em

Entenda a importância dos exames de rotina para homens e mulheres

Conheça os principais exames de rotina e quais deles são indicados para homens e mulheres devido às maiores tendências a desenvolver patologias

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Texto de Gabriel Almeida

Os exames de rotina são importantes aliados na saúde de homens e mulheres, pois contribuem no diagnóstico, prevenção e acompanhamento de diferentes patologias.

A frequência dos exames de rotina varia de acordo com a idade, histórico médico pessoal, familiar e gênero. 

Principais exames de rotina para homens e mulheres

Os exames de rotina podem ser comuns para todas as pessoas ou também específicos aos homens e mulheres de acordo com as tendências de cada gênero de desenvolver determinados tipos de patologia.

Os exames comuns aos homens e mulheres são aqueles que permitem identificar patologias básicas como diabetes, hipertensão e alterações cardíacas. Alguns deles incluem: 

  • Exames de sangue: os exames de sangue permitem conhecer os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos e hemograma que contribui na identificação de patologias como diabetes e alterações na pressão arterial;
  • Exames cardiovasculares: as doenças cardiovasculares estão entre as que mais matam anualmente, sendo que as avaliações desse tipo devem ser iniciadas entre 35 e 40 anos de acordo com o histórico familiar e patologias associadas.

Esse conjunto de exames deve ser feito por homens e mulheres em intervalos regulares, pois permite diagnosticar diferentes problemas de saúde.

Exames de rotina para homens

Além desses exames básicos, para os homens, outros exames de rotina contribuem na identificação de patologias mais comuns, como câncer de próstata e alterações hormonais da andropausa. 

Exames recomendados:

  • Dosagem de testosterona: a partir dos 40 anos, os homens podem passar por alterações hormonais da chamada andropausa, com sintomas que incluem falta de libido, mudanças de humor e diminuição da densidade óssea;
  • Autoexame testicular: nesse exame, o paciente faz o autoexame dos testículos em busca de caroços ou pontos de dor, o que contribui no diagnóstico precoce do câncer de testículos;
  • Exame da próstata: o exame de próstata deve ser feito anualmente por homens com mais de 50 anos ou antes quando houver casos na família. O teste permite identificar inchaços e nódulos para investigações mais detalhadas.

Portanto, alguns exames de rotina contribuem diretamente na saúde masculina, auxiliando na definição da melhor abordagem de tratamento e monitoramento.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Exames de rotina para mulheres

As mulheres também precisam ser submetidas a diferentes exames periódicos, contribuindo no diagnóstico precoce de patologias que tendem a afetá-las com maior frequência. 

Exames de rotina para mulheres:

  • Exame das mamas: o autoexame deve ser feito regularmente pelas mulheres, podendo ser realizado todos os meses para identificar nódulos ou outras alterações;
  • Papanicolau: o exame de rotina permite identificar alterações nas células cervicais o que contribui no diagnóstico  de HPV, câncer de colo de útero e DSTs. Deve ser realizado anualmente a partir dos 20 anos ou quando a paciente iniciar a vida sexual;
  • Mamografia: um dos principais exames de rotina para as mulheres é a mamografia, que contribui na identificação de nódulos, lesões ou calcificações nas mamas. Esse exame deve começar a ser feito aos 35 anos ou antes, em caso de mulheres com histórico de câncer de mama na família.
  • Densitometria óssea: as mulheres têm maior tendência às doenças ósseas, como osteoporose e artrite, sendo importante começar a fazer o exame de densitometria óssea aos 40 anos e realizá-lo regularmente;
  • Exames de sangue: devido à maior tendência a alterações da função tireoidiana nas mulheres, os exames de rotina devem incluir a análise das dosagens hormonais de TS4, T4 e T3.

Esses exames, somados com os gerais de sangue e cardíacos, contribuem no monitoramento adequado da saúde feminina, garantindo a manutenção do bem-estar das pacientes.

Qual a importância dos exames de rotina?

Os exames de rotina são muito importantes na saúde de homens e mulheres, colaborando para diferentes finalidades.

Prevenção 

Alguns exames, como a mamografia e exames de sangue são chamados de preventivos, o que significa que eles podem ajudar a identificar alterações antes de uma eventual patologia desenvolver-se, auxiliando nos tratamentos.

Diagnóstico

Os exames também permitem que os médicos responsáveis identifiquem alterações de saúde e também colaboram na solicitação de exames mais complexos, como a tomografia computadorizada para diagnóstico de tumores, exame que pode ser laudado por meio da telerradiologia, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce do câncer.

Monitoramento

Os exames de rotina também ajudam no monitoramento e acompanhamento de algumas patologias, como no caso dos pacientes pré-diabéticos.

Portanto, o acompanhamento médico anual ou com maior frequência em caso de pacientes com alterações nos resultados dos exames de rotina, é fundamental para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

A recorrência dos exames de rotina e a necessidade de exames adicionais sempre serão indicadas pelo médico responsável de acordo com as particularidades do caso.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Cinema: a influência da moda na sétima arte

(Foto: Sesab)

Bahia registra 485 novos casos de Covid-19 e mais 5 óbitos pela doença