em

5 benefícios da atividade física para o organismo

De modo a esclarecer a importância de incluir exercícios à sua rotina, separamos 5 benefícios que as atividade física podem trazer para sua vida

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Nos últimos tempos, as atividades físicas têm se tornado cada vez mais frequentes no estilo de vida de pessoas de diferentes faixas etárias. Neste sentido, os benefícios da atividade física para o organismo são diversos, podendo ser desde a prevenção do sedentarismo, equilíbrio entre a saúde, corpo e mente, até o fortalecimento da imunidade e melhoria de diversos sistemas corporais.

Contudo, com o passar do tempo e a rotina acelerada, bem como por associarmos as atividades a espaços e exercícios mais específicos, podemos acabar esquecendo ou até negligenciando a prática. De modo a esclarecer a importância de incluir exercícios à sua rotina, separamos 5 benefícios que as atividade física podem trazer para sua vida. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)
  1. Diminui o estresse 

Quando há altos níveis de estresse o estômago e outros órgãos podem ser atingidos. No caso do estômago pode ocorrer a corrosão, desencadeando em doenças sérias como: o refluxo gastroesofágico, gastrite, esôfagite ou até a úlcera gástrica. Além de atingir o estômago, o estresse traz consequências como dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso, diminuição do apetite e até afetar o coração. 

Por isso é importante realizar atividades físicas, que são capazes de relaxar o corpo e mente, equilibrando o cortisol e liberando hormônios como a serotonina. No caso do cortisol, quando em baixos níveis, pode trazer fadiga, fraqueza, desejo repentino por doces e depressão. Já a serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade, trazendo a sensação de bem-estar.

Nesses casos, práticas como o ioga e o pilates são os mais indicados por ajudarem a controlar o fluxo de pensamentos e respiração, permitindo focar no presente e diminuindo as chances de desenvolver ansiedade. As caminhadas também são muito benéficas nesse contexto, por aliviar a tensão de mente e corpo – também auxiliando na respiração. Vale mencionar que todas as atividades podem ser realizadas em casa ou em um espaço que considere relaxante e que proporcione conforto.

  1. Qualidade do sono 

Realizar atividade física diminui a insônia e ajuda a construir uma rotina mais equilibrada e eficiente, sendo muito benéfica para o pleno funcionamento corporal. Quando temos noites mal dormidas ou não descansamos o suficiente, o cérebro fica “cansado” e sofre com efeitos semelhantes ao abuso de álcool. Com isso, o dia pode ser integralmente comprometido, trazendo dificuldade de concentração, cansaço, dor nos olhos e cabeça, além do aumento do estresse e das chances de desenvolver bruxismo.

O bruxismo é caracterizado como o aumento da tensão entre os dentes e o ranger deles. Isso pode gerar o desgaste e impactar diretamente na alimentação, surgimento de dores e ocasionar na perda do dente. Pelo alto nível de estresse, também pode haver o surgimento da halitose – conhecida popularmente como mau hálito -, que traz desconforto e impacta diretamente na sua autoestima e confiança. Para contribuir com a manutenção da saúde, é importante conciliar práticas físicas, alimentação saudável e consultas regulares aos profissionais de saúde.

Nesse sentido, recorrer ao convênio odontológico ou médico pode ser uma estratégia interessante, possibilitando a identificação dos problemas e solucionando-os de forma adequada. Para ampliar a saúde e sentir os benefícios trazidos por esses hábitos, também é necessário seguir rotinas pré-estabelecidas, fixando horários para descanso e lazer, atividades gerais e a prática de exercícios – otimizando os resultados trazidos.

  1. Previne inflamações bucais 

Uma grande aliada das atividades e da regulação da saúde é a alimentação e, consequentemente, a saúde bucal. Ao iniciarmos as atividades é comum que haja a recomendação de uma alimentação mais saudável com intuito de trazer mais vitaminas e minerais para os órgãos. Com a ingestão desses nutrientes também é possível fazer com que a saúde bucal seja ampliada e se torne mais eficiente.

Isso ocorre, principalmente, porque há a diminuição no volume de açúcar e há a regulação das vitaminas e nutrientes, responsáveis por fortalecer a imunidade e as estruturas corporais, como é o caso do cálcio e da vitamina D. Contudo, como já mencionamos, além das atividades e alimentação é interessante ter o acompanhamento de nutricionistas, dentistas e até de educadores físicos, realizando um acompanhamento multidisciplinar para ampliar os resultados.

Para isso, ferramentas como o plano odontologico e médico podem ser eficientes, ao permitir uma comunicação mais clara entre a equipe e a regularidade de consultas. Apesar disso, o mais importante é identificar as práticas que mais lhe agradam e formas de incluí-las na rotina, dando início às atividades. 

  1. Previne doenças em todo o organismo

Quando realizamos atividades físicas é possível reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Dessa forma a incidência de doenças cardiovasculares é amenizada. Além disso, patologias como a osteoporose, diabetes, transtornos mentais e estresse podem ser controlados. Ao movimentar o corpo a circulação do sangue ocorre e regula os batimentos cardíacos, contribuindo com o fortalecimento dos músculos. 

Cabe ressaltar ainda que apesar do bem-estar (às vezes) melhorar nas primeiras semanas de prática, a obtenção dos benefícios não acontece instantaneamente. Por isso, é necessário constância, proporcionando (inclusive) uma maior longevidade. Ao colocar esses pontos em perspectiva, fica mais clara a importância de realizar exercícios físicos. Lembre-se que a atividade deve ser prazerosa. Por isso, procure a que mais se identifica, seja dança, corrida ou a própria musculação, e a que melhor se adequa a sua rotina!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Decreto que proíbe aulas na Bahia é prorrogado até 17 de dezembro

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Saúde bucal depois dos 40, 4 problemas que podem ocorrer, aprenda como tratá-los