em

Como o consumo de bebidas alcoólicas prejudicam os dentes?

O consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, assim como comer em excesso alimentos ricos em açúcar, pode trazer efeitos adversos para a saúde bucal como um todo

O consumo de bebidas alcoólicas pode causar grandes impactos na saúde bucal. Isso porque, quando consumido de maneira descontrolada e com frequência, pode impactar no seu sorriso e em diversos outros pontos do organismo.

Sendo assim, para possuir mais conhecimento em relação aos impactos causados pelo consumo excessivo do álcool em seu sorriso, seja ele com aplicação de lentes de contato dentária ou não, preparamos este conteúdo especial. Confira a seguir!

Principais efeitos no álcool na saúde bucal

O consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, assim como comer em excesso alimentos ricos em açúcar, pode trazer efeitos adversos para a saúde bucal como um todo.

Alguns dos principais problemas causados pelo alto consumo de bebidas alcoólicas incluem:

  1. Sensibilidade e fraqueza dos dentes

A maior parte das bebidas alcoólicas possuem um alto grau de acidez. Sendo assim, a camada de cálcio presente nas dentições acaba se dissolvendo, diminuindo a proteção dos dentes.

Com isso, a arcada dentária pode enfraquecer, deixando os nervos expostos, resultando no aumento da sensibilidade e dor na região. Portanto, é importante evitar o excesso de bebidas como espumantes e vinhos secos, devido a presença de gases e acidez.

  1. Cáries e infecções

Muitas bebidas alcoólicas são ricas em açúcar. Sendo assim, esse fator facilita no surgimento de cáries dentárias, principalmente em pacientes que usam aparelho de porcelana ou convencional.

Além disso, a glicose libera um ácido que pode danificar a estrutura dos dentes.

Consequentemente, sem a remoção da placa bacteriana de forma adequada, ela começa a corroer o esmalte dos dentes, causando manchas escuras. Conforme as bactérias vão se acumulando, surgem as dores dentais e aumento na sensibilidade. 

Em casos mais avançados, formam-se bolas de pus na gengiva assim que a placa bacteriana atinge a polpa dos dentes, gerando infecções irreversíveis.

A dor das cáries podem afetar a forma como determinados acessórios e ferramentas utilizadas na ortodontia funcionam, pois geram dores que podem ser confundidas com a falta de adaptação ao aparelho invisível.

Tal problema vem acompanhado de dor intensa, e a única forma de reverter o quadro é através do tratamento de canal.

Outro impacto negativo causado pelo acúmulo da placa bacteriana é o surgimento de infecções na gengiva. Esse problema pode se tornar muito grave, pois, além de causar sangramentos na região, também pode enfraquecer a raiz dos dentes.

Sendo assim, ao utilizar um aparelho odontológico transparente, o risco se torna maior, pois o enfraquecimento da raiz dental pode causar perda da dentição.

  1. Halitose

O excesso de álcool no organismo dificulta a produção de saliva na boca. Sendo assim, a desidratação da boca faz com que as bactérias se proliferem mais facilmente, facilitando o mau hálito.

Além disso, a baixa quantidade de saliva e a concentração de bactérias podem causar outros problemas citados anteriormente neste conteúdo. Portanto, para manter uma boa saúde dental, é preciso consumir bebidas alcoólicas com moderação.

  1. Amarelamento dos dentes

Alimentos com pigmentação escura tendem a manchar os dentes. Sendo assim, eles devem ser consumidos de maneira controlada. Entretanto, algumas bebidas alcoólicas podem não só manchar seu sorriso, mas também aumentar a sensibilidade deles.

Uma forma de evitar esse problema é o clareamento dental. Outra opção que garante um sorriso branquinho e uma bela dentição é a aplicação da famosa faceta dente.

  1. Câncer de boca

Um dos principais fatores que causam o câncer de boca é o consumo excessivo de álcool. E quando somado com o cigarro, o risco se torna ainda maior. Isso porque, ao ingerirem bebidas alcoólicas, fumantes tendem a fumar mais.

Sendo assim, a boca acaba sofrendo com a desidratação causada pelo álcool, somada com as substâncias químicas presentes no cigarro e o choque térmico da bebida gelada e a fumaça quente.

Dessa forma, a infecção da mucosa da boca surge de forma facilitada, e, a longo prazo, pode resultar em um câncer de boca.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Dicas para consumir álcool corretamente

Como apresentamos, o álcool causa diversos problemas à saúde bucal. Entretanto, existem formas de consumir bebidas alcoólicas sem causar grandes impactos negativos.

Confira algumas dicas de como diminuir os riscos causados por ele:

  • Adicionar cubos gelo a bebida, pois reduz a acidez;
  • Enxaguar a boca após ingerir certa quantidade de álcool;
  • Intercalar drinks com copos de água;
  • Optar por bebidas cremosas e sem gás;
  • Mascar chicletes sem açúcar para diminuir o mau hálito;
  • Realizar a higiene bucal assim que possível;
  • Continuar bebendo água após interromper o consumo de álcool;
  • Utilizar canudos para reduzir os danos aos dentes;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio.

A partir de tais práticas, você conseguirá diminuir os impactos negativos aos seus dentes causados pela bebida alcoólica, bem como a lente de contato dentária. De tal forma, você sentirá total diferença no seu sorriso, que ficará mais bonito com os cuidados necessários.

Ao possuir conhecimento em relação aos danos que os diferentes tipos de bebida poderão causar em seus dentes, também poderá consumir com maior moderação as opções que mais agridem seu sorriso.

Sendo assim, você poderá apreciar uns bons drink mantendo a beleza e a saúde dos seus dentes.

*Conteúdo colaborativo de Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Conteúdo de colaborador*

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de responsabilidade do autor.

Sair da versão mobile