor risco de contaminação

Ao optar por esse tipo de vacinação, você diminui o risco de contaminar ou ser contaminado por vírus e outras doenças. Isso porque, ao se dirigir a uma unidade de saúde, você pode ter contato com diversos pacientes que estão doentes.

Isso é muito benéfico para proteger pessoas que estão em grupos de risco, como, crianças, gestantes, idosos ou aquelas que têm alguma doença crônica.

Além disso, a pandemia e outras contaminações por vírus como a varíola do macaco, que atingiu o Brasil recentemente, têm feito com que as pessoas fiquem cada vez mais cautelosas em relação à saúde.

Com a vacinação a domicílio, você não precisa se preocupar com esses riscos, pois o profissional de saúde que irá até sua casa estará devidamente protegido.

#3 Evita necessidade de locomoção

Em dias de chuva ou em que o trânsito está caótico, a última coisa que você quer é se arriscar para ir até uma unidade de saúde. Com a vacinação domiciliar, esse problema ficará para trás.

Além disso, pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos, obesos ou portadores de deficiência, também podem se beneficiar com o serviço, já que você não precisará se preocupar com isso, pois o profissional de saúde irá até o domicílio.

Como escolher um serviço de vacinação a domicílio?

Com a popularização do serviço, diversas empresas e profissionais de saúde oferecem o procedimento. Por isso, é importante ficar atento para não cair em armadilhas ou contratar um serviço que não atenda às suas necessidades ou não seja prestado de maneira adequada.

Para te ajudar nessa escolha, listamos algumas dicas super importantes na hora de escolher um serviço de vacinação:

— Verifique se o profissional de saúde possui registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), você pode fazer isso no site do Conselho Federal de Medicina através do site https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/;

— Opte por empresas que estão há bastante tempo no mercado;

— Procure saber se a empresa possui um site e uma boa presença nas redes sociais;

— Veja se a clínica e/ou profissionais da empresa são bem avaliados pelos clientes;

— Verifique se a empresa presta um bom atendimento e se os profissionais são educados;

— Pesquise o preço do serviço na internet e compare com o valor cobrado pela empresa.

Com essas dicas, você poderá contratar um serviço de qualidade e que atenda às suas necessidades e ficará mais tranquilo para tomar a vacina. A vacinação a domicílio é uma forma conveniente e segura de receber as suas vacinas. 

É importante lembrar que, apesar de a maioria das pessoas não ter nenhum problema com a vacinação, algumas podem ter reações adversas. Se você tiver quaisquer dúvidas ou preocupações, entre em contato com o seu médico para obter mais informações.

Além disso, estar devidamente vacinado protegerá a sua saúde e também de todas as pessoas  com quem você tem contato, pois evitará a propagação de doenças.

Vacinar é um ato de amor! Proteja-se e proteja as pessoas que você ama!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que significa tela touch screen? Descubra agora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Canais de distribuição: O que são e como funcionam?