em

População de Barreiras recebe serviços da Feira Cidadã

Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, no espaço montado no Batalhão de Instrução e Capacitação de Polícia Militar, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro Vila Regina

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deu início, nesta segunda-feira (2), a mais uma edição da Feira Cidadã, desta vez no município de Barreiras, na região Oeste. Até quarta (4), serão realizados mais de oito mil atendimentos, entre consultas médicas, exames, procedimentos odontológicos, teste e vacinação para Covid-19, além de serviços de cidadania, como emissão de documentos. Em visita ao município para uma série de entregas, o governador Rui Costa (PT), ao lado da titular da Sesab, Adélia Pinheiro, acompanhou a ação.

“A Feira aqui em Barreiras vai atender uma demanda reprimida da pandemia, com procedimentos como a cirurgia de catarata, bastante procurada, além de atendimentos odontológicos, serviços de atenção ao cidadão e também marcação de exames e cirurgias eletivas para as mulheres”, explicou o governador.

Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, no espaço montado no Batalhão de Instrução e Capacitação de Polícia Militar, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro Vila Regina. A população tem acesso a consultas com oftalmologistas, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x e outros serviços médicos. No local reservado ao atendimento odontológico, os profissionais realizam procedimentos de obturação, restauração, limpeza, canal e procedimentos mais complexos, como cirurgias bucomaxilo.

Para ter acesso à feira e aos serviços, é necessário apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses contra a Covid-19 em dia. O mecânico, Francisco Soares, de 63 anos, aproveitou a oportunidade e já foi encaminhado para realizar a cirurgia de catarata, que aguarda há quatro anos. “Se não fosse essa chance, eu teria que fazer uma cirurgia particular, mas os preços são muito altos, em torno de R$ 4 mil a R$ 6 mil para cada olho. Essa oportunidade caiu do céu. Aqui, já fui atendido e agora estou sendo encaminhado para a cirurgia”, destacou.

(Foto: Rafael Martins/GOVBA)
(Foto: Rafael Martins/GOVBA)

Cidadania

Aliado aos serviços de saúde, a população também conta com o auxílio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que disponibiliza serviços como emissão de segunda via do RG, cadastramento de biometria de eleitor, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A estudante Taís Figueredo aproveitou a oferta gratuita de serviços para tirar o documento de identidade. “A feira foi uma ótima opção para vir fazer o RG, que eu tinha perdido, e não estava tendo tempo. Foi super rápido”, comemorou.

Balanço

Barreiras é a quinta cidade a receber a Feira Cidadã, em 2022. Seabra, Salvador, Vitória da Conquista e Jequié foram contempladas recentemente com a ação, que beneficiou mais de 60 mil pessoas. O projeto atingiu a marca de mais de 372 mil atendimentos em 2019. No ano de 2020, duas edições foram realizadas, totalizando mais de 9 mil atendimentos, mas a ação precisou ser interrompida em virtude da pandemia.

Próxima edição

Na próxima semana, a Feira Cidadã será realizada no município de Bom Jesus da Lapa, na Bacia do Rio Corrente, onde vai atender a população nos dias 11, 12 e 13 de maio.

(Foto: Rafael Martins/GOVBA)
(Foto: Rafael Martins/GOVBA)
(Foto: Divulgação/Saeb)

SAC Móvel realiza atendimento gratuito em Barreiras

(Foto: Manu Dias/GOVBA)

Hospital do Oeste ganha novos leitos de UTI e um setor de oncologia-radioterapia