em

Profissões que trabalham com saúde pública: saiba qual é a ideal para você

Algumas áreas da saúde podem te atrair mais, por isso separamos as que estão em alta

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Para quem gosta muito de ajudar as pessoas, deixá-las bem e se interessa por Biologia, a área da saúde pode ser uma ótima escolha profissional. Encarar essas profissões pode ser um verdadeiro desafio, principalmente, em uma pandemia com sérias questões sanitárias.

Contudo, mesmo quem já decidiu escolher a saúde como setor profissional, ainda precisa definir em que área específica quer ingressar. Alguns podem preferir se tornar especialistas em algo, como os médicos gastroenterologistas, ou, quem sabe, optar pela Medicina Veterinária.

Sim, a Medicina Veterinária também é uma área da saúde. Afinal, cuidar dos bichinhos impacta diretamente na vida dos seres humanos, além de deixar os animais mais saudáveis.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Requisitos necessários para atuar na saúde

De maneira geral, alguns critérios são necessários em todas as áreas da Medicina, além da preocupação com o bem-estar do próximo. É preciso estar disposto a adaptar a vida, por conta dos plantões que pode enfrentar.

É preciso, também, ter disposição para, antes de tudo, estudar bastante. A Medicina exige bastante dos alunos durante a faculdade. Também é preciso saber se comunicar para entender os pacientes futuros e as situações que podem acontecer.

Conheça algumas áreas

Estando disposto a encarar todos os requisitos, é hora de definir qual a profissão que escolherá na área da saúde. Veja algumas das carreiras possíveis:

Enfermagem

Eles são, literalmente, a linha de frente da saúde. Os enfermeiros estão o tempo todo com os pacientes, antes até dos outros profissionais. Essa profissão coloca em prática o que é direcionado por um médico. Os remédios também são administrados pela enfermagem.

Para atuar na enfermagem, é preciso ter bastante paciência e zelo pelas pessoas. Isso porque você estará o tempo todo lidando com eles. A comunicação é fundamental para se sair bem.

Odontologia

A saúde bucal é muito importante até para prevenir outras doenças no corpo. Por isso, os dentistas têm papel fundamental na área da saúde. É possível se especializar em alguns tratamentos dentro dessa profissão.

Por exemplo, há dentistas que cuidam de implantes, estética, cirurgias, restaurações, etc. É preciso que o profissional estude com muito empenho para se tornar bem-sucedido.

Veterinária

Como dito anteriormente, a área veterinária também faz parte da saúde. Um bom profissional deve conseguir promover uma boa e saudável relação entre tutores e animais.

Dessa forma, você precisa ser apaixonado pelos bichinhos e estar disposto a encarar o desafio. Nessa área, você pode se especializar em cirurgias, acompanhamento e até na prevenção de doenças na saúde pública.

Farmácia

Essa área da saúde está em grande crescimento. Muitos profissionais estão se especializando em Farmácia devido ao grande mercado de atuação. Além de trabalhar nos balcões dos estabelecimentos farmacêuticos, esse profissional também pode atuar na produção de medicamentos.

Eles estão diretamente ligados à Biomedicina, outra área da saúde que busca criar formas de acabar com doenças. Com os medicamentos certos, as chances de combater enfermidades são maiores. Quem se interessa por Farmácia, precisa estar em constante atualização, assim como em todas os outros setores.

Nutrição

Outra área em bastante crescimento é a Nutrição. Cada vez mais, as pessoas se preocupam com o que comem e é nessa hora que procurar esse profissional faz a diferença. A reeducação alimentar pode ajudar a emagrecer, ganhar peso saudável ou ter uma alimentação melhor. Esse profissional é fundamental em hospitais, além de consultórios, para preparar dietas específicas aos pacientes, tudo de acordo com cada necessidade que eles apresentem. Você também pode atuar em escolas para preparar refeições saudáveis aos estudantes.

(Foto: Divulgação)

Lacen inicia testes moleculares para Covid-19 em Porto Seguro

(Imagem ilustrativa/Freepik)

3 ideias para reinventar sua central de atendimento em momentos de crise