em

Como a pandemia afetou a saúde mental de crianças e adolescentes?

Distúrbios desenvolvidos durante fase de desenvolvimento geram consequências até fase adulta

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

A pandemia de Covid-19 foi o estopim de uma série de emoções negativas que abalaram e ainda abalam o psicológico de muitas pessoas. Ao mesmo tempo em que estamos constantemente preocupados com nossa saúde, a saúde mental acaba ficando em segundo plano, mas está sendo diretamente afetada por tudo o que está acontecendo.

Se sentir ansioso demais ou até mesmo deprimido se tornou algo comum no último ano, independentemente da idade. Porém, para crianças e adolescentes, sofrer esses transtornos tão cedo na vida, em plena fase de desenvolvimento, pode ser algo ainda mais prejudicial. É comum que nessa faixa etária as pessoas sejam mais retraídas e se expressem menos, então seus sentimentos acabam sendo mais negligenciados.

O isolamento social pode ser muito mais difícil de lidar na infância ou adolescência, principalmente porque é uma fase em que a socialização é muito importante. Crianças e jovens sentem mais a necessidade de estar com outras pessoas da sua idade, de ver os amigos, de brincar, de sair de casa. Passar mais de um ano sem poder fazer tudo isso e não ter uma perspectiva de quando tudo voltará ao normal pode ser algo ainda mais catastrófico, da perspectiva de uma criança que não entende completamente o que está acontecendo, e isso implica em outras questões emocionais.

Na faculdade de psicologia, muitos profissionais especializados em saúde mental estudam o comportamento da infância até a fase adulta para conseguir discernir como os traumas de infância podem interferir na vida como um todo. Neste caso, o isolamento social pode resultar em maior introspecção desses jovens no futuro, vivendo uma vida mais reclusa, com dificuldades para socializar e conhecer novas pessoas.

Os adolescentes ainda conseguem lidar com a situação melhor do que as crianças, pois já possuem um grau de maturidade maior. Quem tem menos de 12 anos de idade acaba sendo mais prejudicado neste processo, principalmente porque estar em contato constante exclusivamente com seus pais interfere em muitos fatores de seu desenvolvimento.

Um outro fator preocupante é que passar todos os dias dentro de casa pode incentivar os jovens a adotar um estilo de vida ainda mais baseado no ambiente virtual, o que já é algo muito comum hoje em dia. Buscando ter uma atividade para passar o tempo, muitos passam praticamente o dia todo navegando na internet ou usando aparelhos eletrônicos, como televisão e videogame, o que também limita suas capacidades sociais.

É importante que todos os pais deem atenção especial para a saúde mental de seus filhos, pois somente assim é possível garantir que eles voltem a ter uma vida normal e saudável após o fim da pandemia.

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Conforto e sensualidade: dá para unir as duas características na lingerie?

(Foto: Divulgação)

Passa de 60% a área de soja colhida no oeste baiano