em

Foliculite: o que fazer para evitar e tratar essa inflamação

Esse problema cutâneo que causa lesões vermelhas, coceira e dor é bastante desconfortável e pode atingir qualquer um; confira mais detalhes de como minimizar os sintomas e solucionar essa complicação

A foliculite é uma inflamação da pele, com origem nos folículos pilosos, que pode causar um grande incômodo. Qualquer tipo de pessoa pode ser afetada por ela, independentemente de gênero, idade ou cor. Os principais sintomas desse problema são pequenas bolinhas vermelhas espalhadas pela região atingida, que causam coceira e podem deixar a região dolorida. Caso esse problema não seja tratado precocemente, as lesões podem gerar cicatrizes e manchas permanentes, portanto é importante identificar a causa da inflamação e iniciar o tratamento o quanto antes.

Esse tipo de inflamação se inicia nos folículos pilosos, isto é, na raiz dos pelos. Como possuímos pelos espalhados por todo o corpo, a foliculite não é exclusiva a alguma região, apesar de aparecer com mais frequência em partes do corpo como nádegas, virilha, axilas e barba.

A infecção geralmente se manifesta após a depilação ou retirada dos pelos através de métodos simples, como cera ou lâminas. Essa remoção dos pelos pode favorecer e facilitar o surgimento da foliculite, com a ocorrência de pelos encravados, que não é a única causa. Muitas vezes, o surgimento da foliculite está associado à infecção por bactérias e fungos, que se alojam na pele em lesões provocadas pelos métodos de depilação.

Existem 4 tipos de foliculite principais:

Foliculite estafilocócica: nesses casos, a foliculite é causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, que se aloja na pele quando há algum tipo de lesão. Esse microrganismo adentra os ferimentos e provoca a infecção dos folículos pilosos, gerando a formação de bolinhas vermelhas com um ponto branco central, que podem causar coceira e dor.

Foliculite por pseudomonas: nesses casos, a foliculite também é causada por um tipo de bactéria, as pseudomonas. Esses microrganismos vivem em ambientes aquáticos como banheiras e piscinas em que os níveis de cloro e pH não estão adequados, e provocam lesões vermelhas na pele, com a existência de pus.

Pseudofoliculite da barba: também conhecida como coceira de barbeiro, essa inflamação é provocada por pelos encravados após a remoção dos pelos, principalmente no rosto e pescoço. Entretanto, os homens não são os únicos que podem apresentar esse quadro de lesões, que também podem aparecer em mulheres que fazem depilação em regiões como axilas e virilha.

Foliculite pitirospórica: nesses casos, o agente causador é o fungo Pityrosporum ovale, causando incômodo com mais frequência em adolescentes e adultos do gênero masculino, acometendo braços, peito e costas com acnes.

O tratamento da foliculite deve ser recomendado por um médico dermatologista, que irá analisar cada caso e avaliar o principal agente causador para que ele seja combatido. Muitas vezes, algumas pomadas ou cremes antifúngicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados para uso tópico no local das lesões, assim como sabonetes antissépticos. Já nos casos mais graves, em que a foliculite evoluiu para um furúnculo, pode ser necessária a administração oral de antibióticos.
Para evitar o aparecimento desse problema, é importante evitar banhos muito quentes e roupas muito apertadas. Manter a hidratação da pele em dia também auxilia a evitar as lesões, deixando-a mais saudável para evitar os quadros inflamatórios. Outra dica é remover os pelos aparando-os com aparelhos elétricos ou realizar o procedimento de depilação a laser, com preço mais acessível, que são capazes de remover os pelos completamente, eliminando a possibilidade de surgimento da foliculite e não causando mais nenhum incômodo no futuro.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Shilton Araújo)

Mais da metade dos brasileiros querem desenvolvimento verde para o país, aponta pesquisa Ipec

(Foto: Stefamerpik/Freepik)

Nome negativado: quais são meus direitos?