em

Pronto-atendimento no Rio Vermelho atende mais de 360 profissionais do SUS com suspeita de Covid-19

Mais de 360 profissionais de saúde com suspeita de coronavírus (Covid-19) foram atendidos nos últimos dez dias no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizado no prédio da antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador. O centro é exclusivo para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde […]

(Foto: Divulgação/Sesab)

Mais de 360 profissionais de saúde com suspeita de coronavírus (Covid-19) foram atendidos nos últimos dez dias no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizado no prédio da antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador. O centro é exclusivo para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

O dia mais movimentado foi esta quinta-feira (18), com cerca de 60 pacientes atendidos. O ambulatório montado na unidade é uma extensão do Hospital Santa Clara e oferece dez leitos, sendo oito de observação e dois de estabilização, com respiradores. A unidade conta com 42 profissionais entre médicos, maqueiros, técnicos em enfermagem e psicólogos.

(Foto: Divulgação/Sesab)
(Foto: Divulgação/Sesab)

Para o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a estrutura é importante para se garantir a segurança de quem está no combate direto ao coronavírus. “Com isso, os profissionais da saúde não precisam disputar leitos ou atendimentos nas unidades que já estão recebendo uma demanda maior, por causa da pandemia. É também uma garantia de que eles poderão retornar ao trabalho o mais rápido possível, sem desfalcar as equipes e sem deixar a população sem atendimento”.

Portas abertas

Segundo o superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que administra a unidade, para serem atendidos, os profissionais da saúde não precisam passar pela regulação, pois é um ambulatório de portas abertas. “Se o profissional de saúde apresentar os sintomas da Covid-19, ele pode vir para cá, onde é feita a triagem. Será avaliada a gravidade do paciente, o teste será enviado para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e depois de três dias ele recebe o resultado”, ressalta o superintendente.

Rodrigues informa que, caso o quadro clínico do paciente venha a se agravar enquanto ele está sendo atendido e fazendo os exames, ele será transferido automaticamente para o Hospital Santa Clara, que é uma unidade de referência para pacientes com coronavírus.

Abuso contra idosos aumentou durante a pandemia (Foto: ANPR)

Mirian Goldenberg: “Lutar contra a velhofobia é lutar pela nossa própria velhice”

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia tem 2.345 casos registrados de Covid-19 nas últimas 24 horas