em

Esclarecimento sobre caso confirmado de Covid-19 em Tabocas do Brejo Velho

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia, divulgou um boletim informativo extra (confira no final desta matéria) na noite dessa quinta-feira (21) negando o caso confirmado de Covid-19 no Município que consta no boletim da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e noticiado pelo BATV da TV […]

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia, divulgou um boletim informativo extra (confira no final desta matéria) na noite dessa quinta-feira (21) negando o caso confirmado de Covid-19 no Município que consta no boletim da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e noticiado pelo BATV da TV Bahia.

Segundo o boletim, trata-se de uma pessoa que morou em Tabocas do Brejo Velho e atualmente reside em Luís Eduardo Magalhães. O boletim inda afirma que a TV Bahia propagou fake news e que o Município está tomando todas as providências para que a emissora faça uma retratação.

Tabocas do Brejo Velho está entre os piores municípios baianos, ainda sem casos confirmados de Covid-19 no índice de isolamento social segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgados na última quarta-feira (20) (confira aqui). Ou seja, a população e os comerciantes não estão seguindo as orientações de isolamento social.

A Folha Geral tem flagrado aglomerações em supermercados, verdureiros e durante cultos em Igrejas Evangélicas sendo que a maioria das pessoas estavam sem máscaras, descumprindo o decreto municipal. Seguindo as recomendações da Sesab, a Prefeitura Municipal já implantou barreiras sanitárias na entrada da cidade e restringiu o funcionamento de parte dos comércios, mas não tem fiscalizado o cumprimento do decreto e nem está sendo transparente com as informações sobre a Covid-19. O boletim diário é divulgado de forma interna, apenas para algumas pessoas específicas do WhatsApp o que dificulta o trabalho da imprensa e a conscientização dos moradores locais, além de evitar notícias falsas.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Tabocas do Brejo Velho-BA por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vem ao público informar que a notícia apresentada pela reportagem do BA TV no programa das 18h, onde afirma que nosso Município tem um caso POSITIVO “NÃO É VERDADEIRA”, sendo que o município de residência não foi atualizado no Sistema de Informação.

Informamos ainda que trata-se de uma pessoa que já morou no nosso município e atualmente reside em Luíz Eduardo Magalhães-BA e não esteve no nosso município nos últimos tempos.

Reitero ainda nosso compromisso com a verdade e manteremos nossa população sempre informada sobre o real cenário epidemiológico do município diante da Pandemia da COVID-19. Estamos tomando as devidas providências para que a empresa de televisão corrija o erro, cito também que entramos em contato com a Coordenação do Núcleo que confirma a nossa versão através de áudios já divulgados nas mídias locais.”

Benivalda de Jesus Sampaio Oliveira
Secretária Municipal de Saúde de Tabocas do Brejo Velho

Adamy Gianinni

Bacharel em Jornalismo 🎓❤️.
• Especialista em Gestão de Mídias Digitais
• Especialista em Liderança e Gestão Pública
• Cursando Sup. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
• Escritor iniciante e profissional de TI. O conhecimento é tudo! 🦉

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 11.941 casos confirmados de Covid-19 e 376 óbitos

(Foto: Max Haack)

Governo da Bahia suspende transporte intermunicipal de Tabocas do Brejo Velho e mais 16 cidades