em

Sesab retira Tabocas do Brejo Velho da lista de cidades com casos confirmados de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde negou o caso e a Sesab retirou a cidade da lista

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

Tabocas do Brejo Velho foi retirada da lista de cidades com casos positivos de Covid-19 que aguardam a validação do município, conforme o boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (22) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Na edição do boletim de ontem (21), Tabocas do Brejo Velho apareceu na lista de cidades com casos confirmados de Covid-19, aguardando a validação do município. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde negou o caso e a Sesab retirou a cidade da lista.

Segundo a Sesab, desde o dia 19 de maio de 2020, o boletim do Estado apresenta, na tabela de municípios, uma coluna constando o número de casos por município que está confirmado laboratorialmente e aguardando a validação dos municípios.

A Sesab ainda diz que se não houver a correção do caso dentro das 24 horas, será considerado como válido o número total de casos notificados e confirmados nos sistemas oficiais.

E ainda ressalta que o processo de atualização das informações nos municípios e Estado é dinâmico e complexo. Os dados informados diariamente estão sujeitos a alterações. Considerando a pluralidade de cada município no que diz respeito a porte populacional, infraestrutura e organização dos serviços de saúde, além de todos os desafios que a pandemia de Covid-19 impõe, é possível que haja mudanças no número de casos ou óbitos, em decorrência de inconsistências ou atrasos no repasse das informações ao Estado.

Os casos notificados entre o município e o Estado podem sofrer alterações. Isso acontece porque o município de notificação não é necessariamente o mesmo local de residência do caso ou óbito notificado. Assim, ao concluir o processo de investigação de cada notificação individualmente, cabe às Secretarias Municipais a atualização do Esus-Ve.

Destaca-se que é de responsabilidade dos municípios a correção das inconsistências verificadas, relativas aos seus municípios, nos boletins epidemiológicos, uma vez que a Vigilância Estadual utiliza os dados informados pelos próprios municípios (prefeituras e unidades de saúde) na base do e-SUS VE.

A Folha Geral entrou em contato com a Sesab, mas não obteve resposta.

Adamy Gianinni

Bacharel em Jornalismo 🎓❤️.
• Especialista em Gestão de Mídias Digitais
• Especialista em Liderança e Gestão Pública
• Cursando Sup. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
• Escritor iniciante e profissional de TI. O conhecimento é tudo! 🦉

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia tem 12.577 casos confirmados de Covid-19 e 399 óbitos

Garimpo ilegal na terra indígena Raposa Serra do Sol (Imagem: PF/Divulgação)

Dois mil garimpeiros buscam ouro em Raposa Serra do Sol