em

Exames de imagem podem contribuir para diagnóstico precoce e preciso de doenças

Realizado desde o século XX, esse tipo de exame é imprescindível em descobertas de doenças e outros problemas do corpo

(Imagem ilustrativa/Pexels)

Diversas doenças possuem uma certa gravidade na vida das pessoas; portanto, é necessário sempre que os exames estejam em dia. Dentro desse cenário, descobrir o diagnóstico da doença o quanto antes gera uma chance de cura do problema maior, pois o tratamento é iniciado imediatamente. 

Através do exame de imagem, é possível que se descubra qual doença você possui, por isso é de extrema importância nos dias de hoje. Apesar de parecer muito atual, o sistema diagnóstico existe desde o século XX, onde por volta dos anos 50 começou a se expandir.  Com a tecnologia da informação e pesquisas da área óptica, esse exame permite que sejam vistos vasos sanguíneos, entre outras partes do corpo que seriam impensáveis sem essas tecnologias.

Os exames tecnológicos de diagnóstico possuem uma realização rápida e proporcionam uma precisão aguçada. Muitos médicos têm confiança e segurança para indicar um tratamento para a doença apenas com a imagem proporcionada. Doenças como câncer, trombose e doenças arteriais ficaram mais fáceis de serem diagnosticadas, evitando complicações tardias.

Ultrassonografia

Em cada tipo de situação, existe um exame de imagem específico. Um dos que são mais famosos é o de ultrassom, ou ecografia, que trata-se de um tipo de exame não invasivo, que permite formar imagens em tempo real, possibilitando a investigação de inúmeras doenças. Além disso, muitos médicos também realizam esse exame com grávidas, para ver o bebê pela primeira vez e identificar algo na gestação.

Ressonância magnética

O exame de ressonância é muito conhecido pelo seu grau de precisão e qualidade. Trata-se de um exame por imagem que não possui radiação, permitindo captações de imagens muito detalhadas. Geralmente, é realizada por atletas que tiveram alguma lesão grave, pois possibilita analisar a saúde da articulação, fêmur e tíbia, que são responsáveis pelo movimento do nosso corpo. 

Radiografia

Esse tipo de exame é o famoso raio X, que é extremamente popular nos hospitais. Esse tipo de exame serve para diagnosticar fraturas e doenças, atravessando órgãos e tecidos do corpo, trazendo uma imagem do que se busca. Alguns médicos possuem esse tipo de conhecimento, porém, dependendo do hospital, eles buscam profissionais que fizeram curso de radiologia, ou áreas correlatas, para executar esse exame.

Tomografia

O exame de tomografia é uma junção do raio X com computadores capazes de produzir imagens com alta precisão. Ele geralmente é uma excelente forma de avaliar a estrutura do corpo em sua totalidade, o que é importante em diagnósticos nos locais de difícil acesso do órgão examinado.

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 28.289 casos ativos de Covid-19 e 64 óbitos pela doença

(Imagem ilustrativa/Pexels)

42% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de pedir empréstimo no primeiro trimestre