em

4 benefícios da maçã para o organismo humano

Uma maçã possui, em média, apenas 65 calorias, mas mais do que ideal para quem quer emagrecer, a maçã é perfeita para quem deseja se manter saudável

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

A maçã é uma das frutas mais conhecidas e acessíveis do Brasil. Normalmente consumida com o objetivo de driblar a fome entre as refeições, uma maçã de aproximadamente 100g possui apenas 65 calorias. Mas, mais do que baixa caloria para quem deseja ter uma vida mais saudável, as maçãs contam com vitaminas B1, B2 e sais minerais como fósforo e ferro.

As vitaminas do complexo B, por exemplo, atuam – entre outras áreas – no funcionamento do sistema nervoso, na proteção da pele e do aparelho digestivo. O fósforo mantém os ossos e dentes firmes. E o ferro tem papel importante na formação do sangue. Veja agora mais benefícios da maçã para o organismo humano:   

1. Ingestão de menos açúcar

Os polifenóis, presentes nas maçãs, ajudaram a combater o aumento das taxas de açúcar no sangue. Eles atuam de forma a inibir a atuação de enzimas como alfa-amilase e alfaglucose, que estão diretamente envolvidas na quebra de carboidratos, como o açúcar,  possibilitando uma maior oferta desse nutriente no sangue. Os polifenóis também fazem com que menos açúcar seja absorvido durante o processo de digestão.

2. Maior expectativa de vida

Estudos indicam que os polifenóis também são poderosos ativos antioxidantes, capazes de aumentar em 10% a expectativa de vida do ser humano. Isso porque, eles podem reduzir o aparecimento de tumores cancerígenos, pois combatem as mutações e o envelhecimento das células. Vale destacar, também, que a pele da maçã tem ácido ursólico, que atua como uma arma no combate dos sintomas alérgicos.

3. Mais saúde ao organismo

A maçã é amplamente conhecida como fonte de fibras solúveis, que se misturam à água no organismo. Entre as ações das fibras es­tão a capacidade de regular o intestino e prevenir doenças cardíacas em 30%. De forma geral, uma única maçã é responsável por 10% da quantidade diária recomendada de fibras, divulgada pela Or­ganização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, é preciso con­sumir entre 25g e 30g de fibras to­dos os dias portanto, vale incluir mais maçãs à sua dieta padrão com fibras

4. Dieta mais inteligente

Como já dito, a maçã é consumida normalmente nos intervalos das refeições como forma saudável de driblar a fome. Mas, mais do que isso: comer uma maçã uma ou duas horas antes do almoço ou do jantar produzirá uma sensação de saciedade que fará com que você coma menos comida depois. Assim, para quem deseja emagrecer, as maçãs favorecem uma dieta muito mais equilibrada e inteligente.

Avalie o conteúdo

(Foto: Reprodução)

Venda de selo de verificação no Instagram pode dar cadeia

(Foto: Divulgação)

Na Bahia, Boletim epidemiológico registra 100 óbitos por Covid-19 e mais de 19 mil casos ativos da doença